Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patr?cia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Os/As alunos/as poder?o: compreender o princ?pio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numera??o decimal; desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico, a memoriza??o, a acuidade visual, os valores ?ticos (companheirismo e solidariedade), a rapidez de rea??o; explorar diferentes representa??es de um n?mero; identificar ao mesmo tempo diferentes escritas para centenas exatas at? 900 e resolver c?lculo mental.
? necess?rio que o/a aluno/a seja capaz de: reconhecer numerais de 1 a 900, bem como a quantidade que cada um representa; identificar dezenas e centenas exatas representando-as e conceituar unidade, dezena e centena.
Professor/a para esta aula ser? necess?rio que voc? conhe?a o material Montessoriano: Material Dourado, o mesmo foi idealizado pela educadora Maria Montessori, para ajudar crian?as com dificuldade na compreens?o do sistema decimal. Sugerimos que acesse o sitio http://www.youtube.com/watch?v=GMREERfBetw&NR=1, nele voc? ver? o que ? Material Dourado.
O Material Dourado ? composto de quatro pe?as, sendo que h? rela??o quantitativa entre as pe?as, ou seja, o cubinho vale uma unidade, a barra vale dez unidades, a placa vale 100 unidades e o cubo vale 1000 unidades, veja:
Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2f1.gif
Ap?s o conhecimento deste material voc? dever? providenci?-lo para que os/as alunos/as possam manipul?-lo. Caso a escola n?o possua o Material Dourado ou o tenha em quantidade insuficiente, os/as pr?prios/as alunos/as poder?o construir seu conjunto de pe?as em papel quadriculado colado em cartolina. A apresenta??o do cubo ? para que os/as alunos/as possam conhec?-los, pois n?o temos como objetivo, neste momento, trabalhar centenas, assim, apresentamos a seguir as pe?as que utilizaremos.
Fonte: http://fge.if.usp.br/~fhorita/numeros_arquivos/image011.gif
Aula 1: Uma aula de 60 minutos
Ap?s providenciar o material sugerimos que permita ao/? aluno/a que brinque livremente com as pe?as, sem regras a fim de conhec?-las. Como o Material Dourado ? constru?do de maneira a representar um sistema de agrupamento, ?s vezes os/as alunos/as descobrem sozinhos/as rela??es entre as pe?as. Por exemplo, podemos encontrar alunos/as que concluem:- Ah! A barra ? formada por 10 cubinhos! A placa ? formada por 10 barras! Veja, o cubo ? formado por 10 placas.
Aula 2: Uma aula de 60 minutos
Na segunda aula distribua os/as alunos em equipes de no m?ximo 5 (cinco) participantes em cada uma delas e explore o Material Dourado com o intuito de que ele/as identifiquem as rela??es num?ricas entre as pe?as, para isto:
Cubinho= 1 unidade
Juntando 10 cubinhos, podemos troc?-los por uma barrinha:
Assim, uma barra ? formada por 10 cubinhos.
Uma barra ? formada por 10 unidades.
Uma barra representa uma dezena.
Em uma tabela podemos escrever:
DEZENAS | UNIDADES |
1 |
Converse com os/as alunos/as sobre o significado das unidades e dezenas.
Em seguida apresente as placas:
Assim, uma placa ? formada por 10 barras.
Uma placa ? formada por 100 unidades.
Uma placa representa uma centena.
Em uma tabela podemos escrever:
CENTENAS | DEZENAS | UNIDADES |
1 |
Converse com o s/as alunos/as sobre o significado das unidades, dezenas e centenas.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/__hnmYk70EdM/SikwAOH5FZI/AAAAAAAAAA0/zWgJCHH2yLU/s320/mat+dourado+2.gif
Ap?s a explora??o desta atividade ? poss?vel que os/as alunos/as descubram a rela??o quantitativa entre as pe?as. Aproveite esta oportunidade e elabore um texto coletivo com as caracter?sticas do Material Dourado.
Aula 3: Uma (1) aula de 60 minutos
Para a terceira aula, com o objetivo de que os/as alunos/as identifiquem unidades e dezenas e suas representa??es, bem como relacionar cada grupo de pe?as ao seu valor num?rico atrav?s do Material Dourado, pe?a os/as alunos/as que formem n?meros com barras e cubinhos.
Re?na os/as alunos/as em grupos, entregue a cada grupo uma caixa de Material Dourado e pe?a que mostrem, conforme for apresentando (cart?es ou ditando n?meros), as pe?as correspondentes a ele, utilizando a menor quantidade delas. Por exemplo: voc? dita o n?mero 30, eles/as dever?o apresentar tr?s barras:
Voc? dita vinte e cinco e eles/as dever?o apresentar duas barras e cinco cubinhos.
Professor/a voc? poder? variar esta atividade apresentando as pe?as e os/as alunos/as dever?o escrever a quantidade correspondente. Para isto voc? dever? providenciar l?pis, borracha e papel.
Sugerimos que voc? fa?a junto com seus/suas alunos/as um relat?rio sobre as atividades realizadas. Escreva as descobertas feitas sobre o Material Dourado, quantas s?o as pe?as que o comp?em e seu respectivo valor, sugerimos, ainda que pe?a que ilustrem a atividade. Se voc? preferir poder? fazer o relat?rio, ao apresent?-lo ? turma, fa?a a leitura comentada sobre o mesmo, inclua os/as alunos/as na leitura do texto (cada um/a l? um par?grafo, ou frase). Se optar por fazer o relat?rio, solicite que os/as alunos/as fa?am sua ilustra??o.
Elabore atividades baseando-se das atividades pr?ticas que foram realizadas, por exemplo:
1) Observe e complete as tabelas e as adi??es a seguir:
a) D U
1 3
Uma dezena e 3 unidades ou 10 unidades mais 3 unida des = 10 + 3 = 13 (treze)
b) D U
2 5
Duas dezenas e 5 unidades ou 20 unidades mais 5 un idades = 20 + 5 = 25 (vinte e cinc o)
2) Nicole representou o numeral 40 ou quatro dezenas de diferentes maneiras, veja:
Quatro barras |
4 grupos de 10 |
10 + 10 + 10 + 10 |
4 dezenas = 40 unidades |
Quarenta |
Vamos fazer!
1) Fa?a como Nicole e complete cada quadro:
a)
Cinco barras |
5 grupos de ____ |
_____________________ |
5 dezenas = _____ unidades |
______________________ |
b)
Seis barras |
____________________ |
____________________ |
____________________ |
____________________ |
c)
Sete barras |
____________________ |
____________________ |
____________________ |
Setenta |
3) Observe as quantidades representadas com o Material Dourado. Escreva com algarismos e com palavras os numerais que representam estas quantidades:
Aula 4: Uma aula de 60 minutos
Na quarta aula, com o objetivo de que os/as alunos/as compreendam as caracter?sticas do sistema decimal demonstre aos/?s mesmos/as como se faz: agrupamentos de 10 em 10, reagrupamentos e trocas. Estimule o c?lculo mental, forme n?meros com barras e cubinhos, re?na os/as alunos/as em grupos. Entregue a cada grupo uma caixa de Material Dourado e dois dados. Cada aluno/a, na sua vez de jogar, lan?a os dados e retira para si a quantidade de cubinhos correspondentes ao n?mero que sair nos dados.
Importante: a quantidade que sair nos dados dar? direito a retirar apenas cubinhos. Toda vez que o/a aluno/a juntar 10 cubinhos, ele/a dever? trocar os 10 cubinhos por uma barra. A? ele/a tem direito de jogar novamente (o fato de jogar novamente aumenta a aten??o do/a aluno/a no jogo). Da mesma forma, quando tiver 10 barrinhas, poder? trocar as 10 barrinhas por uma placa e ent?o jogar nova mente. O jogo termina, por exemplo, quando algum/a aluno/a conseguir formar duas ou mais placas, de acordo com os objetivos delineados por voc?.
Professor/a, ao terminar o jogo voc? poder? questionar: Quem ganhou o jogo? Por qu?? Se houver d?vidas voc? poder? propor que fa?am as destrocas. As atividades em grupo possibilitam exercitar a solidariedade, o companheirismo e a ?tica, valores que s?o fundamentais para a forma??o do ser humano, portanto observe as atitudes de seus/as alunos/as e oriente-os/as quando necess?rio.
O objetivo do jogo das trocas ? a compreens?o dos agrupamentos de dez em dez (dez unidades formam uma dezena, dez dezenas formam uma centena, etc.), caracter?sticas do sistema decimal. Esta atividade contribui par a a compreens?o dos agrupamentos na base 10.
Professor/a antes de realizar o jogo de trocas, c aso tenha acesso ? Laborat?rio de Inform?tica, acompanhe seus/suas alunos/as at? este local e apresente a eles/a s o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=4awYq3Maa7U . Nele voc?s ter?o oportunidade de ver uma aula pr?tica de uma turma de 2? ano, o titulo da atividade ?: Material Dourado & dados - " NUNCA 1O ".
As diversas atividades apresentadas poder?o ser trabalhadas em diferentes momentos, n?o h? necessidade de trabalhar obedecendo a uma sequ?ncia de dias.
Ao elaborar as atividades certifique se os/as alunos/as identificam os diferentes valores de cada pe?a do Material Dourado, se necess?rio retome com aqueles/as que ainda n?o conseguem identificar, nomear e estabelecer rela??es de quantidade entre as pe?as possibilitando a compreens?o do jogo a ser realizado.
Elabore quest?es referentes aos conte?dos pensados, aqui vale sua criatividade, crie a partir do que j? foi trabalhado. Uma das vantagens do uso do Material Dourado ? permitir a representa??o concreta, manipul?vel, de quantidades. Isso ? garantido pelo material, ou seja, o/a aluno/a poder? contar, uma a uma, as unidades de um conjunto de pe?as.
Professor/a ? poss?vel variar os exerc?cios que visam ? representa??o de n?meros, solicite aos/?s alunos/as que representem o n?mero de alunos/as da turma, o dia do m?s, a pr?pria idade, o n?mero preferido, a soma da idade de todos/as alunos/as da sala. Poder? tamb?m solicitar que representem, por exemplo, a quantidade cento e dezesseis com o maior n?mero de pe?as poss?vel (116 cubinhos), ou usando apenas barras na maior quantidade poss?vel e cubinhos (11 barras e 6 cubinhos), ou ainda com o menor n?mero de pe?as poss?vel (1 placa, 1 barra e 6 cubinhos).
Sugest?o de registros em cadernos
Ap?s a realiza??o das atividades, sugerimos registr?-la no caderno de Matem?tica. Recomendamos que se escreva: o nome do jogo, objetivo/s, nomes dos elementos da equipe. Em seguida elabore exerc?cios na lousa para que todos/as alunos/as fa?am, independente da equipe da qual fazia parte. Registre tamb?m os nomes dos componentes do grupo, e a opini?o de cada participante sobre a atividade.
Solicite que os diferentes grupos exponham os sentimentos deles ao encerrar cada atividade realizada. Solicite ainda que justifiquem suas respostas. Esta avalia??o poder? ser obtida tamb?m por escrito, ao final dos exerc?cios que voc? planejou em cada uma das etapas desenvolvidas. Avalie tamb?m o desenvolvimento dos/as alunos/as: dificuldades e facilidades demonstradas durante todo o processo. Desafie os/as alunos/as, fa?a questionamentos sobre como resolveram as quest?es apresentadas.