Portal do Professor

Início do Conteúdo

A GALINHA PINTADINHA

Autor e Co-autor(es)

SEBASTIANA RIBEIRO imagem do usuário

DOURADOS - MS EM PROFª ANTONIA CANDIDA DE MELO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar fonemas e grafemas, de sons e palavras, por meio da música; perceber que a letra da música nos dá oportunidade de discutirmos temas como solidariedade quando alguém adoece; e destacar as profissões apresentadas no vídeo e sua relação com a saúde.

É possível trabalhar as profissões (conteúdo de Geografia e História), Saúde e Qualidade de vida (conteúdo de Ciências), Música (Artes) e ainda reescrita para e assimilação de novas palavras e sua grafia (Língua Portuguesa).

Duração das atividades

3 a 4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Perguntar aos alunos se já conhecem o vídeo A Galinha pintadinha, para que a partir deste, seja questionado se sabem a letra da música do vídeo, se perceberam que há falta de solidariedade de um personagem em relação ao outro. e para os alunos que não conhecem vão perceber por meio destes questionamentos o conteúdo do vídeo. 

Estratégias e recursos da aula

Acesso ao vídeo A galinha pintadinha

O vídeo da Galinha pintadinha será exibido, em sala de aula com kit projeção e vídeo no pen drive, quantas vezes forem necessárias para que as crianças memorizem seu conteúdo, ou seja, a trama inserida na música. Tem-se aqui um conteúdo conceitual e atitudinal uma vez que as crianças criam seu próprio conceito acerca da trama da música e percebem qual a atitude correta a ser tomada diante de determinada situação. Depois fazem a reescrita da letra da música. Os conteúdos aqui trabalhados são classificados também como procedimentais considerando que a partir da reescrita os alunos não só estarão fazendo a aquisição do processo da escrita como também praticando a grafia correta das palavras.
A reescrita pode ser feita com a professora como escriba dos alunos que ‘ensinam’ a professora como se escreve as palavras que compõem a letra, ou seja, que letras usamos para escrever determinada palavra.

Recursos Complementares

Os recursos tecnológicos  a serem utilizados são vídeo infantil do You tube (exibição do vídeo A galinha pintadinha); kit projeção: notbook ou netbook e datashow; e pen drive com a mídia já salva nele.

A Bibliografia utilizada, além do livro didático e folders é o vídeo 'A galinha pintadinha' retirado do site www.youtube.com

Avaliação

Durante o desenvolvimento do projeto, momento em que também será realizada a avaliação deve-se observar se os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais festão sendo percebidos e assimilados pelas crianças.