Portal do Professor

Início do Conteúdo

LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS

Autor e Co-autor(es)

Fernanda Maur?cio Sim?es imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

T?nia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

?         Compreendam as fun??es sociais do texto informativo.

?         Construam estrat?gias de leitura e compreens?o de textos.

Duração das atividades

2 ou 3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • ? necess?rio que o aluno reconhe?a a dire??o utilizada na escrita (da esquerda para direita e de cima para baixo).

Estratégias e recursos da aula

Diferentemente do texto liter?rio, que tem como principal fun??o a frui??o e o prazer, os textos informativos s?o lidos quando desejamos buscar alguma informa??o. As atividades a seguir objetivam possibilitar aos alunos compreenderem as fun??es dos textos informativos, bem como aprenderem a ler esse texto.

            Ressaltamos que as atividades sugeridas podem ser realizadas com qualquer texto informativo que voc? deseje trabalhar com as crian?as. Enfocaremos aqui textos relacionados ao tema: ?Animais?.

Atividade 1:

Nossa proposta ? que voc? desenvolva essas atividades focalizando os animais sugeridos pelas crian?as. Re?na com seus alunos e lhes pergunte quais animais gostariam de conhecer melhor. Pe?a que elejam tr?s animais e listem no quadro as informa??es que as crian?as desejam saber sobre eles. Explique que na pr?xima aula, voc? trar? alguns textos informativos sobre a vida desses animais.

            Trazemos aqui textos sobre alguns animais que tamb?m poder?o ser utilizados nesse trabalho.

  • Distribua para as crian?as uma folha com os dois textos informativos abaixo.
  • Leia para os alunos as informa??es sobre cada animal, pe?a para que o identifiquem e justifiquem com informa??es do texto a resposta dada. Proponha, ent?o, que criem um t?tulo para cada texto.
  • Converse tamb?m com os alunos sobre a fun??o dos textos informativos. Voc? pode iniciar a discuss?o perguntando: ?Para que serviu esse texto que acabamos de ler??. ?N?s aprendemos algo com ele??

            TEXTO 1:

(T?tulo) _______________________________

Considerado o rei dos animais, pesa de 150 a 200 kg. ? facilmente reconhecido pela juba que come?a a crescer aos dois anos. O macho protege seu territ?rio enquanto a f?mea se desdobra para cuidar de seus filhotes e ca?ar. Alimenta-se de zebras, veados, girafas e cervos. Seu rugido pode ser ouvido num raio de 8 a 9 km de dist?ncia e ? considerado o mais pavoroso e grandioso som dos animais. Pode medir cerca de 1,90m.

Texto adaptado: http://www.brasilescola.com/animais/leao.htm

 
(T?tulo) _____________________________________

Pesa por volta de 500 Kg e pode alcan?ar 5,3 metros de altura. Apesar do seu longo pesco?o, possui o mesmo n?mero de v?rtebras que o camundongo ou o homem. ? assim t?o alta por causa do alongamento de cada um dos ossos do pesco?o e das pernas. Essa grande altura permite-lhe alimentar-se das folhas mais altas das ?rvores, especialmente da ac?cia. O animal pode tamb?m vigiar com facilidade os arredores, o que ? uma vantagem para prevenir-se contra os perigos. H?, por?m, algumas desvantagens de ser alta demais. Para beber, a girafa deve abrir bastante as pernas e penosamente abaixar o pesco?o de forma que sua boca possa alcan?ar a ?gua. Essa ? uma posi??o inc?moda que deixa a girafa indefesa contra o le?o. Para se protegerem, enquanto algumas bebem ?gua, as outras ficam de guarda.

Texto adaptado: http://www.saudeanimal.com.br/girafa.htm

Atividade 2:

Depois de conversar sobre o texto com os alunos, pergunte que informa??es novas aprenderam sobre o le?o e a girafa. Se as crian?as j? tiverem se apropriado da base alfab?tica do sistema de escrita, pe?a, ent?o, que grifem no texto a informa??o que consideram mais importante sobre cada animal.

Se os alunos ainda estiverem vivenciando o processo de apropria??o do sistema de escrita ? poss?vel fazer a atividade de forma coletiva. Pe?a ? turma que eleja uma informa??o importante de cada texto e d? dicas pa ra que as localize.

Atividade 3:

Propomos que voc? leia novamente os textos anteriores com a turma e pe?a para que enumerem, oralmente, as informa??es que trazem. Ap?s a discuss?o, as crian?as dever?o localizar as informa??es do texto para preencher o quadro abaixo:

ANIMAL

PESO

ALTURA

ALIMENTA??O

LE?O

GIRAFA

Como nessa atividade os alunos precisar?o localizar informa??es num?ricas para preencher o quadro, ? importante que eles entendam o significado de cada uma.  Para isso, sugerimos que algumas interven??es sejam feitas. Discuta com os alunos o que ? poss?vel medir com o metro e com o quilograma. Voc? tamb?m poder? usar uma balan?a e uma fita m?trica e pedir ?s crian?as que comparem seu peso e sua altura com a dos animais. Outra possibilidade ? pedir para que pensem em coisas que devem aproximar-se da medida e da altura da girafa e do le?o.

Obs: Se as crian?as ainda n?o dominarem a base alfab?tica, sugerimos que a atividade seja feita de forma coletiva.

Atividade 4:

Nas atividades anteriores, os alunos tiveram um primeiro contato com o texto. Nesse momento, propomos que construam estrat?gias para lerem o texto se detendo ao seu significado. As lacunas no interior do texto s? poder?o ser preenchidas se as crian?as estiverem compreendendo o que leem. Com essa atividade, os alunos estar?o construindo uma habilidade que n?s, leitores adultos, realizamos automaticamente: previs?o do conte?do do texto, tendo como base as informa??es j? lidas.

Dessa forma, o objetivo principal n?o ? trabalhar a grafia correta das palavras (o que n?o impede que esse aspecto seja tamb?m enfocado). Al?m disso, as palavras sugeridas pelas crian?as n?o precisam ser id?nticas ?s do texto original, desde que fa?am sentido no texto.

Le?o

Considerado o rei dos _____________, pesa de 150 a 200 kg. ? facilmente reconhecido pela ___________ que come?a a crescer aos dois anos. O macho protege seu territ?rio enquanto a ______________ se desdobra para cuidar de seus ____________ e ca?ar. Alimenta-se de zebras, veados, girafas e cervos. Seu ______________ pode ser ouvido num raio de 8 a 9 km de dist?ncia e ? considerado o mais pavoroso e grandioso som dos animais. Pode ____________ cerca de 1,90m.

Texto adaptado: http://www.brasilescola.com/animais/leao.htm

Girafa:

Pesa por volta de 500 Kg e pode alcan?ar 5,3 metros de ____________. Apesar do seu longo _________________, possui o mesmo n?mero de v?rtebras que o camundongo ou o homem. ? assim t?o _____________ por causa do alongamento de cada um dos ossos do pesco?o e das pernas. Essa grande altura permite-lhe alimentar-se das folhas mais altas das ______________, especialmente da ac?cia. O animal pode tamb?m vigiar com facilidade os arredores, o que ? uma vantagem para prevenir-se contra os perigos. H?,  por?m, algumas _______________________ de ser alta demais. Para beber, a girafa deve abrir bastante as pernas e penosamente ______________ o pesco?o de forma que sua boca possa alcan?ar a _______________. Essa ? uma posi??o inc?moda que deixa a girafa ______________ contra o le?o. Para se protegerem, enquanto algumas bebem ?gua, as outras ficam de guarda.

Texto adaptado: http://www.saudeanimal.com.br/girafa.htm

Obs: Se for a primeira vez que os alunos estiverem fazendo esse tipo de atividade, sugerimos que seja realizada de forma coletiva. Dessa forma, voc? poder? refletir com eles o porqu? de preencher com um termo e n?o com outro a lacuna, tendo em vista a constru??o de um texto com sentido.

Atividade 5:

            Como sabemos, lemos um texto informativo com o objetivo de buscar respostas para algumas perguntas. T?o importante quanto saber localizar a resposta de uma pergunta ? aprender a elaborar quest?es sobre algum assunto.

Proponha aos alunos o desafio de elaborarem perguntas sobre cada texto trabalhado. Voc? pode combinar com a professora da outra turma que os textos com as perguntas feitas pelas crian?as ser?o enviados para os alunos da turma responderem as quest?es.

Se for a primeira vez que os alunos estiverem elaborando perguntas sobre um texto, sugerimos que a atividade seja feita de forma coletiva. Dessa forma, voc? poder? discutir com a turma sobre as diversas sugest?es de perguntas e a reda??o adequada de cada uma.

Se a turma j? tiver certa autonomia para leitura e compreens?o de textos, sugerimos que cada aluno corrija a quest?o respondida pelo aluno da outra turma e depois as respostas sejam discutidas coletivamente. Outra possibilidade ? fazer a corre??o coletiva de algumas quest?es.

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos dever?o ter compreendido quais s?o as fun??es de um texto informativo e ter avan?ado no processo de constru??o de habilidades que lhes auxiliem a ler e a compreender esses textos.