Rita de C?ssia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
? Quantificar, classificar, seriar;
? Reaproveitar materiais recicl?veis;
? Desenvolver habilidades de racioc?nio l?gico-matem?tico;
? Compreender e cumprir regras;
? Fazer representa??es num?ricas;
? Ampliar o conhecimento sobre a leitura e a escrita.
Colecionar tampinhas com a turma.
Aula destinada ? crian?as de 5 anos. Na educa??o infantil, o jogo ? uma importante estrat?gia para se trabalhar uma s?rie de quest?es: constru??o de no??es de regras, racioc?nio l?gico matem?tico, autonomia, respeito ao outro, diferencia??o eu outro, contagem, representa??o num?rica, etc. Nesse sentido, a aula aqui proposta visa contribuir para o pleno desenvolvimento da crian?a contemplando todos esses aspectos.
Primeiro Momento:
O/a professor/a prop?e ao grupo que fa?am cole??o de tampinhas em sala de aula. Para instigar as crian?as o professor pode levar diferentes tampinhas coloridas e explorar com a turma as cores e tamanhos. Sendo a cole??o iniciada diariamente o/a professor/a coloca-se como um mediador e vai incentivando as crian?as a observarem o espa?o da escola, juntando tampinhas na hora do lanche ou no p?tio e ainda trazendo de casa. A cole??o vai ficando cada vez maior (podem utilizar tampinhas de refrigerante, ?gua, suco, de metal e de pl?stico).
Segundo Momento:
Depois que a turma j? tiver uma quantidade boa de tampinhas, o/a professor/a reserva uma aula s? para que as crian?as observem, organizem e classifiquem as tampinhas. ? importante fazer questionamentos ?s crian?as para que elas pensem sobre a atividade. Por exemplo: como podemos organizar essas tampinhas? De que forma podemos separ?-las? O que podemos fazer com elas? Quantas tampinhas t?m aqui? Qual a cor que temos em maior quantidade? Todos esses e outros questionamentos que aparecerem podem ir compondo o debate. Com certeza as crian?as utilizar?o recursos matem?ticos que surpreender? o/a professor/a. Recursos matem?ticos que ser?o contemplados: classifica??o, seria??o, conserva??o, estimativa, contagem recitativa. Ao fim da organiza??o do material o/a professor/a combina com as crian?as que far?o um jogo.
Terceiro Momento:
O/a professor/a confecciona com anteced?ncia um jogo GUERRA para as crian?as conhecerem e jogarem.
Regras do Jogo: duas crian?as por vez combinam quem iniciar? o jogo, os dois jogadores se posicionam cada um em uma ponta da corda (corda ? a fileira de tampinhas). O pe?o (rolha) fica ao centro na tampinha de cor diferente. Decide-se quem vai come?ar o jogo utilizando alguma estrat?gia democr?tica ? ?mam?e mandou? ?une duni t??, etc. o primeiro jogador joga o dado, verifica a quantidade que saiu e leva o pe?o em dire??o ao seu lado da corda. Passa ent?o a vez para o outro jogador que joga o dado, verifica a quantidade e leva o marcador (pe?o) a partir da casa em que estava na ?ltima jogada para o seu lado da corda. Ganha o jogo quem chegar ao final da sua corda com a quantidade exata de pontos tirados. O jogo ? constru?do com os seguintes materiais: papel?o, tampinhas de garrafas (pet, ?gua, refrigerante), tinta para pintar os papel?es, cola quente, canetinhas.
Depois que as crian?as conhecerem o jogo com certeza ir?o querer ter um para si.
Quarto Momento:
A partir do jogo que o/a professor levou, pode-se fazer com a turma o levantamento do material que v?o precisar para construir os demais jogos. ? uma boa oportunidade para se trabalhar a escrita. Em forma de lista as crian?as relacionam os materiais que v?o precisar por meio do desenho e escrita.Quinto Momento:Se o professor/a quiser facilitar o seu trabalho pode enviar uma tarefa de casa solicitando que a crian?a leve para a escola um kit contendo: um peda?o de papel?o (25 cm de largura X 50 cm de comprimento) 13 tampinhas de garrafas de refrigerantes ? seis de uma cor, seis de outra cor e uma de outra cor diferente (pode-se pedir apenas as tampinhas que faltarem pois ser?o utilizadas as tampinhas da cole??o da turma), uma rolha e um dado.
Sexto Momento:Ao chegar o material o/a professor d? o papel?o para as crian?as pintarem com tinta guache branca. Deixar secar de um dia p ara o outro; posteriormente, se quiser, o professor pode encapar a parte de baixo do papel?o fazendo um acabamento com pl?stico; A colagem das tampinhas ? feita pelo professor com cola quente (seis de uma mesma cor de um lado, uma de cor diferente no meio, seis de outra cor do outro lado), sem a presen?a das crian?as;
S?timo Momento:Quando a base do jogo estiver pronta ? hora de trabalhar a escrita do nome do jogo. O professor d? a base do jogo, j? com as tampinhas coladas para a crian?a escrever o nome do jogo (Guerra) e depois fazer um desenho de sua prefer?ncia. Essa escrita deve ser dirigida pelo professor coletivamente.
Oitavo Momento:
Est? pronto o jogo, agora ? s? deixar a garotada se divertir. As regras do jogo devem ser coladas na parte de baixo do jogo para que as crian?as consultem sempre que preciso ao levarem o jogo para casa.
Linguagens trabalhadas com a confec??o do jogo Guerra:
Linguagem oral: processo decis?rio de constru??o do jogo ? quest?es instigantes: Gostaram de jogar esse jogo? Vamos construir para nossa sala? Voc?s topam? Voc?s trar?o os materiais?
Linguagem escrita: escrita dos nomes dos materiais que v?o utilizar para fazer o jogo, escrita do nome do jogo, dentre outras possibilidades que podem surgir durante o processo.
Linguagem pl?stica: pintura do papel?o, desenho na base (papel?o j? pintado) do jogo ? pode ser com canetinha, cola colorida, giz de cera, etc.
Linguagem matem?tica: contagem das quantidades que sa?ram no dado no momento da jogada, caminho percorrido pelo pe?o, racioc?nio l?gico-matem?tico, constru??o e respeito a regras.
Outros aspectos trabalhados: reciclagem de materiais (tampinhas e papel?o).
Tampinhas de diferentes frascos, canetinha, tinta, rolha, papel?o, dados.
O professor deve observar o envolvimento das crian?as antes, durante e depois do trabalho desenvolvido. Os conceitos matem?ticos foram alcan?ados? As crian?as compreendem, aceitam e respeitam as regras do jogo? Com rela??o ? escrita da lista de materiais, j? utilizam letras para escrever e diferenciam escrita de desenho? Na escrita dirigida conseguem compreender a orienta??o do/a professor/a?