Portal do Professor

Início do Conteúdo

Expressões numéricas envolvendo adição, subtração e multiplicação nas séries iniciais

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar uma expressão numérica como uma sequência de operações indicadas com números naturais.
  • Calcular o valor de uma expressão, efetuando as operações existentes na expressão de modo correto (obedecendo certa ordem).

Duração das atividades

3 horas/aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno domine as operações fundamentais, caso existam alunos com dificuldades, as mesmas deverão ser trabalhadas pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

Em aulas anteriores que abordaram expressões numéricas, foram desenvolvidas atividades que apresentavam expressões com adição e subtração.
Esta aula tem como objetivo trabalhar expressões numéricas que envolvam a adição, a subtração e a multiplicação.
A atividade proposta pode ser adaptada para explorar expressões numéricas com as operações adição, subtração e divisão.


1ª etapa - Laboratório de Matemática ou sala de aula.

Material utilizado nesta aula:


*  Massinha de modelar colorida.


Faça a massinha com farinha de trigo. Veja as receitas nos endereços abaixo:

http://amigasarteiras.multiply.com/journal/item/3/Receita_caseira_de_massinha_para_modelar

http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/0af1975a05143e463d846497f394b8b9.pdf

http://tiamilenaoliveira.blogspot.com/2009/07/receitas-de-massinha-de-modelar.html

Proponha aos /as alunos/as fazer a massinha que será utilizada na aula de Matemática. Durante este trabalho poderá ser explorado os assuntos de medidas e texto instrucional.

Decida com a turma se o trabalho será desenvolvido em duplas ou em grupo.

Massinha feita, o professor/a apresenta a situação problema envolvendo operações de adição e multiplicação que deverá estar registrada em uma folha sulfite junto com os passos para resolvê-la.

Explique aos/as alunos/as que cada dupla ou grupo deverá usar a massinha para representar a situações problema e resolvê-la seguindo as instruções contidas na folha e suas orientações.

Durante o trabalho, o/a professor/a deverá explorar as situações problema para que os/as alunos/as compreendam e desenvolvam as atividades propostas para atingir o objetivo inicial - trabalhar expressões numéricas que envolvam a adição, a subtração e a multiplicação.

1ª situação

Juliana tem 5 barras de chocolate e ganhou de sua avó 3 pacotes com 4 barras em cada pacote. Quantas barras de chocolate ela tem ao todo?

• Demonstre com a massinha de modelar os acontecimentos da situação problema e tente encontrar quantas barras de chocolate Juliana tem ao todo.       undefined


• Registre, através de desenho, o que o/a grupo/dupla fez para chegar a um resultado.

• Usando uma expressão numérica, represente a solução da situação problema.

                                 _______   +   ____  x  _____ = ______
                                  Possuía         Ganhou

Observando a expressão acima e a representação com a massinha de modelar, complete as frases usando as palavras dentro dos parênteses:

1 . Para descobrir o t otal de barras de chocolate, temos que efetuar primeiro a multiplicação para calcular quantas barras de chocolate Juliana____________ (possuía/ganhou)

2. Em seguida efetuamos a ___________________ (adição/multiplicação) para encontrar o total de barras de chocolate.

Vamos ajudar Juliana a descobrir quantas barras de chocolate ela tem ao todo, resolvendo a expressão.

                                           5 + 3 x 4 =

(O/a professor/a deverá orientar, passo a passo, os/as alunos/a para que eles possam se apropriar da maneira de se resolver uma expressão numérica.)

Agora, apresente uma situação problema envolvendo operações de subtração e multiplicação que deverá ser explorada seguindo os passos e orientações contidas na 1ª situação.

 2ª situação

Vamos resolver outra expressão?

Marília estava na sorveteria ajudando sua tia e contou 18 sorvetes no freezer. Chegaram 2 crianças e cada uma comprou 3 sorvetes. Quantos sorvetes restaram no freezer?

• Demonstre com a massinha de modelar os acontecimentos da situação problema e tente encontrar quantos sorvetes restaram no freezer.

• Registre, através de desenho, o que o/a grupo/dupla fez para chegar a um resultado.

undefined


• Usando uma expressão numérica, represente a solução da situação problema.

                        _______         -             ____   x   _____ = ________
                Sorvetes do freezer             Sorvetes vendidos

Observando a expressão acima e a representação com a massinha de modelar, complete as frases usando as palavras dentro dos parênteses:

1. Para descobrir quantos sorvetes restaram no freezer, temos que efetuar primeiro a multiplicação para calcular quantos sorvetes foram __________________ (possuía / vendidos).                        

2. Em seguida efetuamos a ___________________  (subtração / multiplicação) para encontrar o que restou do sorvete.

Vamos ajudar Marília resolver a expressão?

                                         18 - 3 x 4 =

(O/a professor/a deverá orientar, passo a passo, os/as alunos/a para que eles possam se apropriar da maneira de se resolver uma expressão numérica.)

2ª etapa - Laboratório de Matemática ou sala de aula.

Proponha outras situa ções para que os/as alunos/as resolvam expressões numéricas que aparecem multiplicação, adição e subtração e divisão, adição e subtração.

Recursos Complementares

Proponha um jogo para sua turma.
Sugestão
Jogo: Autódromo

Fonte:
http://www.historiadigital.org/2009/07/jogos-operatorios-de-celso-antunes-para.html

Avaliação

A avaliação será paralela ao desenvolvimento da aula, no debate das situações problema criadas e trabalhadas durante a aula.
Proponha um jogo para sua turma (Sugestão: Jogo Autódromo).