Portal do Professor

Início do Conteúdo

A m?sica e a Matem?tica

Raquel Fernandes Gon?alves Machado

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberl?ndia

Edilamar Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Ma?sa Gon?alves da Silva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

imagem do usuário

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Matem?tica Introdu??o ? estat?stica
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Matem?tica Medidas
Ensino Fundamental Final Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica Opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica Sistema de numera??o decimal
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Criar letras de m?sicas utilizando os conhecimentos matem?ticos.

- Analisar e discutir os diversos temas propostos nas m?sicas.

- Ampliar as experi?ncias no campo do ritmo, audi??o e express?o corporal.

- Ampliar a aten??o, o gosto e a sensibilidade em rela??o a m?sica.

- Criar um espa?o informal que propicie o enriquecimento dos conte?dos matem?ticos. 

Duração das atividades

Depender? do cronograma estabelecido pelo/a professor/a.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a aplica??o da atividade o professor poder? verificar os conhecimentos matem?ticos a serem utilizados pelos alunos ao comporemas m?sicas. Este trabalho ter? de ser feito com cada gupo, pois podem estar trabalhando assuntos diferentes.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta tem como objetivo mostrar a Matem?tica sob outro ?ngulo. Propondo aos/as alunos/as comporem e apresentarem m?sicas contendo conte?dos matem?ticos.

Que tal unirmos a ?alegria?, com aprendizagem l?dica e de forma significativa?

                                    Isto ? poss?vel!


Para iniciar esta aula, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica para escutar uma m?sica onde a letra fala de assuntos trabalhados nas aulas de Matem?tica.

M?sica: Matem?tica

Banda: D'Corpo Inteiro

Endere?o:

http://www.youtube.com/watch?v=Bo29Ocngm5A&NR=1


Para instigar os alunos a compor m?sicas, proponha um Festival de M?sicas com letras originais como tema os assuntos estudados nas aulas de Matem?tica.

Monte um cronograma do evento contendo  os itens:

  1. tempo para cmposi??o das m?sicas;
  2. apresenta??o das letras ao professor para corre??o relacionados aos conte?dos de Matem?tica abordados nas mesmas (se houver necessidade);
  3. tempo para ensaios;
  4. apresenta??o, avalia??o e escolha da melhor m?sica de cada turma;
  5. apresenta??o e escolha (por avalia??o pontual) da melhor m?sica da Escola no Festival de M?sicas.

Os/as alunos/as, seguindo o cronograma, dever?o inicialmente:

  •  optar por um trabalho em grupo ou uma apresenta??o individual;
  • escolher uma m?sica para servir de melodia para a letra composta pelo grupo de alunos e/ou aluno.

Pe?a o envolvimento dos professores de L?ngua Portuguesa e de outras ?reas de conhecimentos para auxiliar no trabalho da comiss?o julgadora, selecionando a/s melhor/es m?sica/s apresentadas pelos alunos/as.

Caso seja necess?rio trabalhe com a letra de uma m?sica apresentada em um dos festivais realizados na ESEBA-UFU - Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia.

NOTE OS NOT?VEIS

Tem uma regra matem?tica

Que vc? pode conhecer:

Uns tais de Produtos Not?veis

Agora voc? vai ver.

Tem tr?s delas principais

Que n?s vamos te mostrar,

? s? prestar aten??o

Que ? f?cil de decorar.

No produto da soma pela diferen?a

Voc? pega o primeiro termo

E eleva ao quadrado,

Menos o quadrado do segundo termo.

O quadrado da soma de dois termos

Voc? vai querer saber:

a+ 2ba

Mais o quadrado de b.

No quadrado da diferen?a

De dois termo, vou falar:

Quase igual ao quadrado da soma,

Mas ao inv?s de adicionar

2ba ? sua conta, voc? subtrair?.

Autores: Bruno, Ivan ,Rafael ,Adelino , V?tor, Patr?cia, Camila, Carine, Rafaela, L?rie, Rejane, R?bia, Tatiana, Hellen.   Alunos do 8? ano (7? s?rie)da ESEBA-UFU.

                                                  PAR?DIAS

Outra op??o de se fazer este trabalho ? a que voc? poder? utilizar os softwares Par?dias e Cante!

Entre no site indicado abaixo para conhecer o programa Par?dias. ? gr?tis, ? f?cil e ? rapidinho!

http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm

Leve seus alunos ao Laborat?rio de Infrm?tica para visitar o site e conhecer o programa que eles poder?o utilizar durante a cria??o de suas par?dias.

Assim que cada grupo visitar o site e fizer o download do programa,  dever? escolher uma can??o que nortear? o seu trabalho!

Clicando no Menu: M?sicas cada grupo poder? escolher entre: as 10 m?sicas mais pedidas, as nacionais e as internacionais! 

Cada grupo scolher? e salvar? em seus computadores.

Assim que eles fizerem o download do software Par?dias e da m?sica desejada, eles dever?o fazer download do programa CANTE. Veja s?o 3 downloads! O programa CANTE ? o respons?vel pela visualiza??o da par?dia depois de pronta! Ela se encontra no menu, em cima do CANTE: par?dias! 


Em seguida, abra o par?dias e a m?sica escolhida! Os alunos dever?o seguir as DICAS de uso do programa PAR?DIAS.

Ap?s terminar e salvar a ?produ??o?de cada grupo, os alunos dever?o abrir o software CANTE, selecione a m?sica composta e cantar.

Seguindo os passos propostos o trabalho proposto estar? pronto!

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o desta proposta ser? qualitativa.

Uma estrat?gia interessante para avaliar esta atividade seria propor aos alunos, que ao final do Festival de M?sica, escrevam em um mural sua opini?o sobre a atividade.

Outra estrat?gia para avaliar esta atividade seria montar um portf?lio.