Raquel Fernandes Gon?alves Machado UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
![]() UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Matem?tica | Introdu??o ? estat?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Matem?tica | Medidas |
Ensino Fundamental Final | Artes | M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Opera??es |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Sistema de numera??o decimal |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
- Criar letras de m?sicas utilizando os conhecimentos matem?ticos.
- Analisar e discutir os diversos temas propostos nas m?sicas.
- Ampliar as experi?ncias no campo do ritmo, audi??o e express?o corporal.
- Ampliar a aten??o, o gosto e a sensibilidade em rela??o a m?sica.
- Criar um espa?o informal que propicie o enriquecimento dos conte?dos matem?ticos.
Para a aplica??o da atividade o professor poder? verificar os conhecimentos matem?ticos a serem utilizados pelos alunos ao comporemas m?sicas. Este trabalho ter? de ser feito com cada gupo, pois podem estar trabalhando assuntos diferentes.
Esta proposta tem como objetivo mostrar a Matem?tica sob outro ?ngulo. Propondo aos/as alunos/as comporem e apresentarem m?sicas contendo conte?dos matem?ticos.
Que tal unirmos a ?alegria?, com aprendizagem l?dica e de forma significativa?
Isto ? poss?vel!
Para iniciar esta aula, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica para escutar uma m?sica onde a letra fala de assuntos trabalhados nas aulas de Matem?tica.
M?sica: Matem?tica
Banda: D'Corpo Inteiro
Endere?o:
http://www.youtube.com/watch?v=Bo29Ocngm5A&NR=1
Para instigar os alunos a compor m?sicas, proponha um Festival de M?sicas com letras originais como tema os assuntos estudados nas aulas de Matem?tica.
Monte um cronograma do evento contendo os itens:
Os/as alunos/as, seguindo o cronograma, dever?o inicialmente:
Pe?a o envolvimento dos professores de L?ngua Portuguesa e de outras ?reas de conhecimentos para auxiliar no trabalho da comiss?o julgadora, selecionando a/s melhor/es m?sica/s apresentadas pelos alunos/as.
Caso seja necess?rio trabalhe com a letra de uma m?sica apresentada em um dos festivais realizados na ESEBA-UFU - Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia.
NOTE OS NOT?VEIS
Tem uma regra matem?tica
Que vc? pode conhecer:
Uns tais de Produtos Not?veis
Agora voc? vai ver.
Tem tr?s delas principais
Que n?s vamos te mostrar,
? s? prestar aten??o
Que ? f?cil de decorar.
No produto da soma pela diferen?a
Voc? pega o primeiro termo
E eleva ao quadrado,
Menos o quadrado do segundo termo.
O quadrado da soma de dois termos
Voc? vai querer saber:
a2 + 2ba
Mais o quadrado de b.
No quadrado da diferen?a
De dois termo, vou falar:
Quase igual ao quadrado da soma,
Mas ao inv?s de adicionar
2ba ? sua conta, voc? subtrair?.
Autores: Bruno, Ivan ,Rafael ,Adelino , V?tor, Patr?cia, Camila, Carine, Rafaela, L?rie, Rejane, R?bia, Tatiana, Hellen. Alunos do 8? ano (7? s?rie)da ESEBA-UFU.
PAR?DIAS
Outra op??o de se fazer este trabalho ? a que voc? poder? utilizar os softwares Par?dias e Cante!
Entre no site indicado abaixo para conhecer o programa Par?dias. ? gr?tis, ? f?cil e ? rapidinho!
http://www2.uol.com.br/cante/pparodia.htm
Leve seus alunos ao Laborat?rio de Infrm?tica para visitar o site e conhecer o programa que eles poder?o utilizar durante a cria??o de suas par?dias.
Assim que cada grupo visitar o site e fizer o download do programa, dever? escolher uma can??o que nortear? o seu trabalho!
Clicando no Menu: M?sicas cada grupo poder? escolher entre: as 10 m?sicas mais pedidas, as nacionais e as internacionais!
Cada grupo scolher? e salvar? em seus computadores.
Assim que eles fizerem o download do software Par?dias e da m?sica desejada, eles dever?o fazer download do programa CANTE. Veja s?o 3 downloads! O programa CANTE ? o respons?vel pela visualiza??o da par?dia depois de pronta! Ela se encontra no menu, em cima do CANTE: par?dias!
Em seguida, abra o par?dias e a m?sica escolhida! Os alunos dever?o seguir as DICAS de uso do programa PAR?DIAS.
Ap?s terminar e salvar a ?produ??o?de cada grupo, os alunos dever?o abrir o software CANTE, selecione a m?sica composta e cantar.
Seguindo os passos propostos o trabalho proposto estar? pronto!
Leituras complementares:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/matematica-todas-disciplinas-427173.shtml
A avalia??o desta proposta ser? qualitativa.
Uma estrat?gia interessante para avaliar esta atividade seria propor aos alunos, que ao final do Festival de M?sica, escrevam em um mural sua opini?o sobre a atividade.
Outra estrat?gia para avaliar esta atividade seria montar um portf?lio.