Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
As estratégias a serem utilizadas serão:
- aula interativa;
- uso do Laboratório de Informática.
AULA 1
Primeiramente, o professor deve fazer uma revisão do que são Necessidades Educacionais Especiais.
Atividade 1
Antes de apresentar o áudio que explica o que é Educação Especial, o professor pode perguntar aos alunos o que eles entendem por Educação Especial para que os conhecimentos prévios dos alunos sejam conhecidos e valorizados. Depois que os alunos tiverem a oportunidade de expressar o que entendem por Educação Especial, apresentar o recurso.
Recurso:
Link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9934/educacao_especial_parte_1.mp3
Atividade 2
Após a apresentação do vídeo o professor pode contrapor as respostas que os alunos apresentaram antes da escuta do vídeo que traz o que, de fato, é a Educação Especial.
O professor pode ainda conversar com os alunos sobre o que é uma Sociedade inclusiva; explicar que uma sociedade inclusiva é aquela que acolhe, entende, valoriza e garante os direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais como por exemplo, o direito de estudar em uma escola com pessoas que não possuem estas necessidades. Estas pessoas que possuem alguma Necessidade Educacional Especial têm também o direito de trabalhar, de cursar uma faculdade e também têm os mesmos deveres que as outras sem necessidades, como o de votar, de pagar impostos e etc.
AULA 2
Atividade 1
Pedir que os alunos façam pesquisas na Internet sobre Educação Especial, sobre pessoas que têm algum tipo de deficiência e que tiveram este direito assegurado e que atualmente trabalham, fizeram ou fazem um curso Superior, que vivem com autonomia e independência.
Atividade 2
Pedir que os alunos apresentem os resultados de suas pesquisas na Internet.
Sugestão de alguns sites para a pesquisa dos alunos:
Nome | Tipo |
---|---|
Educação especial: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |