Portal do Professor

Início do Conteúdo

Qual é o nosso papel diante da conservação do Meio Ambiente?

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os alunos poderão aprender a importância da utilização consciente da água e a importância da preservação das áreas verdes ainda existentes no mundo, e especificamente no Brasil. Espera-se que com esta aula os alunos tornem-se mais críticos em relação a fenômenos que muitos consideram normal, como o desmatamento, por exemplo, adotando uma postura de patrulheiros do nosso Planeta!

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; Uma (1) aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve explicar aos alunos o que são agrotóxicos, assoreamento e desmatamento.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Uso de Rádio. No caso da impossibilidade de utilização do Laboratório de Informática, o recurso (áudio) pode ser salvo em CD.

AULA 1

Atividade 1

Apresentação do Recurso aos alunos. Recomenda-se que ao apresentar o Recurso, o professor faça um recorte para que sejam apresentados aos alunos apenas as partes que abordam a temática da preservação de água – estas partes são: 0’23 até 2’08; 6’26 até 13’50 e 19’40 até 24’22. Portanto, se o professor puder apresentar o recurso em um computador, ficará mais fácil para selecionar tais partes!

Recurso:


 



 


link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/308/dominio-em-geo-0041.mp3

 

Atividade 2

Após a apresentação do recurso, o professor deve fazer questionamentos aos alunos para saber a opinião deles sobre a preservação da água.
O professor deve explicar melhor aos alunos o que são agrotóxicos, assoreamento e o que é o desmatamento. Além disso, deve discutir com eles o papel que o homem nestes processos.
Aqui estão algumas imagens que ilustram o que é cada um destes processos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1040/imagens/agrotoxicos.jpgFigura 1   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1040/imagens/assoreamento.jpg.jpg Figura 2    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1040/imagens/desmatamento.jpg.jpg Figura 3

Referência das Imagens:

 

Disponível em: www.agrodefesa.go.gov.br . Acesso em  4. Nov. 2008 (Figura 1)
Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=assoreamento .Acesso em 4. Nov. 2008 ( Figura 2)
Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=desmatamento . Acesso em 4. Nov. 2008 (Figura 3)

Após a apresentação destas imagens o professor deve perguntar aos alunos se eles já viram paisagens com estas características.
É fundamental que o professor potencialize e reforce a consciência dos alunos sobre a importância desta preservação e, sobretudo que todas as pessoas são responsáveis por isso!
Existem na internet sites que têm como objetivo “patrulhar” as áreas verdes do Brasil e do mundo. Um destes exemplos é o Globo Amazônia.


Endereço: http://www.globoamazonia.com


Com estes exemplos, o professor pode mostrar aos alunos que todos nós temos responsabilidade para com a preservação das áreas verdes existentes e é também nossa função verificar como estas áreas estão sendo afetadas pelo homem, e com a utilização consciente da água.
Assim, o professor poderá conversar com os alunos sobre quais são as medidas para que a preservação do meio ambiente possa ocorrer, e poderão a partir do que eles já sabiam e agora a partir do que aprenderam nesta aula fazer cartazes, folhetos e até mesmo construir futuramente (em outra oportunidade) um blog na internet sobre este assunto, isto é, adotar medidas para que este assunto seja propagado na comunidade, na escola!

 

Atividade 3

Para finalizar a aula o professor propõe aos alunos que eles elaborem cartazes de conscientização sobre a conservação dos recursos naturais e que sejam colocados na escola, em estabelecimentos comerciais próximos as suas residências.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Dia Mundial da Água Áudio

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos por meio das conversas no decorrer da aula e, sobretudo se o tema da preservação do meio ambiente e também da água foi aprendido pelos alunos, uma vez que esta é uma aula de conscientização sobre o papel do homem diante da conservação do meio ambiente. Inúmeras idéias e questionamentos poderão surgir dos alunos a partir dos assuntos abordados durante a aula, por isso é muito importante que o professor as valorize podendo surgir projetos, trabalhos a respeito desta temática, pois as crianças nesta idade são questionadoras e têm vontade de modificar o mundo! Sobretudo, é nesta faixa etária que hábitos importantes podem ser adotados e o de preservar o meio ambiente é um deles.