Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Uso de Rádio. No caso da impossibilidade de utilização do Laboratório de Informática, o recurso (áudio) pode ser salvo em CD.
AULA 1
Atividade 1
Apresentação do Recurso aos alunos. Recomenda-se que ao apresentar o Recurso, o professor faça um recorte para que sejam apresentados aos alunos apenas as partes que abordam a temática da preservação de água – estas partes são: 0’23 até 2’08; 6’26 até 13’50 e 19’40 até 24’22. Portanto, se o professor puder apresentar o recurso em um computador, ficará mais fácil para selecionar tais partes!
Recurso:
link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/308/dominio-em-geo-0041.mp3
Atividade 2
Após a apresentação do recurso, o professor deve fazer questionamentos aos alunos para saber a opinião deles sobre a preservação da água.
O professor deve explicar melhor aos alunos o que são agrotóxicos, assoreamento e o que é o desmatamento. Além disso, deve discutir com eles o papel que o homem nestes processos.
Aqui estão algumas imagens que ilustram o que é cada um destes processos.
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Referência das Imagens:
Disponível em: www.agrodefesa.go.gov.br . Acesso em 4. Nov. 2008 (Figura 1)
Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=assoreamento .Acesso em 4. Nov. 2008 ( Figura 2)
Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=desmatamento . Acesso em 4. Nov. 2008 (Figura 3)
Após a apresentação destas imagens o professor deve perguntar aos alunos se eles já viram paisagens com estas características.
É fundamental que o professor potencialize e reforce a consciência dos alunos sobre a importância desta preservação e, sobretudo que todas as pessoas são responsáveis por isso!
Existem na internet sites que têm como objetivo “patrulhar” as áreas verdes do Brasil e do mundo. Um destes exemplos é o Globo Amazônia.
Endereço: http://www.globoamazonia.com
Com estes exemplos, o professor pode mostrar aos alunos que todos nós temos responsabilidade para com a preservação das áreas verdes existentes e é também nossa função verificar como estas áreas estão sendo afetadas pelo homem, e com a utilização consciente da água.
Assim, o professor poderá conversar com os alunos sobre quais são as medidas para que a preservação do meio ambiente possa ocorrer, e poderão a partir do que eles já sabiam e agora a partir do que aprenderam nesta aula fazer cartazes, folhetos e até mesmo construir futuramente (em outra oportunidade) um blog na internet sobre este assunto, isto é, adotar medidas para que este assunto seja propagado na comunidade, na escola!
Atividade 3
Para finalizar a aula o professor propõe aos alunos que eles elaborem cartazes de conscientização sobre a conservação dos recursos naturais e que sejam colocados na escola, em estabelecimentos comerciais próximos as suas residências.
Nome | Tipo |
---|---|
Dia Mundial da Água | Áudio |