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A Import?ncia de Lavar as M?os

Autor e Co-autor(es)

Marina Silva Rocha imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

L?zia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Recursos tecnol?gicos
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Saber da exist?ncia de microrganismos em diferentes ambientes;
? Entender que microrganismos causadores de doen?as desenvolvem em ambientes n?o higienizados;
? Perceber a import?ncia de lavar as m?os e de outros h?bitos de higiene.

Duração das atividades

1h/a para introduzir o tema e montar o experimento/25 min. durante 1 semana - observa??o e registro

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es elementares sobre a exist?ncia de microrganismos causadores de doen?as.

Estratégias e recursos da aula

Comece a aula perguntando aos alunos se eles t?m o habito de lavar as m?os em diferentes situa??es e por que ? necess?rio este h?bito. Os alunos poder?o responder que ? importante tirar os ?germes? ou ?micr?bios? ou ?bact?rias? das nossas m?os, pois eles podem nos trazer doen?as.

Ent?o, pergunte aos alunos o que s?o esses organismos. Anote as respostas no quadro e apresente o texto abaixo:


Por que temos que tomar banho?

Saiba que a respons?vel por essa exig?ncia ? a sua pele


Chegou a hora de saber por que voc?, que faz de tudo para se manter limpinho, ? obrigado a tomar todos os dias aquela boa chuveirada. A respons?vel por essa exig?ncia, anote, n?o ? a sua m?e, ? a sua pele, a barreira natural ? entrada de microrganismo no corpo.

H? na pele as c?lulas que formam a epiderme (a camada mais externa da pele, essa que tocamos), que ? como um tecido mesmo, como o de nossas roupas. Sobre as c?lulas da epiderme h? uma camada de queratina, uma prote?na que n?o deixa passar ?gua para o lado de dentro. Al?m disto, ainda temos os poros ? os pequeninos orif?cios por onde sai o suor ? e as gl?ndulas seb?ceas, que acompanham os p?los que recobrem toda a superf?cie do corpo, exceto a palma da m?o e a sola dos p?s. Todos os dias nossa pele ? renovada, mandando embora algumas c?lulas mortas misturadas com queratina e formando um tecido novinho em folha.

Uma coisa que nem todo mundo sabe ? que sobre a nossa pele e mucosas ? mucosa ? a pele fininha e ?mida, como a da boca e a do interior do nariz ? existem bact?rias chamadas comensais, isto ?, bact?rias que convivem conosco sem necessariamente causarem doen?a. Elas t?m uma fun??o importante: n?o permitir que outros microorganismos mais perigosos ? sa?de se estabele?am na pele e mucosas. Se as comensais n?o estiverem presentes em n?mero adequado, o equil?brio entre a prote??o e agress?o ? rompido e podemos adoecer.

Se deixarmos que os res?duos naturais da pele se acumulem (suor, sebo, c?lulas mortas), as bact?rias comensais podem se multiplicar de forma descontrolada e danificar a pele, al?m de abrir espa?o para outras bact?rias mais nocivas. Desta forma, abrem-se feridas na nossa pele, permitindo a entrada de microorganismos indesejados em nosso corpo.

Logo, tomar banho n?o ? s? para ficar cheiroso. Mas se voc? estiver cheirando mal significa que muitas bact?rias e restos de pele se acumularam. A sa?da ? procurar o chuveiro mais pr?ximo.

Quando tomamos banho, removemos os res?duos naturais acumulados e o equil?brio entre as comensais e a pele ? mantido. Mas, cuidado! O banho em excesso pode matar as bact?rias comensais, e isso n?o ? nada bom. Lembre-se que as comensais s?o importantes na defesa contra outros microorganismos, mas elas mesmas podem causar doen?as quando em n?mero excessivo. Basta um pouco de sabonete comum e ?gua para limparmos a pele e mantermos as bact?rias que nos protegem no n?mero certo. E a?, est? precisando de uma chuveirada?!

M?os ? ?gua!
Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar microorganismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as m?os pedem aten??o especial. Devem ser lavadas antes das refei??es, depois de ir ao banheiro e sempre que tiverem contato com sujeira. A pele da palma das m?os ? diferente do restante do corpo, e pode ser lavada mais vezes.


Fonte: Revista Ciencia Hoje das Crian?as 176 ? janeiro/fevereiro 2007 / Dispon?vel em http://http://cienciahoje.uol.com.br/66585 (acesso 12/10/2009)


Discuta o texto com os alunos. ? importante que eles percebam que a pele ? a primeira barreira que n?s temos como prote??o e que boca, olhos, nariz e machucados s?o portas de entrada para microorganismos.

Como a maioria dos microorganismos ? invis?vel a olho nu, a atividade a seguir prop?e uma forma de visu aliz?-los sem a necessidade de um microsc?pio, visualizando suas col?nias e utilizando recursos alternativos.

Parte pr?tica - Microorganismos em nossas m?os

Objetivo: observar os microorganismos que est?o em nossas m?os e avaliar se lavamos as m?os corretamente.

Material para meio de cultura alternativo 1

1 tablete de caldo de carte

2% de ?gar-?gar comercial (5 g - 3 colheres de caf?) ou 1,5% de ?gar bacteriol?gico (3,75g - 3 colheres de caf?). O ?gar-?gar comercial ? vendido em lojas de produtos japoneses.

-250 mL de ?gua

Material para o meio de cultura alternativo 2

1 pacote de gelatina incolor
1 x?cara de caldo de carne (ou 1 a 2 tabletes de caldo em caixinha)
1 copo de ?gua

Modo de fazer (para os dois meios de cultura): ferva a ?gua e dissolva o tablete de caldo de carne e o ?gar-?gar/gelatina na ?gua fervida. Distribua o meio em placas de Petri/potes esterilizados, perto da chama do bico de g?s ou lamparina para evitar a contamina??o pelo ar. Espere o meio de cultura se solidificar. Se quiser guard?-lo, coloque as placas/potes em um saco pl?stico e guarde em geladeira. No caso do meio de cultura de gelatina, teste essa receita antes de aplic?-la em sala de aula para saber se ser? necess?rio modificar a quantidade de ?gua. O ideal ? que a gelatina n?o derreta mesmo na temperatura ambiente.

ATEN??O: os meios de cultura apresentados n?o foram esterilizados, e mesmo com o calor da fervura da ?gua ? poss?vel que apresentem contamina??o. Caso isso aconte?a, descarte-o para o experimento.

Material para o experimento:
5 placas de petri (ou potes de margarina bem limpos), com o meio de cultura j? endurecido cobrindo o fundo.
Pl?stico para alimentos (filme pl?stico)
Sabonete


Procedimento

Divida as crian?as em cinco grupos e pe?a para que cada grupo escolha um aluno. Com uma caneta de retroprojetor, risque a placa, ou pote dividindo-os em duas partes, pelo lado de fora e escreva ?sujo? e ?limpo? em cada lado.

O aluno escolhido pelo grupo dever? pressionar o polegar em cima do meio de cultura no lado sujo primeiro. Depois de lavar as m?os com sabonete, dever? pressionar novamente o mesmo dedo no lado limpo.

 OBS: ? importante que entre as duas etapas a placa/pote fique fechada, sendo aberto apenas para o aluno pressionar o dedo. Isso diminuir? a contamina??o do meio por microorganismos externos.

Ap?s pressionar com o dedo limpo, a placa de petri/pote dever? ser fechada e deixada ? temperatura ambiente. Ap?s tr?s dias j? se pode observar altera??es.

Anote com os alunos as previs?es deles. Haver? ainda microorganismos depois de lavar as m?os? Haver? uma diminui??o de microorganismos?

Desenhe o que foi observado no experimento a cada observa??o realizada registrando a data:

O que aconteceu? Compare os resultados das observa??es com as previs?es feitas.

Conclus?o: Ao final do experimento registre as conclus?es da turma.

Professor, ao analisar as placas de petri ? importante ressaltar que ser?o vistos col?nias de fungos e bact?rias, e n?o os indiv?duos propriamente ditos. Para ver a diversidade, observe as col?nias com eles, veja se algumas t?m cores, formas e tamanhos diferentes, pois isso caracteriza microorganismos diferentes (por exemplo: uma col?nia branca de 2mm e uma col?nia branca de 0,5mm caracterizam microorganismos diferentes). Bact?rias geralmente formam col?nias circulares, ou com aspecto de creme (sem forma definida) e os fungos muitas vezes formam esporos e tem col?nias mais desorganizadas(exceto leveduras, que formam col?nias circulares como a de muitas bact?rias). Isso n?o ? uma regra, mas ajuda a separar a maioria das col?nias. Al?m disso, o crescimento das bact?rias ? favorecido em temperaturas acima de 30 graus Celsius (estufas) enquanto os fungos se desenvolvem bem na temperatura ambiente (15 a 25 graus Celsius).

Col?nias de bact?rias - http://static.hsw.com.br/gif/bacteria-2.jpg (acesso 12/10/2009)

Colonia de bact?rias contaminada por um fungo - http://1.bp.blogspot.com/_sxq0jsiNDO g/SD_vS9mEgjI/AAAAAAAAAC0/2RyhZhwrw_Q/s320/IMG_6143.jpg (acesso 12/10/2009)

Anote com as crian?as os resultados obtidos, verifique se a lavagem das m?os foi adequada. O resultado esperado ? que haja uma diminui??o na diversidade de col?nias com a m?o lavada, o que n?o significa que n?o haver? col?nias, pois os microorganismos que estavam mais externos (microbiota transit?ria) foram removidos, mas os que ficam mais pr?ximos de n?s permanecem e s?o eles nossa microbiota local. Retome o texto com as crian?as, lembrando que temos microorganismos que vivem na nossa pele e que eles s?o importantes para nosso sistema de defesa.

Recursos Complementares

O texto ?Micr?bios parceiros da Sa?de? (revista ci?ncia hoje das crian?as 141 ? novembro 2003 ? dispon?vel em http://http://cienciahoje.uol.com.br/1925 - acesso 12/10/2009) fala sobre a ubiquidade dos microorganismos e sobre os microorganismos que vivem no nosso corpo, auxiliando no funcionamento e na defesa dele.

Avaliação

Avalie os roteiros de aula pr?tica, se os alunos conseguiram compreender a aula e chegar ? conclus?o que a lavagem correta das m?os diminui a variedade de microorganismos.

Como atividade avaliativa, organize-os em grupos e pe?a para que eles montem cartazes incentivando e explicando por que tomar banhos e lavar as m?os. Eles dever?o ressaltar a import?ncia de retirarmos os microorganismos que podem nos causar doen?as, mas tamb?m informar que temos microorganismos que vivem em nosso corpo e que nos ajuda a proteg?-lo. Se quiser, fotografe as placas de petri para que eles usem as fotos nos cartazes. Eles dever?o apresentar os cartazes para a turma e, se poss?vel, para outras turmas. ? interessante os cartazes ficarem expostos no mural da escola.