Portal do Professor

Início do Conteúdo

Usando o Sol para nos localizar

Autor e Co-autor(es)

Am?lia Pereira Batista Porto imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

L?zia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Recursos tecnol?gicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Observar a posi??o do Sol no c?u para localizar-se;
? Reconhecer as dire??es Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais;
? Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, atrav?s de atividade corporal.

Duração das atividades

2 horas aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para as crian?as melhor compreenderem o conceito de pontos cardeais ? necess?rio que tenham trabalhado anteriormente outras no??es mais simples como: direita e esquerda, em frente e atr?s, nascente e poente e as no??es de dire??o e sentido. Esses aspectos ser?o discutidos na explica??o da aula de hoje.

Estratégias e recursos da aula

Um fato que, normalmente, chama a aten??o das crian?as ? ver o Sol em diferentes posi??es no c?u, ao longo do dia. Nesta aula vamos, explorar essa curiosidade natural das crian?as para, atrav?s da observa??o e atividade corporal, ensinar-lhes a encontrar a posi??o aproximada dos pontos cardeais, utilizando o nascente e o poente solar.Escolhemos trabalho de campo com atividade corporal, observa??o e registro como estrat?gia para explorar o tema.

O trabalho de campo deve constituir-se numa atividade intencional e planejada, em que o professor e alunos devem ter clareza sobre:

? os objetivos propostos;
? o local escolhido (que deve ser aquele que oferece maiores possibilidades de observa??o);
? os cuidados que dever?o tomar;
? os limites necess?rios ao bom andamento do trabalho;
? os materiais a serem utilizados(quando necess?rio);
? a organiza??o dos grupos de estudo (quando o trabalho for feito com grupos diversificados);
? o que e como coletar (se o trabalho envolver coleta de materiais);
? os registros que ser?o feitos.

A escolha dessa estrat?gia justifica-se porque o trabalho de campo ? uma atividade que permite ? crian?a interagir com o ambiente ? sua volta, possibilitando investigar os recursos dispon?veis e como utiliz?-los de maneira cr?tica. Neste caso o objeto de investiga??o ? o Sol, o seu nascente e poente, e como utilizar estas refer?ncias para orientar-se. Dentro da atividade de campo, est? prevista uma atividade corporal, para que a crian?a, usando o pr?prio corpo, aprenda a encontrar os quatro pontos cardeais, a partir da posi??o do Sol, no c?u. Est? previsto, tamb?m, a observa??o da posi??o e tamanho de sombras, como elas se projetam em rela??o ao Sol e como podem ser usadas para localizar-se.

Tempo previsto: 2 h/aulas

Desenvolvimento

Inicie a aula com uma brincadeira de adivinha??o, para que as crian?as localizem pessoas ou objetos na sala de aula. O professor diz:

- Est? assentado ao lado da primeira janela?
- Est? mais perto da porta?
- Est? em cima da mesa do professor?
- Est? ? direita do quadro?

Explique que para marcar lugares usamos sempre algum ponto de refer?ncia. A porta, a janela, a mesa do professor e o quadro s?o pontos de refer?ncia que ajudam as crian?as a localizar colegas e objetos em sala, a partir desses pontos, indicamos dire??es.

A seguir proponha as crian?as que imaginem agora a ?Terra inteira? e pergunte:

- Que ponto de refer?ncia pode ser usado para nos localizar na Terra?

Ou?a as opini?es das crian?as, e veja se alguma delas menciona o Sol como ponto de refer?ncia. E pergunte:

- Que dire??es o Sol nos indica?

? poss?vel que alguma crian?a responda:
- Leste.
- Nascente e poente.
- Norte, Sul, Leste e Oeste.

Explique ent?o que houve uma ?poca em que as pessoas n?o contavam com nenhum instrumento que pudesse ajud?-las a se localizarem. Era olhando o c?u que elas orientavam-se, atrav?s da posi??o do Sol durante o dia, e das estrelas durante a noite. Elas observaram que, pela manh?, o Sol sempre surgia aproximadamente em uma mesma dire??o, e que ? tardinha ele se punha em sentido contr?rio, como se atravessasse o c?u em linha reta. Esses recursos, ainda hoje, s?o muito usados.

Para investigarmos sobre isso, o desafio de hoje ?: Como podemos usar o Sol para nos localizar?

Professor, antes de ouvir as crian?as ? conveniente reafirmar a import?ncia das opini?es estarem fundamentadas. Dar opini?o n?o ? falar por falar.

Oriente a discuss?o para coletar as opini?es das crian?as, registrando-as no quadro/giz. S?o ideias que podem ser apresentadas pelas crian?as:

- Acho que ? s? a gente seguir o Sol.
- N?o d? para orientar pelo Sol.
- N?o sei como fazer.
- Pelo leste, oeste, norte e sul.
- Investigando como as outras pessoas fazem.
- Acho que ? s? a gente seguir o Sol.

Deixe anotado no quadro as opini?es apresentadas pelos alunos de sua turma. Selecione para serem investigadas aquelas que n?o foram contra argumentadas de forma adequada.

Decida com a turma o que pode ser feito para verificar as opini?es dadas para o problema proposto. Se n?o for sugerido observar o Sol no c?u pelas crian?as, proponha uma ida ao p?tio da escola para realizar a observa??o. Planeje com elas essa sa?da de acordo com o roteiro proposto para realiza??o de um trabalho de campo.

Discuta com as crian?as cada item do planejamento, escrevendo no quadro para que elas, se poss?vel, anotem no caderno.

Sugest?o de planejamento:

? Vamos at? ao p?tio da escola.
? Agora s?o .... horas.
? Vamos observar a posi??o do Sol e aprender como localizar as dire??es norte, sul, leste e oeste, tendo o Sol como refer?ncia.
? Vamos usar giz, para marcar as dire??es localizadas no ch?o.
? Vamos nos manter sempre juntos da professora. Depois de marcarmos os pontos cardeais, vamos retornar ? sala para concluirmos o trabalho.
? N?o podemos olhar diretamente para o Sol, fixando o olhar. Fazer isso prejudica a vis?o.

A seguir pe?a a uma crian?a que explique para a turma o que v?o fazer no p?tio e porque a atividade tem que ser feita fora da sala.

No p?tio da escola, inicie a atividade pedindo ?s crian?as que localizem o Sol no c?u, lembrando-lhes que n?o podemos fixar os nossos olhos no Sol. Indique uma crian?a para marcar a posi??o do Sol no ch?o, usando o giz. Fa?a perguntas como:

- Em que posi??o o Sol deveria estar mais cedo? E mais tarde, onde ele deve estar?
- Para qual dire??o o Sol parece caminhar?
- Se o Sol parece caminhar nessa dire??o, pela manh? onde ele estaria?

Use o giz para marcar a prov?vel posi??o do Sol pela manh?. Indique uma crian?a para faz?-lo. Fa?a um tra?o unindo os pontos marcados, com novas perguntas.

- A linha que fizemos indica o caminho que o Sol est? percorrendo, desde o nascente at? o poente. Em que lado da linha vamos escrever poente? E nascente?

http://www.iped.com.br/sie/uploads/6502.jpg  (acesso em 19/10/2009)

Ouvir as opini?es das crian?as, pedindo que uma delas escreva:
Nascente ___________________________ Poente

Professor, ? importante informar ?s crian?as a dire??o aproximada do Leste e Oeste: O nascente do Sol indica a posi??o aproximada do Leste. O poente indica a posi??o aproximada do Oeste.
Pedir a uma das crian?as que escreva ao lado da palavra Nascente/ Leste e ao lado da palavra Poente/ Oeste.
Leste /Nascente _________________________ Poente/Oeste
A seguir, oriente-as a localizar as dire??es norte e sul. ? prov?vel que elas j? conhe?am as dire??es norte e sul, embora n?o saibam localiz?-las.
Para localizar as dire??es Norte e Sul tra?ar uma nova linha, cortando ao meio a linha anterior, fazendo uma cruz.

Pontos cardeais e os pontos auxiliares.
http://3.bp.blogspot.com/_cKp7cUSyGII/Rj1ZJYQW6jI/AAAAAAAAACQ/paanknJAyb4/s320/pontos+cardeais.jpg  (acesso em 19/10/2009)

Pe?a a uma das crian?as que fique de p? no ponto de encontro das duas linhas tra?adas (meio), com o bra?o esquerdo apontado para o Oeste e abra os bra?os, como na imagem acima representada. Pergunte ent?o:

- Que dire??o est? indicando o bra?o esquerdo do colega?- E o bra?o direito?
- De que lado est? a sombra do seu colega?
- Ela est? grande ou pequena?
- Ser? que atrav?s da nossa sombra tamb?m podemos descobrir a posi??o do Sol?

Aguarde as respostas das crian?as. Destaque a import?ncia das sombras, para tamb?m localizar a posi??o do Sol. Elas se formam em dire??o oposta ? dire??o da luz e o seu tamanho varia de acordo com a posi??o do Sol, no c?u. Em seguida, inform?-las que ? frente do seu colega encontra-se a dire??o Norte, em suas costas encontra-se a dire??o Sul. E que as quatro dire??es, que aprendemos a localizar, indicam aproximadamente os pontos norte, sul, leste e oeste, chamados de Pontos Cardeais. Indique uma crian?a para escrever, usando o giz, as palavras norte e sul nas posi??es corretas.

A seguir retome com as crian?as o problema do in?cio da aula:

- Como podemos usar o Sol para nos localizar?

Ou?a as crian?as. Retorne ? sala de aula para completar as informa??es. Retome as opini?es registradas no in?cio da aula e fa?a a verifica??o das opini?es selecionadas para investiga??o.

Verifique, uma a uma, as opini?es anotadas no quadro e veja como as crian?as entenderam a atividade realizada fora da sala.

Recursos Complementares

Informa??es complementares

Professor, os pontos cardeais tamb?m s?o usados para indicar dire??es e regi?es em uma cidade. Para nos localizarmos em uma cidade costumamos encontrar placas indicando: Zona Norte ou Zona Sul, por exemplo. Essas placas foram ali colocadas a partir da observa??o do nascente e do poente. Para compreendermos as indica??es dessas placas, ? necess?rio sabermos localizar os pontos cardeais.

Ao construirmos nossas casas, podemos usar os pontos cardeais para que ela fique em uma posi??o que melhor receba a luz do Sol. Em regi?es mais frias, os quartos devem receber a luz do Sol da tarde. Devem estar voltados para o oeste, para ficarem mais aquecidos ? noite. J? nas regi?es mais quentes, os quartos devem receber o Sol da manh?, ficando voltados para o leste.

Avaliação

Registre coletivamente o que foi observado e aprendido com o trabalho de campo que fizeram. As crian?as devem copiar nos cadernos as anota??es do quadro. O texto dever? ser uma s?ntese das informa??es aprendidas. Enquanto orienta as discuss?es para o registro, o professor vai avaliando a aprendizagem das crian?as, atrav?s da participa??o na pr?pria elabora??o do texto.

Sugest?o de texto:

Pontos cardeais

A partir da observa??o da posi??o do Sol no c?u, aprendemos a localizar aproximadamente, quatro dire??es: Leste, Oeste, Norte e Sul.
As quatro dire??es, que aprendemos a localizar, indicam aproximadamente as dire??es norte, sul, leste e oeste, chamados de Pontos Cardeais.
Para localizarmos essas dire??es, podemos usar o nosso corpo, abrindo os nossos bra?os. O bra?o esquerdo estendido para o Poente indica a dire??o aproximada do Oeste. O bra?o direito estendido para o Nascente indica a dire??o aproximada do Leste. ? nossa frente teremos a dire??o Norte e atr?s a dire??o Sul. Os pontos cardeais s?o usados para indicar dire??es e regi?es em uma cidade. Eles tamb?m podem nos ajudar a escolher a melhor posi??o para construirmos nossas casas.

As sombras tamb?m nos ajudam a localizar o Sol no c?u. Elas se projetam sempre em sentido oposto ? luz. Ao final da tarde, a sombra projetada ? bem comprida.

Para finalizar proponha a seguinte quest?o:
- Quem saberia responder, como podemos marcar os pontos cardeais em nossa sala?
Envolva, se poss?vel todas as crian?as da turma na localiza??o dos pontos cardeais na sala de aula, e na localiza??o de alguns objetos e pessoas em rela??o aos pontos marcados.