Portal do Professor

Início do Conteúdo

A hist?ria de Peteleco: Interpreta??o de texto e quadrinhos

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patr?cia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

T?nia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Trabalhar o g?nero hist?ria em quadrinhos;
  •  Interpreta??o de texto atrav?s da ilustra??o de uma hist?ria;

Duração das atividades

Duas horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crian?as que j? conhe?am o alfabeto, e tenham no??es de s?labas rimas e termina??es de palavras.

Estratégias e recursos da aula

Professor, o objetivo ? que seu aluno seja capaz de interpretar as cenas de uma hist?ria em quadrinhos, para tanto, toda a turma precisa conhecer este g?nero e nesta aula espec?fica proponho que para a constru??o das habilidades propostas, as crian?as o fa?am a partir da ilustra??o de uma hist?ria.

Sugiro que, primeiro, voc? apresente algumas hist?rias para as crian?as. Se a escola possuir revistinhas em quadrinhos, ou os alunos puderem trazer de casa, ?timo.
Do contr?rio, uma alternativa ? visualizar historinhas na internet caso a escola possua laborat?rio de inform?tica. Segue uma dica de site: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab020.htm

Se for poss?vel, reproduza algumas historinhas em papel tamanho A3, sugest?es:

Converse com as crian?as o que elas entenderam a partir dos quadrinhos, se relacionam o texto com as imagens.
Se cada aluno ou dupla observar uma revistinha diferente, voc? precisar? acompanhar um pouco o processo de leitura e interpreta??o de texto de cada um. Se voc? fizer uma reprodu??o para toda a turma, podem conversar todos juntos sobre a hist?ria.

Ilustrando uma hist?ria:

O importante nesta atividade ? observar como os alunos realizam a interpreta??o do texto. Em que momento as crian?as descobrir?o que o personagem da hist?ria ? um pato? Elas come?am a desenhar antes de saber? Voc? pode ajud?-las fazendo uma pergunta inicial: Quem bica a mola?
Voc? ? quem decide se ir? ou n?o ajudar as crian?as a ler o texto de acordo com o perfil da turma, mas lembre-se que ? sempre bom desafi?-los.

Caro professor, veja a seguir, exemplos desta atividade realizada com algumas crian?as:

Recursos Complementares

Revistas em quadrinhos.

Caso a escola possua laborat?rio de inform?tica com internet, voc? pode acessar quadrinhos no link abaixo escolhendo a sess?o "Quadrinhos": http://www.monica.com.br/index.htm

Avaliação

Durante a leitura dos quadrinhos, disponibilizados inicialmente, observe como as crian?as interpretam a hist?ria, se elas fazem a associa??o de imagem e escrita.
* ? muito importante que esta atividade seja l?dica e prazerosa, pois as crian?as precisam adquirir o gosto pela leitura!

No segundo momento, em que voc? solicitou que as crian?as desenhassem a hist?ria, observe como elas respondem ? atividade, se s?o coerentes na rela??o da a??o escrita no quadrinho com o desenho. Pode ocorrer de voc? n?o compreender o desenho produzido. Sugiro que, neste caso, pergunte a crian?a se ela compreende e consegue relacionar o desenho com a escrita do quadrinho.