BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
T?nia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Professor, o objetivo ? que seu aluno seja capaz de interpretar as cenas de uma hist?ria em quadrinhos, para tanto, toda a turma precisa conhecer este g?nero e nesta aula espec?fica proponho que para a constru??o das habilidades propostas, as crian?as o fa?am a partir da ilustra??o de uma hist?ria.
Sugiro que, primeiro, voc? apresente algumas hist?rias para as crian?as. Se a escola possuir revistinhas em quadrinhos, ou os alunos puderem trazer de casa, ?timo.
Do contr?rio, uma alternativa ? visualizar historinhas na internet caso a escola possua laborat?rio de inform?tica. Segue uma dica de site: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab020.htm
Se for poss?vel, reproduza algumas historinhas em papel tamanho A3, sugest?es:
Converse com as crian?as o que elas entenderam a partir dos quadrinhos, se relacionam o texto com as imagens.
Se cada aluno ou dupla observar uma revistinha diferente, voc? precisar? acompanhar um pouco o processo de leitura e interpreta??o de texto de cada um. Se voc? fizer uma reprodu??o para toda a turma, podem conversar todos juntos sobre a hist?ria.
Ilustrando uma hist?ria:
O importante nesta atividade ? observar como os alunos realizam a interpreta??o do texto. Em que momento as crian?as descobrir?o que o personagem da hist?ria ? um pato? Elas come?am a desenhar antes de saber? Voc? pode ajud?-las fazendo uma pergunta inicial: Quem bica a mola?
Voc? ? quem decide se ir? ou n?o ajudar as crian?as a ler o texto de acordo com o perfil da turma, mas lembre-se que ? sempre bom desafi?-los.
Caro professor, veja a seguir, exemplos desta atividade realizada com algumas crian?as:
Revistas em quadrinhos.
Caso a escola possua laborat?rio de inform?tica com internet, voc? pode acessar quadrinhos no link abaixo escolhendo a sess?o "Quadrinhos": http://www.monica.com.br/index.htm
Durante a leitura dos quadrinhos, disponibilizados inicialmente, observe como as crian?as interpretam a hist?ria, se elas fazem a associa??o de imagem e escrita.
* ? muito importante que esta atividade seja l?dica e prazerosa, pois as crian?as precisam adquirir o gosto pela leitura!
No segundo momento, em que voc? solicitou que as crian?as desenhassem a hist?ria, observe como elas respondem ? atividade, se s?o coerentes na rela??o da a??o escrita no quadrinho com o desenho. Pode ocorrer de voc? n?o compreender o desenho produzido. Sugiro que, neste caso, pergunte a crian?a se ela compreende e consegue relacionar o desenho com a escrita do quadrinho.