Portal do Professor

Início do Conteúdo

Constru??o coletiva da rotina em sala de aula: Registro e organiza??o da pr?tica escolar

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patr?cia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

T?nia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Trabalhar com o g?nero lista;
? Organizar sua rotina escolar;

Duração das atividades

Seis horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indicada para crian?as no processo inicial de alfabetiza??o.

Estratégias e recursos da aula

Um aspecto importante da organiza??o escolar ? a constru??o da rotina di?ria das crian?as e da rotina fixa de organiza??o da escola.
O ideal ? que esta atividade seja realizada logo nos primeiros dias de aula, e principalmente que voc? professor, siga a rotina e auxilie seus alunos a segui-la tamb?m.
A primeira coisa ? refletir junto com as crian?as sobre as organiza??es dos tempos e espa?os da escola, os hor?rios de entrada, sa?da e lanche, se s?o emitidos sinais sonoros, como eles auxiliam na organiza??o da aula. Qual os combinados que precisam ser feitos antes da aula come?ar, ex: Encher a garrafinha de ?gua, lavar as m?os.
Quais os combinados para ir lanchar (merendar), para voltar do recreio (intervalo).
Depois de todos estes pontos terem sido discutidos, ajude as crian?as a coletivamente organizar estes hor?rios e tempos em forma de lista, para que assim todos possam relembrar e ajudar no processo de escrita.
EX:

Esta rotina fixa pode ficar em um lugar vis?vel da sala durante todo o ano letivo e relembrada sempre que necess?rio.

Escrita da rotina do dia no quadro:

Outra atividade que voc? pode desenvolver a escrita di?ria da rotina do dia no quadro, ela ? importante para ajudar as crian?as a memorizar os hor?rios de aula, e organizar a aula.

Pode ser feita uma lista com o nome de todas as crian?as da turma em formato de tabela. Nos primeiros dias, ? interessante que voc? fa?a a escrita da rotina, depois voce pode apresenta a rotina organiada em forma de fichas e at? que as crian?as assimilem as palavras e a rotina em si,voc? pode ajud?-las  na organiza??o das fichas.

Quando elas j? estverem adaptadas a escrita, pe?a que cada dia uma crian?a diferente escreva a rotina no quadro.

Voce pode construir com os alunos uma tabela da escrita da rotina para ser fixada na sala de aula:


Al?m de trabalhar com a escrita, as crian?as tamb?m utilizam o calend?rio como suporte e trabalham com lista e tabela, marcando elas mesmas um x no quadro da escrita da rotina.
Pe?a as demais crian?as que escrevam a rotina no caderno para que as atividades do dia sejam sempre registradas com a data.
? importante respeitar o tempo de aprendizagem das crian?as, aquelas que forem mais t?midas, d? a elas o tempo necess?rio para se envolverem na proposta de escrever no quadro.

Recursos Complementares

Cartolina.

Avaliação

Professor(a), analise como as crian?as participam deste processo de constru??o da rotina, ? algo que elas est?o habituadas em casa, foi f?cil ou dif?cil o trabalho com a rotina em sala de aula para elas?
Observe as hip?teses de escrita que as crian?as fizeram, como elas registraram suas id?ias e como isto auxiliou no processo de evolu??o da escrita.
Durante o ano letivo, elas continuaram seguindo os combinados? Lembre-se de sempre que necess?rio retomar com as crian?as, pedindo a elas que fa?am a leitura do cartaz.