BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
T?nia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
? Trabalhar com o g?nero lista;
? Organizar sua rotina escolar;
Indicada para crian?as no processo inicial de alfabetiza??o.
Um aspecto importante da organiza??o escolar ? a constru??o da rotina di?ria das crian?as e da rotina fixa de organiza??o da escola.
O ideal ? que esta atividade seja realizada logo nos primeiros dias de aula, e principalmente que voc? professor, siga a rotina e auxilie seus alunos a segui-la tamb?m.
A primeira coisa ? refletir junto com as crian?as sobre as organiza??es dos tempos e espa?os da escola, os hor?rios de entrada, sa?da e lanche, se s?o emitidos sinais sonoros, como eles auxiliam na organiza??o da aula. Qual os combinados que precisam ser feitos antes da aula come?ar, ex: Encher a garrafinha de ?gua, lavar as m?os.
Quais os combinados para ir lanchar (merendar), para voltar do recreio (intervalo).
Depois de todos estes pontos terem sido discutidos, ajude as crian?as a coletivamente organizar estes hor?rios e tempos em forma de lista, para que assim todos possam relembrar e ajudar no processo de escrita.
EX:
Esta rotina fixa pode ficar em um lugar vis?vel da sala durante todo o ano letivo e relembrada sempre que necess?rio.
Escrita da rotina do dia no quadro:
Outra atividade que voc? pode desenvolver a escrita di?ria da rotina do dia no quadro, ela ? importante para ajudar as crian?as a memorizar os hor?rios de aula, e organizar a aula.
Pode ser feita uma lista com o nome de todas as crian?as da turma em formato de tabela. Nos primeiros dias, ? interessante que voc? fa?a a escrita da rotina, depois voce pode apresenta a rotina organiada em forma de fichas e at? que as crian?as assimilem as palavras e a rotina em si,voc? pode ajud?-las na organiza??o das fichas.
Quando elas j? estverem adaptadas a escrita, pe?a que cada dia uma crian?a diferente escreva a rotina no quadro.
Voce pode construir com os alunos uma tabela da escrita da rotina para ser fixada na sala de aula:
Al?m de trabalhar com a escrita, as crian?as tamb?m utilizam o calend?rio como suporte e trabalham com lista e tabela, marcando elas mesmas um x no quadro da escrita da rotina.
Pe?a as demais crian?as que escrevam a rotina no caderno para que as atividades do dia sejam sempre registradas com a data.
? importante respeitar o tempo de aprendizagem das crian?as, aquelas que forem mais t?midas, d? a elas o tempo necess?rio para se envolverem na proposta de escrever no quadro.
Professor(a), analise como as crian?as participam deste processo de constru??o da rotina, ? algo que elas est?o habituadas em casa, foi f?cil ou dif?cil o trabalho com a rotina em sala de aula para elas?
Observe as hip?teses de escrita que as crian?as fizeram, como elas registraram suas id?ias e como isto auxiliou no processo de evolu??o da escrita.
Durante o ano letivo, elas continuaram seguindo os combinados? Lembre-se de sempre que necess?rio retomar com as crian?as, pedindo a elas que fa?am a leitura do cartaz.