Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Metodologia de resolu??o de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Aprimorar a no??o de pesquisa;
Consolidar a escrita alfab?tica;
Discutir quest?es relacionadas ao meio ambiente.
1. Crian?as que j? estejam com a base alfab?tica consolidada, que tenham consci?ncia de s?labas, rimas, in?cios e termina??es de palavras;
2. Que utilizem a escrita alfab?tica;
Professor(a), uma estrat?gia para come?ar esta atividade, ? discutindo com as crian?as a imagem abaixo:
Pe?a que oralmente, elas discutam e analisem a gravura.
Ajude na reflex?o fazendo algumas perguntas como:
O que a ?Turma da M?nica? est? fazendo nesta imagem?
O que est? acontecendo no fundo desta imagem?
O que os personagens tem na m?o?
Para que serve um cartaz?
Qual a mensagem que esta imagem passa para voc?s?
Voc? concorda com o que est? escrito no cartaz deles?
Depois de feita esta discuss?o, converse com as crian?as que o cartaz ? um texto informativo, que traz uma mensagem e que al?m de palavras, podem ser acrescentadas imagens, reportagens, etc.
Pe?a ent?o ?s crian?as para fazer a seguinte atividade em casa:
PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE VOC? IR? PRECISAR AL?M DA AJUDA DE UM ADULTO:
PRECISAMOS FAZER UM CARTAZ PARA AJUDAR A TODOS OS COLEGAS A PENSAREM UM POUQUINHO MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE, PARA ISSO PRECISAMOS DE SUA AJUDA E DE SUA FAM?LIA!
*Sugiro que as crian?as tenham uma semana de prazo para entregar o cartaz;
Alguns temas que podem ser sorteados s?o:
?gua, polui??o, coleta seletiva, economia de energia e reutiliza??o de materiais.
Quando todos trouxerem os cartazes, pe?a ?s crian?as que uma a uma apresentem seu trabalho aos colegas da turma.
Depois todos juntos podem colar os cartazes , com o intuito de compartilhar as informa??es com os outros colegas da escola.
** Caso n?o queira realizar a atividade em casa, voc? pode tamb?m organizar grupos e realizar em sala de aula a pesquisa e confec??o dos cartazes.
Cartolina, l?pis de cor, canetinhas e revistas ou jornais velhos para recortar gravuras.
Professor, no momento da discuss?o oral sobre a imagem, observe como as crian?as participam se demonstram interesse e observam aspectos relevantes da imagem sem muitas interven??es.
Durante a apresenta??o dos cartazes observe como as crian?as interagem com as informa??es trazidas pelos colegas, elas ouvem com aten??o? Argumentam com coer?ncia e trazem informa??es complementares?
A crian?a que apresentou conseguiu faz?-lo de que forma? Teve dificuldades? Conseguiu fazer a leitura das informa??es que ela mesma escreveu?