Portal do Professor

Início do Conteúdo

Pesquisa e elabora??o de cartazes sobre meio ambiente: produ??o escrita e conscientiza??o ambiental

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patr?cia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Metodologia de resolu??o de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprimorar a no??o de pesquisa;
Consolidar a escrita alfab?tica;
Discutir quest?es relacionadas ao meio ambiente.

Duração das atividades

Quatro horas/aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Crian?as que j? estejam com a base alfab?tica consolidada, que tenham consci?ncia de s?labas, rimas, in?cios e termina??es de palavras;
2. Que utilizem a escrita alfab?tica;

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), uma estrat?gia para come?ar esta atividade, ? discutindo com as crian?as a imagem abaixo:

Pe?a que oralmente, elas discutam e analisem a gravura.
Ajude na reflex?o fazendo algumas perguntas como:
O que a ?Turma da M?nica? est? fazendo nesta imagem?
O que est? acontecendo no fundo desta imagem?
O que os personagens tem na m?o?
Para que serve um cartaz?
Qual a mensagem que esta imagem passa para voc?s?
Voc? concorda com o que est? escrito no cartaz deles?

Depois de feita esta discuss?o, converse com as crian?as que o cartaz ? um texto informativo, que traz uma mensagem e que al?m de palavras, podem ser acrescentadas imagens, reportagens, etc.
Pe?a ent?o ?s crian?as para fazer a seguinte atividade em casa:

                                      Atividade de Portugu?s

PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE VOC? IR? PRECISAR AL?M DA AJUDA DE UM ADULTO:

  • UM PAPEL GRANDE E FIRME PARA FAZER O CARTAZ, POR EXEMPLO: KRAFT, CARTOLINA OU OUTRO QUE VOC? TIVER EM CASA;
  • L?PIS DE COR OU CANETINHAS;
  • JORNAIS E REVISTAS VELHAS PARA RECORTAR;

PRECISAMOS FAZER UM CARTAZ PARA AJUDAR A TODOS OS COLEGAS A PENSAREM UM POUQUINHO MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE, PARA ISSO PRECISAMOS DE SUA AJUDA E DE SUA FAM?LIA!

  1. ESCREVA O TEMA QUE VOC? SORTEOU AQUI: __________________________________________________________
  2. NA FOLHA EM QUE VOC? FAR? O CARTAZ, FA?A PRIMEIRO A MARGEM.
  3. NA FRENTE DO CARTAZ, NO CANTO INFERIOR ESQUERDO, FA?A UM QUADRADO E DENTRO DELE COLOQUE SEU NOME COMPLETO, A TURMA E A DATA;
  4. FA?A UMA PESQUISA SOBRE O TEMA QUE VOC? SORTEOU, ESCREVA PRIMEIRO A L?PIS AS INFORMA??ES MAIS IMPORTANTES QUE VOC? E SUA FAM?LIA ENCONTRARAM, DEPOIS PASSE POR CIMA CANETA OU CANTEINHA COM LETRA BEM BONITA!
  5. SE VOC? ENCONTRAR GRAVURAS RELACIONADAS COM SUA PESQUISA PODE COLAR NO CARTAZ OU ENT?O FA?A DESENHOS.
  6. ENTREGAR O CARTAZ DIA: ____/____/_____.

*Sugiro que as crian?as tenham uma semana de prazo para entregar o cartaz;

Alguns temas que podem ser sorteados s?o:

?gua, polui??o, coleta seletiva, economia de energia e reutiliza??o de materiais.

Quando todos trouxerem os cartazes, pe?a ?s crian?as que uma a uma apresentem seu trabalho aos colegas da turma.
Depois todos juntos podem colar os cartazes , com o intuito de compartilhar as informa??es com os outros colegas da escola.
** Caso n?o queira realizar a atividade em casa, voc? pode tamb?m organizar grupos e realizar em sala de aula a pesquisa e confec??o dos cartazes.

Boa aula!

Recursos Complementares

Cartolina, l?pis de cor, canetinhas e revistas ou jornais velhos para recortar gravuras.

Avaliação

Professor, no momento da discuss?o oral sobre a imagem, observe como as crian?as participam se demonstram interesse e observam aspectos relevantes da imagem sem muitas interven??es.
Durante a apresenta??o dos cartazes observe como as crian?as interagem com as informa??es trazidas pelos colegas, elas ouvem com aten??o? Argumentam com coer?ncia e trazem informa??es complementares?
A crian?a que apresentou conseguiu faz?-lo de que forma? Teve dificuldades? Conseguiu fazer a leitura das informa??es que ela mesma escreveu?