Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
? Promover o gosto pela leitura, em especial, de poesias;
? Possibilitar o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, seus sons, significados e formas;
? Incentivar a expressividade oral, a desenvoltura e a seguran?a;
? Despertar a criatividade para que o/a aluno/a possa ?brincar? com a palavra e o formato do poema;
? Ampliar a capacidade de an?lise cr?tica diante de textos e assuntos que poder?o advir deles;
? Provocar infer?ncias das poss?veis inten??es do autor marcadas nos textos;
? Estimular a produ??o escrita, a fim de que o/a aluno/a perceba que seus textos s?o produ??es culturais importantes para a coletividade;
? Promover a diversidade de pontos de vista do/a aluno/a e as formas de enunci?-los;
? Utilizar com propriedade e desenvoltura os padr?es da l?ngua escrita e falada.
As estrat?gias a serem utilizadas s?o:
- aula interativa;
- Cartazes com os tr?s poemas concretos ou impressos, individuais, para os alunos.
P?ssaro em vertical
Lisb?rio Neves
Cantava o p?ssaro e voava
cantava para l?
voava para c?
voava o p?ssaro e cantava
de
repente
um
tiro
seco
penas fofas
leves plumas
mole espuma
e um risco
surdo
n
o
r
t
e
-
s
u
l.
http://www.diaadia.pr.gov.br/deb/arquivos/File/prova_brasil/portugues_finais.pdf
1? Passo:
Apresentar o cartaz para os alunos e perguntar :
- que texto ? este?
- ? uma poesia?
- Por que est? apresentada desta forma?
- O que representa este desenho?
- Por que ser? o autor escreveu desta forma?
2? Passo:
Ler o poema P?ssaro em vertical para os alunos (repetir se eles desejarem ou pedirem
O que aconteceu com o p?ssaro que voava para l? e para c??
O que representa o desenho na poesia? Como a forma global do texto se relaciona com o t?tulo?
3? passo:
- Discutir com os alunos que significa Poesia concreta ( ver em recursos complementares)
4? Passo:
Apresentar outros poemas concretos e discutir com os alunos cada um deles
Can??o para ninar gato com ins?nia
S?rgio Caparelli
http://cacaunevess.blogspot.com/2009/07/cancao-para-ninar-um-gatocom-insonia.html
Poeminhas Cin?ticos
de Mill?r Fernandes
http://amorecultura.vilabol.uol.com.br/cinetico.html
5? Passo:
- O professor prop?e a cria??o coletiva ou individual de um poema concreto e para tal sugere alguns temas: ?rvore, crian?a, bola, cachoeira...
6? passo
- Ap?s a produ??o do poema, o professor sugere a socializa??o dos mesmos e em seguida a afixa??o dos poemas no mural.
- O professor prop?e a cria??o de um t?tulo para o mural.
As estrat?gias a serem utilizadas s?o:
- aula interativa;
- Cartazes com os tr?s poemas concretos ou impressos, individuais, para os alunos.
?? necess?rio contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e g?neros, e n?o apenas em fun??o de sua relev?ncia social, mas tamb?m pelo fato de que textos pertencentes a diferentes g?neros s?o organizados de diferentes formas. A compreens?o oral e escrita, bem como a produ??o oral e escrita de textos pertencentes a diversos g?neros, sup?em o desenvolvimento de diversas capacidades que devem ser enfocadas nas situa??es de ensino?. (PCN, 1998, p.23-24 ).
O que ? Poesia concreta?
Na hist?ria da Literatura brasileira, a Poesia Concreta foi criada por autores como D?cio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos com o objetivo de mudan?a, visando um novo tipo de express?o, baseada em princ?pios experimentalistas.
Os jovens paulistas j? n?o queriam mais o tipo de verbalismo e subjetivismo pr?prios da poesia anterior, bem como a incapacidade para refletir as realidades do novo tempo inaugurado pelas Revolu??es, que alteraram o rumo da hist?ria humana.
A Poesia Concreta v? import?ncia no espa?o gr?fico-visual e valoriza os elementos constitutivos da palavra. A fun??o po?tica est? centrada na mensagem. Caracteriza-se pela sele??o vocabular na sua elabora??o. O principal tra?o de fun??o po?tica ? o emprego das palavras em sentido conotativo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_concreta
A avalia??o ? processual e cont?nua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a din?mica do grupo, identificando avan?os e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realiza??o das tarefas propostas, as observa??es e interven??es do professor, a auto - avalia??o do professor e do aluno ser?o elementos essenciais para verificar se as compet?ncias previstas para a aula foram ou n?o desenvolvidas pelos alunos.