Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
? Dominar instrumentos b?sicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
? Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferen?as de g?nero,
gera??o, ra?a e credo, fomentando atitudes de n?o-discrimina??o.
? Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representa??o escrita, compreendendo suas fun??es.
? Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informa??o, aprendizagem, lazer e arte.
? Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua fun??o: tipo e tamanho das letras, cores, ilustra??es, tamanho do papel.
? Analisar oralmente a linguagem usada nesse texto quanto ? clareza e objetividade.
? Criar e escrever uma tirinha considerando o tipo de mensagem que se quer transmitir, o tipo de linguagem e apresenta??o visual adequada.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
- O professor, atrav?s das tirinhas, poder? introduzir a leitura de Hist?rias em Quadrinhos - HQ, nas suas especificidades: ordem na leitura, bal?es, linguagem, etc.
- O professor dever? mostrar algumas revistas de HQ. Durante um tempo, os alunos tamb?m poder?o trazer, para a sala, revistas HQ e observarem como ? apresentado o texto. Chamar a aten??o para a forma de se escrever dentro de bal?es; as ilustra??es; as onomatop?ias.
As estrat?gias a serem utilizadas s?o:
- aula interativa com cartazes: Bal?es de Hist?rias em Quadrinhos e Hist?rias - Tirinhas.
1? Passo: Bal?es Quem conhece quando ? usado cada um deles?
Apresenta??o em cartaz ou individual para cada aluno.
http://wiki.laptop.org/go/Atividade:_Bal%C3%B5es_em_HQ
2? Passo: Dividir a sala em 6 grupos e colocar uma tirinha para cada grupo ler e interpretar, discutindo entre os membros de grupo, o que entenderam da tirinha.
1? grupo:
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira3.htm
2? Grupo
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira4.htm
3? Grupo
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira13.htm
4? grupo
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira19.htm
5? grupo
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira27.htm
6? aula
INFORMA??ES PARA O PROFESSOR:
?Nas hist?rias em quadrinhos ? poss?vel fazer sugest?es de emo??es, a crian?a se sente imersa no conte?do, o que pode estimular o seu processo de aprendizagem. Ao ler mat?rias sobre disciplinas dif?ceis, como Matem?tica ou F?sica, algumas pessoas n?o compreendem o conte?do, isso porque aquelas informa??es n?o significam nada para a vida delas; o quadrinho causa envolvimento. ?Usando imagens e textos, as pessoas t?m mais recursos para captar as informa??es. O diferencial das hist?rias de quadrinhos ? que as pessoas n?o se sentem obrigadas a aprender quando est?o lendo um material do tipo; o nosso c?rebro n?o cria dificuldades, na verdade, cria um interesse em saber o final da hist?ria. ?O quadrinho ? um meio de criar leitores e direcionar a outras alternativas.? Professor Mauro C?sar Bandeira, Artes Pl?sticas. Universidade de Bras?lia.
Livro incentiva a utiliza??o HQs na educa??o - Tais Bahov
Publicado pelo portal da USP 04/10/2004
?Aprender a gram?tica da l?ngua portuguesa por meio de Hist?rias em Quadrinhos (HQs) ? apenas uma das possibilidades propostas no livro Como usar as hist?rias em quadrinhos na sala de aula. As vantagens na utiliza??o desde tipo de recurso did?tico s?o o baixo custo de aquisi??o dos gibis, a f?cil localiza??o deste material e a familiariza??o dos estudantes com este meio de comunica??o. A combina??o de imagens, onomatop?ias e texto atrai a aten??o dos estudantes e estimula o estudo e o conhecimento.
http://www2.usp.br/canalacontece/artigo.php?id=1749
A avalia??o ? processual e cont?nua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a din?mica do grupo, identificando avan?os e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realiza??o das tarefas propostas, as observa??es e interven??es do professor, a auto - avalia??o do professor e do aluno ser?o elementos essenciais para verificar se as compet?ncias previstas para a aula foram ou n?o desenvolvidas pelos alunos