Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brinquedos e Brincadeiras: criando e brincando com nossos pais.

Autor e Co-autor(es)

Josélia Soares Nunes dos Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Acompanhar passo a passo a construção de um brinquedo;

- conhecer o nome desse brinquedo em diferentes regiões do país;

- conhecer as regras para brincar com o brinquedo constuído;

- elaborar registros em forma de desenho.

Duração das atividades

a aula constará de 3 momentos de aproximadamente 20 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o grupo deverá definir anteriormente que brinquedo será construído. Isso orientará o convite ao pai (quem sabe fazer o brinquedo escolhido pelo grupo).

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Convidar um pai para vir a escola construir um dos brinquedos da sua época de infância, indicado na pesquisa realizada anteriormente e depois ensinar como se brinca. Antes da visita do pai à sala o grupo deve escolher dentre os brinquedos que constam da lista, qual será produzido. A professora deverá pesquisar o nome desse brinquedo em diferentes regiões do Brasil e socializar com a turma.

2º Momento:

Após a construção do brinquedo a professora deve encaminhar o pai e a turma para um ambiente na escola onde possa ser ensinado as crianças como se brinca com o brinquedo construído.

Em seguida as crianç as voltam para a sala e deverão fazer o registro em forma de desenho, da construção do brinquedo e de como se brinca, conforme ensinado pelo pai.

undefined

Recursos Complementares


Avaliação

O Professor (a) poderá avaliar:

- O nível de envolvimento das crianças durante o processo de construção do brinquedo;

- a propriação pelas crianças do nome do brinquedo em diferentes regiões;

- se as crianças conseguem compreender e respeitar as regras estabelecidas antes de iniciar a brincadeira;

- o nível de desenvolvimento das crianças.