Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Reconhecer as acrobacias como constituinte das atividades circenses e vivenciar a sua prática.
O universo do circo, seus principais movimentos e seu histórico.
Espaço: Em qualquer espaço aberto
Material: Colchões
Reunir a turma e perguntar o que as pessoas estão fazendo nas fotos apresentadas abaixo.
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,15246160-EX,00.jpg
http://www.mayaragabriela.blogger.com.br/Cambalhota.jpg
http://contigo.abril.com.br/imagem/foto/bastidor/circo-faustao/ampliada/circo-faustao-1.jpg
http://pombasurbanas.org.br/semeando/wp-content/uploads/2009/05/circo.jpg
http://babado.ig.com.br/images/286/35/35/667117.babado_eliana_circo_3gente___nacional_375_250.jpg
Questioná-los sobre o que é preciso ter para se fazer as acrobacias. (chegar à conclusão que, somente as acrobacias realizadas no ar, são necessários materiais como trapézio e tecido e as demais acrobacias - coletivas e individuais - não são necessários materiais utilizando somente o próprio corpo). Em seguida, questioná-los: "Se é necessário somente o próprio corpo nas acrobacias individuais e coletivas, o que devemos atentar para que a acrobacia não saia errado ou cause algum acidente?" (concluir coletivamente que força, equilíbrio, atenção e confiança são características dos praticantes de acrobacias). Finalizar essa parte introdutória perguntando: "E as acrobacias áreas? O praticante também deve ter essas características?" e exibir os vídeos abaixo explicando os principais movimentos e característica de cada modalidade.
http://www.youtube.com/watch?v=tBqUTZuuUTg
http://www.youtube.com/watch?v=0Bh4K4JEeEA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=HGkbrlxkmQI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=aauvc4RrL8s
Realizar a cambalhota utilizand o a sequência pedagógica abaix o:
1 - Fique agac hado, com os braços estendidos em frente do corpo. Evite manter o corpo relaxado e os braços flexionados;
2 - Inicie o movimento desequilibrando o corpo para frente. Apóie as mãos no colchão. Eleve os quadris e, ao mesmo tempo, comece a empurrar o colchão, mas sem estender as pernas, que devem estar unidas;
3 - Dê um impulso com os pés, sem esticar as pernas, e empurre o corpo para frente. Encoste o queixo no peito para não deixar que a cabeça toque o colchão. Procure não separar as pernas, nem apoiar a cabeça no colchão;
4 - Para fazer com perfeição o movimento, mantenha o corpo como uma bola. As pernas devem estar unidas e flexionadas até o fim do movimento. Só as costas devem tocar o colchão. Não estique as pernas;
5 - Mantenha as pernas encolhidas e, após completar o giro, toque o solo com os calcanhares. Estenda os braços para frente a fim de auxiliar o movimento. Apóie-se na ponta dos pés e permaneça agachado. Procure não completar o movimento com as pernas abertas. Não use as mãos, nem cruze as pernas para se levantar.
Realizar a cambalhota para trás utilizando a sequência pedagógica abaixo:
1 - Fique agachado de costas para o colchão, apoiando-se na ponta dos pés, os braços dobrados e as mãos sobre os ombros. As palmas devem estar voltadas para cima. Evite apoiar-se sobre todo o pé;
2 - Desequilibre o corpo para trás, encostando os quadris no colchão. Mantenha a boca fechada e o queixo encostado ao peito. Encolha as pernas. Assim seu corpo ficará como uma bola. Não lance as costas sobre o colchão antes de lançar os quadris;
3 - Assim que suas costas tocarem o colchão, coloque também as palmas da mão sobre o colchão.
4 - Quando os quadris estiverem no alto, você deve usar os braços para auxiliar o movimento. Assim você evita que a cabeça toque o colchão. Mantenha o corpo como uma bola;
5 - Após completar o giro, apóie-se na ponta dos pés e volte à posição agachada com os braços estendidos para frente.
Realizar a parada de 3 apoios (ou elefantinho) utilizando a sequência pedagógica abaixo:
1 - Fique agachado de frente para o colchão, apoiando-se na ponta dos pés e com o braço estendido para frente;
2 - Ajoelhe-se e apóie as mãos no colchão ao lado dos joelhos. Não coloque as mãos mais para frente;
3 - Mantenha a cabeça ereta e encoste a parte superior da testa no colchão. As mãos e a cabeça devem formar um triângulo. Não coloque a sua cabeça muito próxima às mãos, pois assim você não terá sustentação;
4 - Com as mãos e a cabeça apoiadas no colchão, eleve os quadris até atingir a posição vertical. As pernas devem estar encolhidas. Não lance os quadris mais para trás, pois assim você se desequilibrará;
5 - Assim que o tronco estiver na vertical, estique vagarosamente as pernas para cima. Mantenha as pernas unidas;
6 - Torne a encolher as pernas. As duas ao mesmo tempo. Encoste a ponta dos pés no colchão e volte à posição inicial.
Realizar a estrela (ou roda) utilizando a sequência pedagógica abaixo:
1 - Fique de frente para o colchão, corra, estenda os braços para cima e, ao mesmo tempo, avance a perna esquerda. Não deixe de elevar os braços para cima;
2 - Apóie-se na perna esquerda, incline-se para frente e vire o corpo de lado. Levante a perna direita;
3 - Apóie a mão esquerda no colchão, lance a perna direita para cima e, em seguida, lance a esquerda. Imediatamente apóie a mão direita no colchão. Não flexione os braços;
4 - Continue o giro com as pernas separadas. Não deixe de elevar as pernas verticalmente;
5 - Seguindo o impulso, desequilibre o corpo para a direita. Não deixe que o corpo se deseq uilibre para frente ou para trás. Mantenha as pernas separadas;
6 - Toque o solo com a perna direita e, ao mesmo tempo, tire as mão esquerda do solo;
7 - Coloque-se em pé, aproveitando a velocidade do giro. Mantenha as pernas e os braços separados, formando a figura de um X;
8 - Fique na posição fundamental.
Essa é a progressão para o aluno destro, lembre-se que para o aluno canhoto, o lado de referência é invertido.
Obs.: Os exercícios das atividades 2, 3, 4 e 5 deverão ser realizados pelos alunos somente na presença do professor. Todas as atividades a serem desenvolvidas requerem segurança para que não ocorram acidentes.
Organizar os alunos em grupos de no máximo cinco integrantes que vão procurar fazer algumas exibições acrobáticas para os demais.