BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Soares Fonseca Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas |
O aluno poder? aprender com essa aula os recursos coreogr?ficos Un?ssono, Contraste Simult?neo, Ant?fona, Responsarial e C?non utilizados nos mais variados tipos de dan?a. Poder? conhecer um dos fatores integrantes do espa?o: os n?veis espaciais de altura, que dizem respeito a possibilidades de posicionamento dos corpos( alto, m?dio e baixo) no espa?o c?nico. Al?m disso, poder? experimentar diferentes rela??es com o outro, com o espa?o e com a m?sica.
Conhecer os recursos que coreogr?fos e bailarinos disp?e para criar uma dan?a, permite que o aluno anal?se de forma cr?tica essa manifesta??o cultural t?o rica e ao mesmo tempo t?o pouco explorada nas escolas. Comprender alguns recursos coreogr?ficos, vivencia-los, ou ainda as diversas possibilidades de explora??o do espa?o na dan?a, permitem que o estudante atinja um nivel mais profundo de compreens?o de si mesmo e de sua cultura.
Para as atividades da aula, previamente o professor dever? fazer uma sele??o de m?sicas bem variadas que surpreendam e instiguem os alunos. Essa varia??o pode passar por m?sicas cl?ssicas instrumentais, m?sicas folcl?ricas, musicas eletr?nicas, r?pidas, lentas, enfim, o importante ? a varia??o de formas e estilos, para que os alunos possam vivenciar com o corpo essa diferen?a e a influ?ncia dos est?mulos em sua movimenta??o.
Atividade I
Dura??o: aproximadamente 20 min
Em uma sala ampla e com recurso de ?udio, colocar o CD produzido para tocar de forma aleat?ria e pedir para que os alunos se desloquem pelo espa?o procurando deix?-lo equilibrado, ou seja, sem que fique um lado com muitas pessoas e o outro com poucas. O professor ent?o pedir? que os estudantes deixem que a m?sica, o colega e o espa?o influenciem na sua movimenta??o.
Em alguns momentos o professor pode pedir que os alunos parem e observem se o espa?o naquele momento esta equilibrado. Uma boa met?fora ? a imagem de uma plataforma boiando na ?gua que ir? virar caso fiquem mais pessoas de um lado do que do outro.
O professor poder? inserir agora na din?mica os n?veis de altura. Cada n?vel, diz respeito a uma forma de se dispor no espa?o, ou seja, os diferentes n?veis, s?o possibilidades de postura de um corpo que dan?a, com base na altura que ele ocupa no espa?o por exemplo: o n?vel alto - posi??o em p? ou em saltos, m?dio com joelhos e/ou tronco flexionados e baixo - as m?os abaixo da pelve. Em um primeiro momento o professor dever? deixar que eles explorem livremente essas varia??es, mas ao final, indicar com palavras ou sinais qual o n?vel deve ser explorado naquele momento.
Atividade II
Dura??o: Aproximadamente: 20 min
Pedir que os alunos se dividissem em 4 grupos e para cada grupo, o professor dever? explicar um dos recursos coreogr?ficos abaixo e pedir que eles montem uma seq??ncia coreogr?fica simples que demonstre para o restante da turma aquele recurso passando pelos tr?s n?veis de altura aprendidos na din?mica anterior.
Recursos coreogr?ficos:
Un?ssono: todos os integrantes fazem o mesmo movimento, no mesmo tempo. Pode ser feito com os dan?arinos(as) colocados em diferentes dire??es. ? o recurso mais comum numa montagem coreogr?fica.
Contraste simult?neo: s?o movimentos ou seq??ncias de movimentos diferentes, realizados ao mesmo tempo ou um ap?s ao outro. Por exemplo, os dan?arinos(as) executam a eleva??o de um dos bra?os, sendo que um grupo eleva o bra?o esquerdo e o outro, o bra?o direito. Muitas vezes, nas dan?as ga?chas, enquanto os homens sapateiam, as mulheres fazem seus giros e valsados ao mesmo tempo. Outro
exemplo ocorre nas disputas de grupos de ?street dance?, nas quais um grupo realiza uma seq??ncia de passos para confrontar, sendo sucedido pelo outro grupo logo em seguida por meio de outros passos.
C?non: ? seq?encial, tendo o efeito de onda. Imagine uma torcida num est?dio lotado fazendo a ?ola?, ou ent?o um grupo de alunos(as) brincando de ?telefone sem fio?. Esta ? a id?ia que nos leva a compreender melhor este recurso. Como exemplo, podemos imaginar um grupo de alunos(as) em roda ou fila, sendo que um deles(as) realiza uma movimento qualquer, seguido respectivamente pelo colega que est? em uma de suas laterais e assim sucessivamente. ? um recurso interessante para ser aplicado em entradas e sa?das de dan?arinos(as) na coreografia.
Ant?fona / Responsorial: traz a id?ia de pergunta-resposta. A diferen?a ? que na ant?fona um indiv?duo realiza uma seq??ncia de movimentos, sendo respondido por um grupo de indiv?duos com a mesma seq??ncia. No responsorial, seria um grupo sendo respondido por outro grupo. A resposta n?o ? realizada simultaneamente, ou seja, somente quando os movimentos do indiv?duo ou grupo cessam ? que os indiv?duos do outro grupo come?aram a reproduzi-los.
Atividade III
Dura??o: aproximadamente ? 30 min
Nessa atividade cada grupo ir? apresentar para o restante da turma sua s?rie coreogr?fica e o recurso utilizado em sua cria??o, primeiramente sem m?sic a, e logo em seguida com uma m?sica aleat?ria colocada pelo professor. Cada grupo dever? n?o s? apresentar sua seq??ncia, mas tamb?m ensin?-La para toda a sala.
Atividade IV
Dura??o: aproximadamente - 20 min
Nessa ?ltima atividade, toda a turma dever? executar a coreografia completa, composta pela soma das seq??ncias de cada grupo, aprendidas por todos na atividade anterior. Ao final dessa atividade, eles ter?o constru?do em conjunto, uma coreografia executada por todos da sala, que explora diferentes recursos coreogr?ficos e n?veis de altura.
Grupos musicais com propostas diferentes e m?sicas agrad?veis de trabalhar:
AVALIA??O:
Dura??o: aproximadamente ? 10 min
O professor dever? pedir que os alunos se sentem em circulo e que coloquem quais foram as dificuldades, facilidade. Quais as diferen?as de quando se executava a coreografia sem m?sica e depois com a m?sica aleat?ria? Como foi a experi?ncia de se criar uma coreografia em grupo? Eles sentiram vergonha em algum momento? Por qu?? De que?