BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Esta aula contribuir? para que o aluno reconhe?a a import?ncia da Concord?ncia Nominal na produ??o oral e escrita. Contribuir?, tamb?m, para a apropria??o de procedimentos de revis?o de textos escritos, conforme as regras da norma culta relativas ? Concord?ncia Nominal.
Os alunos devem saber os conceitos de adjetivo, substantivo, predicado, artigo, pronome, adv?rbio e predicativo do sujeito.
1? aula:
Para iniciar a aula, o professor levar? algumas tiras e deixar? que os alunos observem o material. As tiras poder?o ser mostradas no retroprojetor. Seguem algumas sugest?es:
1- Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/02/tira-original-de-25-fev-1959.html Acesso: 24 de setembro de 2009
2 - Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/02/tira-original-de-05-fev-1959.html Acesso: 24 de setembro de 2009
3 - Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/02/tira-original-de-17-fev-1959.html Acesso: 24 de setembro de 2009
Em seguida, o professor deve estimular a turma com algumas perguntas:
? Na tira 1, o adjetivo ?preciso? se refere a qual substantivo?
? Na tira 2, por que os adjetivos ?longas? e ?compridas? est?o no plural?
? Na tira 3, por que a menina respondeu ?obrigada? ao inv?s de obrigado?
As respostas a essas quest?es ser?o discutidas em sala de aula e, ap?s a discuss?o, o professor dever? dizer que os adjetivos, pronomes, artigos, numerais e partic?pios concordam em g?nero e n?mero com os substantivos a que se referem. Para exemplificar, o professor mostra algumas manchetes de jornal para os alunos, tais como:
? ? hora de trocar as suas d?vidas (Jornal do Brasil, 15 set. 2009. Economia).
? On?a, sapos e outros bichos com Pia Fraus (Jornal Estado de S?o Paulo, 27 set. 2009. Metr?pole).
? Governo centraliza processos disciplinares (Jornal Estado de S?o Paulo, 27 set. 2009. Nacional).
? Os t?tulos fundamentais, segundo autores e estudiosos brasileiros (Jornal Estado de S?o Paulo, 27 set. 2009. Vida).
? Pol?cia prende oito pessoa por tr?fico (Jornal de Santa Catarina, 26
fev. 2009. Geral).
? importante o professor mostrar a concord?ncia nominal feita em cada uma das manchetes, estando elas corretas ou n?o. Caso a concord?ncia nominal n?o tenha sido empregada corretamente, deve-se perguntar aos alunos como seria a forma correta. Lembrando que a incorreta ? a ?ltima manchete. O correto seria ?Pol?cia prende oito pessoas por tr?fico?.
Em seguida, o professor diz aos alunos que a concord?ncia nominal ? de fundamental import?ncia para quem precisa interpretar e produzir textos. Uma concord?ncia feita de maneira errada pode provocar interpreta??es distorcidas.
Para finalizar a aula, o professor coloca a letra da m?sica ?Lavadeira do Rio? para os alunos ouvirem e dever? pedir a eles que observem se h? alguma concord?ncia nominal feita de forma errada. O professor dever? colocar a m?sica para os alunos escutarem duas vezes para que eles percebam a concord?ncia feita inadequadamente.
Lavadeira do Rio - Compositor: Lenine Braulio Carvalho
A lavadeira do rio, muito len?ol pra lavar
Fica faltando uma saia quando o sab?o se acabar
Mas corra pra beira da praia, veja a espuma brilhar
Ou?a o barulho bravio das ondas que batem na beira do mar
Ou?a o barulho br avio das ondas que batem na beira do m ar
O vento s opr ou, a folha caiu, cad? meu amor, que a noite chegou fazendo frio
O vento soprou, a folha caiu, cad? meu amor, que a noite chegou fazendo frio
Oh, Rita, tu sai da janela, deixa esse mo?o passar
Quem n?o ? rica e ? bela n?o pode se descuidar
Ah, Rita, tu sai da janela que as mo?a desse lugar
Nem se demora donzela nem se destina a casar
Nem se demora donzela nem se destina a casar
O vento soprou, a folha caiu, cad? meu amor, que a noite chegou fazendo frio
O vento soprou, a folha caiu, cad? meu amor, que a noite chegou fazendo frio
Ah, lavadeira do rio, muito len?ol pra lavar
Fica faltando uma saia quando o sab?o se acabar
Mas corra pra beira da praia, veja a espuma brilhar
Ou?a o barulho bravio das ondas que batem na beira do mar
Ou?a o barulho bravio das ondas que batem na beira do mar
O vento soprou, a folha caiu, cad? meu amor, que a noite chegou fazendo frio
O vento soprou, a folha caiu, cad? meu amor, que a noite chegou fazendo frio
Fonte: http://vagalume.uol.com.br/lenine/lavadeira-do-rio.html (acessado em 27 de setembro de 2009)
CD: Falange Canibal, Lenine, 2003.
Ap?s ouvir a m?sica, o professor pergunta aos alunos quem descobriu a concord?ncia feita inadequadamente e pede que digam a maneira mais adequada ? norma culta. Caso n?o percebam o erro de concord?ncia somente ouvindo a m?sica, o professor poder? mostrar, por meio do retroprojetor, a letra da m?sica e ressaltar a concord?ncia feita inadequadamente em ?Ah, Rita, tu sai da janela que as mo?a desse lugar/ Nem se demora donzela nem se destina a casar?. ? importante dizer aos alunos que, provavelmente, a inadequa??o da concord?ncia deve-se ao fato de o compositor ter escolhido usar uma representa??o de fala informal.
2? aula:
O professor dever? iniciar a aula discutindo com os alunos alguns casos espec?ficos da Concord?ncia Nominal. O professor esquematiza no quadro de giz as regras, em t?picos, como est? ilustrado a seguir.
Enquanto o professor estiver exemplificando cada regra, ele pode pedir para que os alunos tamb?m deem outros exemplos oralmente.
Como li??o de casa, o professor solicita que cada aluno cole em seu caderno frases de revistas ou jornais que exemplifiquem as regras de concord?ncia nominal estudadas na aula 2. Chame a aten??o para que eles escrevam no caderno o nome da revista ou do jornal e a data em que foram retiradas as frases, isto ?, citem a fonte de onde retiraram o material escrito.
Essa atitude refor?a o uso de normas t?cnicas para cita??es de textos alheios.
3? aula:
O professor deixa livre para os alunos apresentarem as frases trazidas. Eles dever?o dizer qual ? a regra da Concord?ncia Nominal que se refere ? frase mostrada por eles.
Ap?s ouvir as apresenta??es dos alunos, o professor diz que algumas palavras e express?es, na l?ngua, costumam provocar d?vidas em rela??o ? Concord?ncia Nominal. Em seguida, apresenta aos alunos, no retroprojetor, alguns casos:
? Pr?prio / mesmo / anexo / incluso / quite / obrigado: concordam em g?nero e n?mero com o substantivo ou o pronome a que se referem.
1 -
Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/02/tira-original-de-17-fev-1959.html Acesso: 27 de setembro de 2009
Nessa tirinha do Snoopy, no pen?ltimo quadrinho, a menina responde ao menino com a palavra ?obrigada?, concordando, assim, com o termo a que se refere: mulher (g?nero feminino e n?mero singular).
2-
Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006_06_01_archive.html Acesso: 27 de setembro de 2009
Nessa outra tirinha do Snoopy, o menino usa a palavra ?mesma? para se referir a coisa, concordando, assim, com esse substantivo do g?nero femino e n?mero singular.
3-
An?ncio do curta-metragem ?Com as pr?prias m?os? (Com as pr?prias m?os -2008: Curta-metragem de fic??o).
Fonte: http://formigacinefila.blogspot.com/2009/06/com-as-proprias-maos-onde-os-papeis-de.html Acesso: 27 de setembro de 2009
Nesse an?ncio do curta-metragem ?Com as pr?prias m?os?, a palavra ?pr?prias? refere-se a substantivo do g?nero feminino e n?mero plural, ?m?os?.
? Meio e bastante: quando forem adjetivos, referem-se a substantivos e podem variar. Quando forem adv?rbios, n?o variam.1 - Pedi meia por??o de fritas e meia cerveja.
2 - Meia classe faltou hoje.
3 - ? meio dia e meia.
4 - H? bastantes motivos para celebrarmos.
5 - O pa?s perdeu bastantes oportunidades.
6 - A professora estava meio nervosa.
7 - Todos ficaram meio chateados.
8 - A diretora estava bastante ocupada.
9 - Os diretores se mostraram bastante preocupados.
? ? proibido / ? bom / ? necess?rio / ? preciso / ? permitido: quando n?o estiverem acompanhados de termo determinante, n?o variam.
1 - Entrada ? proibido.
A entrada ? proibida.
2-
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/06/peanuts-1959-tira-153.html Acesso: 31 de outubro de 2009
Nessa tirinha do Snoopy, o cachorro pensa diz ?Sally...Sally Brown...boa e velha Sally Brown?, no qual o adjetivo boa concorda com o substantivo a qual se refere, ou seja, Sally Brown.
3 - ? necess?rio paci?ncia.
A paci?ncia e outras qualidades s?o necess?rias.
4? aula:
O professor esquematiza no quadro de giz as palavras e as express?es que costumam provocar d?vidas em rela??o ? Concord?ncia Nominal, relacionadas na aula tr?s. Os exemplos ser?o feitos coletivamente pela classe com o aux?lio do professor. Seguem algumas sugest?es;
? Pr?prio / mesmo / anexo / incluso / quite / obrigado: concordam em g?nero e n?mero com o substantivo ou pronome a que se referem.
Exemplos: Muito obrigadas, disseram as alunas.
Seguem anexas as fichas.
Seguem inclusos os documentos.
Estamos todos quites com o clube.
? ? proibido / ? bom / ? necess?rio / ? preciso / ? permitido: quando n?o estiverem acompanhados de termo determinante, n?o variam.
Exemplos: Entrada ? proibido.
A entrada ? proibida.
Sopa ? bom.
A sopa ? boa.
? necess?rio paci?ncia.
A paci?ncia e outras qualidades s?o necess?rias.
? Meio e bastante: quando forem adjetivos, referem-se a substantivos e podem variar. Quando forem adv?rbios, n?o variam.1 - Pedi meia por??o de carne
2 - Meia turma cantar? hoje.
3 - ? meio dia e meia.
4 - H? bastantes raz?es para n?o irmos.
5 - O pa?s perdeu bastantes oportunidades.
6 - A professora estava meio nervosa.
7 - Todos ficaram meio chateados.
8 - A diretora estava bastante ocupada.
9 - Os diretores se mostraram bastante preocupados.
Em seguida, a classe ser? dividida em duplas para fazer o seguinte exerc?cio, que dever? ser copiado para que cada aluno cole em seu caderno.
Ap?s a finaliza??o do exerc?cio, a corre??o ser? feita coletivamente com toda a classe.
A corre??o do quadro ? a seguinte:
5? aula:
O professor aplica o seguinte exerc?cio para os alunos, no qual dever?o responder, indi vidualmente, no caderno.
Exerc?cio de fixa??o
Pequenos gestos
Privilegiada em rela??o a outras m?es que se culpam o tempo todo porque s ?o obrigadas a trabalhar o dia inteiro e deixar a educa??o dos filhos nas m?os de terce iros, Adriana Minardi Pr?mola, de 37 anos, pode sair do emprego numa multinacional para cuidar da fam?lia: o marido e os tr?s filhos (...).
Ela reconhece que ? dif?cil para a maioria das m?es abandonar a carreira e a profiss?o. ?Estou mais pr?xima deles e n?o me arrependo nem um instante da decis?o, pois meus filhos s?o am?veis, tranquilos e obedientes, mesmo com a energia pr?pria da idad e. Arthur e Davi estudam pela manh? no Efig?nia Vidigal, chegam em casa e almo?am, depois v ?o fazer as li??es de casa (...).
Desde que teve in?cio o Projeto Gentileza na escola, em abril, os dois n?o se cansam de conversar, desenhar, pintar e de pesquisar sobre o assunto. ?O projeto veio consolidar o ensinamento que eles t?m em casa. Os meninos perceberam que n?o s?o apenas os pais em casa que ficam orientando para que digam por favor e obrigado quando pedem algo. Por favor l? em casa ? obrigat?rio quando querem um suco, um copo d??gua, um brinquedo ou um caderno. Com as pessoas que trabalham na nossa casa ? a mesma coisa, t?m que ser muito educados com todos.
Estado de Minas, 04 out. 2009. Bem viver
1 ? Respondam:
a) A que classe gramatical pertencem as palavras em destaque?
Resposta: meus: pronome; a: artigo; dois: numeral; os: artigo
b) Com que classe gramatical elas se relacionam e estabelecem concord?ncia de g?nero e n?mero?
Resposta: Com a classe dos substantivos (filhos, energia, meninos).
2 ? Leia a frase: ?Estou mais pr?xima deles e n?o me arrependo nem um instante da decis?o, pois meus filhos s?o am?veis, tranquilos e obedientes, mesmo com a energia pr?pria da idade.?
a) Retire os adjetivos que aparecem na frase.
Resposta: am?veis, tranquilos e obedientes
b) A que palavra da frase esses adjetivos se referem? Indique a classe gramatical a que elas pertencem.
Resposta: Os adjetivos se referem a filhos (substantivo).
3 ? Complete os espa?os do texto a seguir com as palavras dos par?nteses, estabelecendo a concord?ncia adequada:
Era uma vez um pr?ncipe ......................................... (belo) que morava num pal?cio............................(sozinho) ?s margens de um .......................rio (lindo). Do outro lado deste rio, ficavam as terras de outro pa?s. L? morava uma ..................................princesa (lindo). O.................................. (entusiasmado) amigo do pr?ncipe era um drag?o........................................( grande) que morava numa floresta......................................... (encantado) que tamb?m ficava ?s margens de um rio. Todos os dias o pr?nci pe se banhava nele, ele era um .............................. ..nadador (importante). E todos os dias a princes a tomava banho de sol, na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito ........................................(extenso).
Resposta:
Era uma vez um pr?ncipe belo que morava num pal?cio sozinho ?s margens de um lindo rio. D o outro lado deste rio, ficavam as terras de outro pa?s. L? morava uma linda princesa. O entusiasmado amigo do pr?ncip e era um drag?o grande que morava numa floresta encantada que tamb?m ficava ?s margens d e um rio. Todos os dias o pr?ncipe se banhava nele, ele era um importante nadador. E todos os dias a princesa tomava banho de sol, na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito extensas.
Ap?s a conclus?o do exerc?cio, o professor poder? passar a seguinte can??o para os alunos:
Concord?ncia Nominal
A Concord?ncia ? Nominal
Quando o adjetivo, o pronome e o numeral
Combinam sempre com o substantivo
Em g?nero e n?mero e a frase fica legal
Quando o adjetivo se antep?e
A dois substantivos de g?neros diferentes
Concorda sempre com o primeiro
Se masculino ou feminino
O que vem na frente
Quando o adjetivo vem depois
De dois substantivos de g?neros diferentes
Concorda quase sempre com os dois
Ou pode concordar com o ?ltimo somente
Meio, bastante, barato e caro
Se forem adjetivos podem variar
Meio, bastante, barato e caro
Se forem adv?rbios s? no singular
? bom, ? necess?rio, ? proibido
Com sujeito em sentido vago ou geral
? bom, ? necess?rio, ? proibido
N?o devem ser usados nunca no plural
?gua ? bom
Entrada ? proibido
Pimenta ? necess?rio
Concord?ncia ? preciso
Mesmo, pr?pria ? variam
Extra e quite ? variam
Obrigado ? varia
Nenhum ? pode variar
Alerta ? n?o varia
Menos ? n?o varia
Haja vista ? n?o varia
Em m?o ? n?o deve variar
Fonte: http://www.micropic.com.br/noronha/007.htm Acesso em: 24 de setembro de 2009.
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/02/tira-original-de-25-fev-1959.html Acesso: 24 de setembro de 2009
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/02/tira-original-de-05-fev-1959.html Acesso: 24 de setembro de 2009
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/02/tira-original-de-17-fev-1959.html Acesso: 24 de setembro de 2009
http://vagalume.uol.com.br/lenine/lavadeira-do-rio.html (acessado em 27 de setembro de 2009)
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006_06_01_archive.html Acesso: 27 de setembro de 2009
http://formigacinefila.blogspot.com/2009/06/com-as-proprias-maos-onde-os-papeis-de.html Acesso: 27 de setembro de 2009
http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/06/peanuts-1959-tira-153.html Acesso: 31 de outubro de 2009
http://www.micropic.com.br/noronha/007.htm Acesso em: 24 de setembro de 2009.
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2009/10/04/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=130416/em_noticia_interna.shtml (acessado em 04 de outubro de 2009).
Ap?s realizar as atividades propostas, os alunos dever?o ser capazes de compreender a fun??o da concord?ncia nominal na produ??o oral e escrita.
Com o objetivo de fixar as regras da concord?ncia nominal, apresentamos mais um artigo, a seguir, e sugerimos, como avalia??o, que os alunos corrijam, individualmente, reescrevendo-o adequadamente. ? importante, ao t?rmino da atividade, observar se os alunos aplicaram as regras da concord?ncia nominal corretamente. O artigo est? dispon?vel no site: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2009/10/04/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=130416/em_noticia_interna.shtml (acessado em 04 de outubro de 2009). Lembramos aos professores que deveram modificar o texto para que os alunos o reescreva corretamente.