Portal do Professor

Início do Conteúdo

RÓTULO: UM TEXTO NECESSÁRIO

Autor e Co-autor(es)

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar as partes que compõem um rótulo.

• Identificar a função do rótulo.

• Localizar informações em um rótulo.
• Escrever carta, utilizando sua estrutura textual.

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; 01 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;


1º passo:

- O professor prepara a aula solicitando que os alunos tragam um rótulo de água sanitária.

2ª passo:

- O professor solicita que os alunos observem o rótulo e digam o que viram, o que chamou a atenção....

3º passo:
- O professor propõe a leitura do rótulo a partir das questões abaixo:

a) Para que serve esse texto?
b) Que tipo de consumidor compraria esse produto? Por que?
c) Onde encontramos esse texto?
d) Qual é o assunto desse texto?
e) No texto encontramos em destaque: ANTES DE USAR, LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DO RÓTULO.
Por que essa frase foi colocada em destaque?
f) Em que parte do texto está mostrando que o produto é muito bom para a higiene mas ao mesmo tempo muito perigoso?
g) Onde devo ler, no texto, para saber se posso lavar com esse produto uma blusa de lã?
h) No rótulo encontramos a seguinte orientação: NÃO REUTILIZE O VASILHAME PARA OUTROS FINS.
Por que essa orientação?
O que é sugerido fazer com o vasilhame vazio?

4º passo:

- O professor propõe a produção coletiva de uma carta ao fabricante, fazendo comentários sobre o produto pedindo que ele coloque um alerta sobre a necessidade de se ler o rótulo antes de usar o produto na higienização de alimentos.

Recursos Complementares

- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A socialização das questões propostas e a escrita da servirão de instrumento para a avaliação do professor.