Portal do Professor

Início do Conteúdo

Seres vivos e n?o vivos

Autor e Co-autor(es)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

L?zia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Diferenciar seres vivos dos n?o vivos (da natureza).
* Compreender que determinados ambientes n?o se tornam vivos s? porque tem seres vivos neles.

Duração das atividades

2 horas/aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ser capazes de compreender o que ? um organismo e o conceito de ciclo de vida.

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O

Todos os seres s?o formados por mat?ria. O que distingue um ser vivo de um ser bruto ou n?o-vivo, em primeiro lugar, ? a composi??o qu?mica. Na mat?ria viva, certos elementos qu?micos est?o sempre presentes em grande propor??o, como o carbono (C), o hidrog?nio (H), o oxig?nio (O) e o nitrog?nio (N) que, junto com v?rios outros elementos, em menores quantidades, formam subst?ncias muito complexas (chamadas genericamente de subst?ncias org?nicas), que constituem os seres vivos. Uma pedra ? formada por muitas por??es invis?veis aos nossos olhos, chamadas mol?culas. Cada mol?cula ? formada por part?culas chamadas ?tomos. A pedra n?o tem vida: considera-se, ent?o, que ela ? constitu?da de mat?ria bruta. Portanto, na mat?ria bruta n?o existe organiza??o celular, ao contr?rio do que ocorre nos seres vivos.

Adaptado de: http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/apostila_seres_vivos-.pdf; http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_reconhecendo.htm (consultado em 13/10/09, ?s 14h50min).

ESTRAT?GIA

Nesta aula ser? usada uma atividade experimental para diferencia??o de ser vivo de n?o vivo (ser? usada uma semente germinando e uma pedra).

DESENVOLVIMENTO

Atividade Experimental ? Observando um feij?o e uma pedra

Professor, antes de iniciar o assunto sobre os seres vivos e n?o vivos, pe?a que cada aluno plante um feij?o. Voc? poder? fornecer a eles as sementes, ensinando como eles devem fazer este plantio. Entregue a cada um deles um peda?o de rocha e explique a eles que dever?o deixar a pedra ao lado da semente em germina??o. Deixe este experimento por alguns dias e oriente os alunos a observarem o que acontece com a semente em germina??o e com a pedra at? que a nova planta atinja certo n?vel de desenvolvimento. Pe?a que os alunos, ao observarem este experimento, anotem o que viram.

Definindo Conceitos

Num momento inicial da aula, entregue a cada aluno uma folha de papel e pe?a que eles desenhem de um lado o que para eles s?o seres vivos, e do outro lado o que s?o seres n?o vivos presentes na natureza.
Comece ent?o uma discuss?o sobre as diferen?as entre eles.
Quem s?o os seres vivos para voc?s? O que voc?s desenharam?
- O peixe vive na ?gua e nada. O peixe ? um ser vivo.
- O ser humano respira e anda. Ent?o ? um ser vivo.
- O gato ? um animal dom?stico, ent?o tamb?m ? um ser vivo.
O que voc?s desenharam no lado dos seres n?o vivos na natureza?
- O peixinho do meu aqu?rio que morreu.
- Uma pedra.

Professor, v? listando no quadro os seres n?o vivos da natureza e seres vivos que os alunos falarem.
Mas o que fez com que voc?s desenhassem alguns animais como seres vivos, e outros itens como n?o vivos?
- Um respira e o outro n?o.
- Um come e o outro n?o.
- Um anda e o outro n?o.
Voc?s listaram caracter?sticas importantes que diferenciam os seres vivos dos n?o vivos. No experimento que fizemos do feij?o e da pedra, voc?s devem ter anotado o que observaram de diferen?a entre eles. Quais foram as diferen?as?
- O feij?o cresceu e a pedra n?o.
- O feij?o ficou diferente, apareceram folhinhas, enquanto a pedra n?o mudou nada.
- O meu feij?o morreu rapidinho, e a pedra ficou do mesmo jeito de antes.

De acordo com o que voc?s desenharam e com o que observaram do feij?o e da pedra, vamos entender o que ? um ser vivo e um ser n?o vivo. O mundo que nos rodeia est? cheio de seres que podemos tocar com a m?o. Olhando ? nossa volta, vemos muitos seres, uns s?o seres vivos como: Animais e Plantas. Outros s?o seres n? o vivos como: ?gua, pedras e ar. Os seres vivos s?o diferentes dos seres n?o vivos porque os primeiros: nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se, respiram e morrem.

Adaptado de: http://www.eb1-pera-moco.rcts.pt/Actividades.htm (consultado em 13/10/09, ?s 15h27min).

Os exemplos que voc?s listaram de seres n?o vivos est?o corretos, exceto o peixinho morto no aqu?rio, pois ele possui capacidades dos seres vivos: nascem, crescem, reproduzem e morrem, o que representa um ciclo de vida. Como os seres vivos possuem estas capacidades, o animal, mesmo morto, ele um dia j? teve as caracter?sticas de um ser vivo. Al?m disso, eles s?o feitos com materiais bem diferentes dos que s?o feitos uma pedra ou a areia, por exemplo, que s?o seres n?o vivos da natureza.

Eu disse que a ?gua ? um ser n?o vivo. Voc?s concordam?
- Acho que a ?gua ? um ser vivo sim, pois se o peixe, que ? um ser vivo, vive nela, ? porque ela ? um ser vivo tamb?m.
- Eu n?o concordo, pois a ?gua n?o cresce e nem se alimenta.

Ent?o a ?gua n?o ? um ser vivo, mas cont?m a vida. Isso porque ela ? necess?ria para que haja vida. Alguns seres vivos vivem nela, como o peixinho, e outros podem beb?-la para sobreviverem, como n?s. Isso acontece tamb?m com o solo e o ar, que n?o s?o seres vivos, mas muitos seres vivos precisam deles para sobreviverem, como por exemplo a minhoca, que precisa do solo para sobreviver, e a maioria das plantas que se fixam nele e dele retiram a ?gua.

Concluindo, os seres vivos possuem caracter?sticas como movimenta??o volunt?ria (mesmo as plantas, que se movimentam muito lentamente), precisam de alimento para adquirirem energia, se reproduzem, dando origem a outros seres vivos da mesma esp?cie, envelhecem e morrem. Isto caracteriza um ciclo, chamado ciclo de vida, e apenas os seres vivos possuem ciclo de vida. Os seres n?o vivos n?o passam por este ciclo, n?o nascem, crescem, reproduzem e morrem.

Recursos Complementares

Professor, como recurso adicional da aula, sugerimos a apresenta??o de um v?deo infantil do Castelo R?-Tim-Bum, que mostra de forma divertida a diferen?a entre os seres vivos e n?o vivos.
R?-Tim-Bum Professor Miguilim e Blundo - Seres Vivos: http://www.youtube.com/watch?v=scUHcIvIcAo (consultado em 13/10/09, ?s 16h21min).
OBS.: Professor, este v?deo apresenta objetos como seres n?o vivos. Voc? deve lembrar os alunos de que objetos n?o s?o considerados seres n?o vivos da natureza, j? que foram transformados pelo homem. Lembrar que o foco desta aula ? diferenciar os seres da natureza que s?o vivos e n?o vivos. O v?deo pode ser usado como uma discuss?o adicional da aula, mas n?o ? a chave.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento ? constru??o de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso ? importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investiga??o, ? maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e cr?tica, no decorrer da aula. Feitas estas considera??es, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, e entregue a cada grupo uma cartolina e algumas revistas com figuras. Pe?a que os grupos recortem figuras de seres vivos e n?o vivos e dividam o cartaz em duas partes. Os grupos dever?o, ent?o, colar as figuras que encontraram no cartaz, separando os seres vivos dos n?o vivos.
Desta forma, o professor poder? avaliar a constru??o de conhecimentos dos alunos acerca do assunto trabalhado, de forma divertida e l?dica.