Portal do Professor

Início do Conteúdo

O país-do-sem-tempo, um lugar sem relógio

Autor e Co-autor(es)

Maria Lucia Brandão dos Santos imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ A importância do relógio no mundo atual.

Duração das atividades

50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦ Contagem do tempo: dia, hora, minuto e segundo.

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

O professor, a partir da leitura do livro “O país-do-sem-tempo”, de Renato j. g. beranger, editora Editar, coleção Descobrir, propõe a seguinte hipótese fantástica:

“Imaginem se não existisse o relógio, como seria o mundo, como viveriam as pessoas?”

Todas as hipóteses levantadas pelos alunos serão registradas em folhas de blocão.

2ª Momento:

Depois de lerem, discutirem e refletirem sobre as hipóteses levantadas, a turma faz a divisão das idéias em três grupos:

O que o mundo                           O que o mundo                           Que fatos interessantes
ganharia com isso:                      perderia com isso:                       poderiam acontecer:

3ª Momento:

A turma, dividida em grupos de três, recebe a seguinte tarefa:
Escolher pontos positivos, negativos e interessantes e criar uma história de um lugar onde, de repente, todos os relógios tivessem desaparecido.

4ª Momento:

Leitura das histórias para a turma, montando um mural com todas elas.

Avaliação

Esta atividade proporcionará ao professor a possibilidade de avaliar se os alunos têm a noção da importância do relógio no dia de hoje.
O professor avaliará também, a lógica existente nas hipóteses levantadas.