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Divis?o ? divisor com dois algarismos ? Processo por estimativa ?f?cil e l?gico?.

Autor e Co-autor(es)

Maria Lucia Brand?o dos Santos imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

     ?O aluno aprender? o procedimento de divis?o por estimativa baseado em tentativas de multiplica??o aproximadas.

Duração das atividades

50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     ?O processo de divis?o por estimativa requer o dom?nio das tabuadas.

Estratégias e recursos da aula

1? momento:

Lan?amento de uma situa??o-problema:

"A Editora Estrelinha enviou de brinde, para nossa turma, 1520 marcadores de livro. Quantos brindes receber? cada aluno?"

     Ap?s a leitura do problema, o professor destacar? com a turma os dados fornecidos:

? total de marcadores: 1520

? n?mero de alunos: (depender? da quantidade de alunos da turma) Exemplo: 35 alunos.

O que o problema quer saber:

? total de marcadores que receber? cada aluno.


     Solicitar das crian?as o que dever? ser feito para achar a resposta.
Ap?s a percep??o da necessidade de dividir, o professor pergunta: Como podemos realizar essa divis?o?
Naturalmente, as crian?as indicar?o a divis?o conhecida por elas: a realizada pelo m?todo usual, por subtra??o sucessiva.
O professor realiza , num canto do quadro , a divis?o indicada e deixa nele o seu registro.

2? momento:

Apresenta, ent?o, uma outra maneira.

Processo por estimativa:

?"Quantas vezes ser? que o 35 cabe em 1520?"
?Os alunos dizem , por exemplo, 10.
?O professor registra no quociente o 10 e calcula com os alunos que 10x35=350.
??Utilizamos, ent?o, 350 e quanto vai nos restar??
?A turma conclui que ? preciso subtrair 350 de 1520.
?O que fazemos com o que restou??
?As crian?as concluem que ? preciso estimar novamente o n?mero de vezes que 35 cabe, agora, no 1170.

?A turma diz que pode ser 20.
?O professor registra o novo quociente e calcula com os alunos 20x35=700.
?A turma sente a necessidade de subtrair mais uma vez e calcula 1170-700.
??O que fazemos, ent?o, com o resto??

?A turma indica que ? preciso ?estimar? de novo.

?A turma acha que pode haver tr?s grupos: 3x35=105
?Realiza a nova subtra??o: 120-105=15

??Ser? que cabe mais algum grupo de 35??
?As crian?as constatam que n?o.
??Quantas vezes ser? que 35 cabe, ao todo, em 1520??
?A turma conclui que ? preciso realizar a adi??o dos quocientes.

1520?35=43 e o resto ? 15.

?O professor dever? realizar a mesma divis?o respeitando as diferentes estimativas, pois neste momento os alunos refletir?o sobre as diversas possibilidades que v?o surgindo.
?Durante a atividade, o professor deve registrar as observa??es dos alunos.
?Algumas observa??es como estas poder?o surgir:
??Fazer estimativa ? chutar com l?gica.?
??A conta parece enorme, mas vai ficando cada vez mais f?cil.?
??Ela respeita mais os nossos c?lculos.?
??? f?cil, ? l?gico!?

Avaliação

     Propor divis?es para duplas de crian?as resolverem e explicar as suas estimativas para o restante da turma.
     O professor pedir? a opini?o da turma sobre o processo preferido e o porqu? da escolha.