Marcos Vin?cios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Situar geograficamente a Gr?cia no continente europeu;
Conhecer a evolu??o hist?rica dos Jogos Ol?mpicos da Gr?cia aos dias atuais;
Identificar as primeiras modalidades esportivas disputadas nas Olimp?adas Gregas
Refletir sobre a import?ncia dos Jogos Ol?mpicos na Antiguidade, tendo em vista que at? as guerras eram suspensas no per?odo dos jogos;
Identificar palavras que est?o na l?ngua portuguesa, mas que encontram sua origem na Gr?cia Antiga;
Valorar a solidariedade como elemento fundamental no esp?rito ol?mpico.
Essa primeira aula sobre o tema ser? uma aula de nivelamento das informa??es que ter?o uma caracter?stica multidisciplinar, uma vez que envolve conte?dos de diversas ?reas do conhecimento, tais como: - Hist?ria, Geografia e L?ngua Portuguesa.
Prezado(a) professor(a) a presente aula est? estruturada de forma te?rica e ser? desenvolvida em sala de aula, dentro da programa??o pr? estabelecida ou como uma op??o para os dias chuvosos.
A aula est? estruturada para ser aplicada a alunos do 6? ano.
Inicialmente o(a) professor(a) perguntar? aos alunos sobre o local em que ser?o realizados os Jogos Ol?mpicos de 2016 a maioria da turma certamente dir? que essas Olimp?adas ser?o realizadas no Rio de Janeiro. O(A) Professor(a) perguntar? ent?o por que existem as Olimp?adas? Quando come?aram? E estabelecer? um debate com a turma tendo como tema os Jogos Ol?mpicos indo das Olimp?adas na Gr?cia Antiga at? os dias atuais.
Dica ? Caso as respostas n?o estejam corretas o(a) professor(a) dever? contar aos alunos um pouco da hist?ria das Olimp?adas Antigas como sugest?o de texto de apoio apresentamos no item recursos complementares alguns links.
O (A) professor (a) conversar? com os alunos sobre os esportes que eram praticados nas olimp?adas antigas, a saber, corridas, saltos arremessos e at? mesmo as corridas de carros puxados por cavalos, o professor dever? estabelecer uma compara??o com as atividades atualmente praticadas, em particular o lan?amento do disco. Para ilustrar essa parte da aula o professor dever? mostrar a imagem do disc?bolo e comparando-a a foto de um atleta na atualidade.
Ca?a Palavras - Localize e envolva as palavras de origem grega relacionadas aos Jogos Ol?mpicos.: GIN?SIO, GIN?STICA, GINASTA, ATLETA, ATL?TICO, EST?DIO, ATLETISMO e OLIMP?ADAS
W S E R E S T ? D I O U R J E O D T E H
G H E G R A T L E T I S M O W V A Y J ?
W S E I O N D R U A T L ? T I C O T I M
T G I N ? S T I C A C O R R I D A H M Z
I ? S A T L E T A V I J Z U R J E O D T E H Y
F P T S V O L I M P ? A D A S I U M P C
P S E T R G I N ? S I O U R J E O D T E
E R R A N T E C A R T E I R A F T E T O
Consultar tamb?m:
www.hardmob.com.br/showthread.php?t=348021 ? imagem do disc?bolo
http://pan2007.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11098174-EX,00.jpg ? lan?amento do disco pan 2007.
www.birafitness.com/histdasolimpiadas.htm/.
Mostre esses v?deos aos alunos que mostram as Olimp?adas na Gr?cia Antiga e como se organizava a civiliza??o grega naquela ?poca:
http://www.youtube.com/watch?v=i5AG61nVJeQ
http://www.youtube.com/watch?v=EJ2eaWbPo0Q
Mostre esse v?deo onde aparece um trabalho sobre as Olimp?adas de Pequin(2008):
O(A) professor(a) aplicar? o Jogo de Ca?a a Palavra e pedir? aos alunos para trazer na aula seguinte uma reda??o comparando as olimp?adas que aconteciam na Gr?cia Antiga com os atuais Jogos Ol?mpicos.