Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
• Aquisição de vocabulário.
• Estimular o desejo do aluno em conhecer palavras diferentes.
• Adquirir traquejo no uso do dicionário.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens.
• O aluno deverá saber como pesquisar no dicionário.
• Ter como eixo temático Monteiro Lobato, ou Folclore Brasileiro
• Aula 1 – Trabalho com o livro O Saci, de Monteiro Lobato.
• Distribuição de dicionários.
• Caixa de papelão cola papel e lápis de cor.
• Os alunos pesquisam as novas palavras no dicionário descobrem seus significados e as colocam dentro da caixa.
Atividade 1
A professora distribui dicionários para que os grupos pesquisem as palavras. Outros alunos estarão confeccionando a caixa de palavras (o saci).
Atividade 2
Os alunos lêem o significado das novas palavras e as colocam dentro do “saci de novas palavras”.
OBS: “O saci e novas palavras” deverá ficar exposto na sala de aula, tanto para consulta das palavras existentes como uma atividade diária em que o aluno poderá trazer e ler, para toda turma, uma palavra diferente que aprendeu, achou interessante, curiosa e seu significado, depois a colocando na caixa.
A avaliação será durante o processo observando a dificuldade do aluno em usar o dicionário, de achar as palavras e selecionar no verbete os significados. Após a leitura fazer o registro de algumas palavras no caderno.