Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aula 3 – Nós, Eva Furnari.

Autor e Co-autor(es)

Maria Teresa Lopes da Cruz imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver o prazer pela leitura, pelo livro, pela literatura.
• Socialização da turma.
• Conhecer a biografia da autora.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens

Duração das atividades

50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Alunos alfabetizados, a partir do 3º ano.

Estratégias e recursos da aula

• Livro “Nós” da Eva Furnari
• Alunos sentados em semicírculo.
• Biografia
• Leitura em “capítulos”. O professor lê parte do livro e propõe atividades.
• Novelo de lã.
• Papel colorido, tinta caneta colorida.

Atividade 1

A professora conversa sobre o livro Nós. Fala sobre a autora, Eva Furnari, e pergunta quem conhece outros livros desta autora.
Falando sobre biografia. A professora explica que biografia é um gênero de texto que conta a história da vida de alguém. (bio é vida, e grafia é escrita). Conhecer a biografia de uma personalidade permite entender um pouco melhor o tempo em que ela viveu, como ela viveu, o que a fez ser famosa, como alcançou o sucesso, conversar sobre o assunto exemplificando com a biografia da Eva Furnari.
Explicar para os alunos que o livro será contado em etapas. Dar início a contação.
A professora conta a história com um novelo de lã e vai fazendo nós no próprio corpo tal a personagem da história.


“Dias depois aconteceu outra vez ─... Repolho repolhudo!... Em casa sentada na cama, olhou o pai- de- todos. Era nó.”

Atividade 2


Após contar a primeira parte da história a professora promove um debate sobre os nós de tristeza que a Mel, personagem do texto, adquire ao longo da história. Entrega pedaços de lã para os alunos amarrarem pelo corpo e papel colorido e pede para que eles registrem no papel seu nó, alguma coisa que eles não gostem, e que falem um pouco sobre isso.

Atividade 3


Colocar os trabalhos no mural.

Atividade 4


Preencher uma ficha com curta biografia da autora.

Nota: Se o professor quiser conhecer um pouco mais sobre a vida da Eva Furnari é só entrar nos seguintes sites:


pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari
www.alb.com.br/apoioprof/.009evafurnari.asp
www.labirintosnosotao.com/.conversas-no-sotao-entrevista-com-eva.html

Avaliação

Avaliação:
A avaliação será ao longo do processo. Observando e analisando as colocações dos alunos. Promover um debate livre sobre as respostas da ficha da biografia da autora e analisar o que os alunos entenderam.