Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aula 4- A fuga da Mel (livro Nós / Eva Furnari)

Autor e Co-autor(es)

Maria Teresa Lopes da Cruz imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver o prazer pela leitura, pelo livro, pela literatura.
• Socialização da turma.
• Aprender a pesquisar no dicionário.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens.

Duração das atividades

50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Os alunos devem ter escutado a primeira parte da história
• O aluno deve conhecer a utilidade do dicionário.
• Aula 3 – Nós, Eva Furnari.

Estratégias e recursos da aula

                   

• Livro “Nós” da Eva Furnari.
• Alunos sentados em semicírculo.
• Leitura em “capítulos”. O professor lê a 2ª parte do livro e propõe atividades.
• Cola, papéis coloridos, caixas, sucata, palitos de churrasco.
• Dicionários.
• Ficha sobre ordem alfabética.

Atividade 1

A professora relembra oralmente com os alunos a primeira parte do livro Nós que foi contada na última aula de língua portuguesa. Inicia a segunda parte da contação.


"Adeus, Pamonhas, ─ a mágoa era tanta que ela emendou baixinho─ até nunca mais.
Foi disfarçada de geladeira para que ninguém a notasse."

Atividade 2

Quando chegar a parte da fuga da Mel a professora para de contar e promove o debate da segunda etapa da história. Após o debate, pede para eles imaginarem como eles fugiriam e o que eles levariam dentro da mala. Distribui material para eles executarem as ideias.


Atividade 3


Apresentação dos disfarces e arrumação deles no mural.

Atividade 4


A professora distribui dicionários e pede para os alunos observarem como as palavras estão ordenadas para eles concluírem que é em ordem alfabética.

Atividade 5


Trabalhar uma ficha sobre ordem alfabética. A ficha deve estar contextualizada com o trabalho do livro Nós.

Avaliação


Avaliação.


Auto-avaliação falando do processo de criação: pontos positivos e negativos. A ficha de ordem alfabética deve ser discutida em grupo e realizada em conjunto, caracterizando um trabalho cooperativo. O professor ao longo da discussão poderá perceber e anotar as dificuldades mais significativas para o grupo.