Portal do Professor

Início do Conteúdo

RECURSOS TECNOLÓGICOS E CORPO HUMANO

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá descrever a importância do emprego dos recursos tecnológicos na exploração do corpo humano.

Duração das atividades

03 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de anatomia e fisiologia do corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

A aula será desenvolvida por meio de apresentação de um vídeo: VIAGEM INSÓLITA. No entanto, antes de iniciá-la, o professor deverá fazer uma breve exposição oral sobre o emprego da tecnologia na exploração do corpo humano.

Viagem insólita:
• Ano de lançamento ( EUA ): 1987
• Direção: Joe Dante
• Gênero: Ficção científica
• Elenco: Dennis Quaid , Martin Short , Meg Ryan , Kevin McCarthy , Fiona Lewis
• Duração: 120min

Sinopse:
Após participar de um projeto secreto um piloto da Marinha Tuck Pendleton (Dennis Quaid) e a sua nave são miniaturizados para serem injetados dentro do corpo de um coelho. Porém, no dia do experimento, traficantes de tecnologia causam um tumulto que acaba por fazê-lo ser acidentalmente injetado no corpo do hipocondríaco Jack (Martin Short). Juntos, os dois farão de tudo para perseguir os vilões, recuperar o chip de aumento e garantir que Tuck volte ao seu tamanho normal antes que seu oxigênio acabe.

Sugestão para o professor: Viagem fantástica é outro filme que pode também ser trabalhado porque apresenta temática muito semelhante.

Sinopse: Esta ficção científica sobre o "espaço interior", uma das mais interessantes já concebidas, acompanha uma equipe de cientistas (Stephen Boyd, Raquel Welch, Edmond O'Brien, Donald Pleasance, Arthur O'Connell, William Redfield, Arthur Kennedy) em uma viagem submarina através do corpo humano em direção ao cérebro para a realização de uma delicada operação. Para combater os organismos sabotadores, a equipe é miniaturizada antes de iniciar esta aventura fantástica.

I. DISCUTINDO O FILME:
Temáticas sugeridas para fundamentar discussões que poderão ser promovidas ao final de cada aula ou ao final do filme (na terceira aula):


1. Avanço tecnológico (processo de miniaturização, inserção de chips no corpo humano).
2. A exploração anatômica realizada no interior do corpo humano.
3. A fisiologia dos órgãos visitados pela nave do piloto.
4. O trabalho dos cientistas (ética, sigilo, patentes).

II. AMPLIANDO DISCUSSÕES:

Faça a leitura do texto abaixo:


Imagine um exército de robôs microscópicos entrando em seu corpo para atacar células cancerígenas, destruir bactérias e vírus, inserir medicamentos em células específicas, desobstruir artérias e realizar cirurgias. Ficção científica??? Que nada!!!! Em um futuro bem próximo, isto será possível!!!!


As possibilidades de aplicação da nanotecnologia na medicina são imensas. Em teoria, os nanorobôs poderiam ser introduzidos no corpo, seja por via oral ou intra-venosa, e então identificariam e destruiriam células cancerosas ou infectadas por vírus, poderiam regenerar tecidos destruídos e fazer rapidamente uma infinidade de coisas que os medicamentos convencionais (baseados unicamente em química) não conseguem ou demoram para conseguir.
A previsão dos especialistas é de que a nanotecnologia provocará uma revolução em todas as áreas médicas. Robert A. Freitas Jr. (físico norte-americano e um dos maiores especialistas no assunto) afirma que os nanorobôs, poderão substituir as terapias tradicionais usadas hoje em dia por outras que permitirão entrar nas células e repará-las individualmente. Mas isso ainda levará um tempo para acontecer plenamente porque a nanomedicina, em sua forma mais madura, deverá estar disponível dentro de 20 a 50 anos.


(Extraído e adaptado do site: www.omnieducacional.com.br/nanotecnologia/medicina.html)

Atividades propostas aos alunos:
1.Imagine você fazendo uma viagem no interior do seu corpo. Que parte ou partes do seu corpo você gostaria de visitar? Justifique.
2.Pesquise o significado das palavras destacadas. (o professor poderá disponibilizar dicionários, livros ou internet como fonte de pesquisa)
3.Estabeleça uma relação entre o filme Viagem Insólita e o texto sobre Nanotecnologia.
4. Os avanços tecnológicos muito têm contribuído para um melhor conhecimento do corpo humano e para a saúde do homem. Em sua opinião, quais podem ser os aspectos negativos destes avanços tecnológicos.

Avaliação

O professor poderá avaliar, por meio das discussões e envolvimento dos alunos, a apropriação de conceitos, essencial para a construção de postura crítica frente ao emprego da tecnologia na saúde humana.