Portal do Professor

Início do Conteúdo

SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 O aluno, por meio desta aula, identificar? os ?rg?os que comp?em o sistema reprodutor masculino e feminino e descrever? as suas respectivas fun??es.

Duração das atividades

02 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ALUNOS:


I. CONSTITUINTES DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO.

 Observe atentamente o sistema reprodutor masculino:

Sistema urogenital masculino

 

Identifique as seguintes estruturas: test?culos, epid?dimo, canais deferentes, uretra, p?nis, pr?stata, ves?cula seminal.

Utilizando setas construa o trajeto que permita descrever:
a. o caminho percorrido pelo espermatoz?ide desde a sua produ??o at? a ejacula??o.
b. o caminho percorrido pelo espermatoz?ide no interior do corpo feminino quando ocorre a fecunda??o.

Observe atentamente o sistema reprodutor feminino:

Sistema reprodutor feminino

Identifique as seguintes estruturas: vagina, ?tero, tubas uterinas, ov?rios.

Utilizando setas construa o trajeto que permita descrever:
a. o caminho percorrido pelo ?vulo quando n?o ocorre fecunda??o.
b. o caminho percorrido pelo ?vulo quando h? fecunda??o.

II. FUN??ES DOS ?RG?OS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO:
1. Ainda com base na observa??o do recurso responda:
a. ?rg?os que produzem espermatoz?ides:
b. ?rg?os que produzem ?vulos:
c. ?rg?os onde ocorre a fecunda??o:
d. ?rg?o onde o embri?o se desenvolve:

2.Explique porque a vasectomia (corte dos canais deferentes) e a laqueadura (corte e amarra??o das tubas uterinas) s?o m?todos contraceptivos.


III. TRABALHANDO OS CONCEITOS: O professor dever? solicitar aos alunos a pesquisa no livro did?tico para a realiza??o da atividade.

Complete as frases:
________________? o encontro de gametas (?vulo e espermatoz?ide), na tuba uterina. Apenas um dos milh?es de espermatoz?ides penetra no ?vulo.
_________________? a libera??o de um ?vulo maduro feita por um dos ov?rios por volta do 14? dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstrua??o.
_________________? a libera??o do s?mem, geralmente, atrav?s de um ?rg?o copulador.
________________ocorre quando n?o h? fecunda??o e o ?vulo ? eliminado pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descama??o da mucosa uterina.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Sistema reprodutor feminino Anima??o/simula??o
Sistema urogenital masculino Anima??o/simula??o

Avaliação

Instru??es para o professor:
1. Apresente aos alunos as seguintes introdu??es:


n. 1: Tudo come?ou quando fui liberado dentro do canal vaginal. Olhei a minha volta e, iguais a mim, eram milh?es...

n. 2: Quando dei por mim, estava na tuba uterina. Olhei a minha volta e estava completamente sozinho....


2. A proposta ? que os alunos elaborem uma continuidade para a hist?ria iniciada, redigindo um texto, com no m?nimo, 15 linhas.


3. Os alunos poder?o optar pela introdu??o n. 1 ou n. 2.


4. Os textos ser?o lidos e apreciados pelo professor e pelos demais colegas.


5. Por meio da leitura, o professor poder? verificar a apropria??o de conceitos e os poss?veis equ?vocos ser?o retomados para esclarecimentos e corre??o.