BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores hist?ricos |
Conhecer jogos praticados na antiga Gr?cia e no in?cio do s?culo XX que se assemelham ? pr?tica do Handebol. Aprender jogadas b?sicas do handebol como, por exemplo, o passe. Compreender que o handebol ? uma pr?tica s?cio-cultural, constru?da historicamente por diferentes sujeitos.
N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: O Handebol das Antigas ? Afinal, de onde surgiu o Handebol?
Recursos: Texto ? A Hist?ria do Handebol
Acesso ao texto pelo link:
http://www.fphand.com.br/fphand/texto.asp?id=1
Dura??o: Aproximadamente 30 minutos
Descri??o: Em um espa?o onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) ir? propor a leitura do texto. A mesma ser? realizada pelos alunos e o(a) professor(a) destacar? os principais pontos do texto. O texto apresenta dados hist?ricos muitos importantes e s?o imprescind?veis suas evid?ncias durante a leitura. H? na pr?tica do handebol uma influ?ncia do futebol e esse fato enriquece a aula, considerando os aspectos sociais, hist?ricos e culturais dos esportes, explore isso professor(a).
Atividade 2: O ?Harpaston? ? Gr?cia Antiga
Recursos: 1 Bola de Meia
Dura??o: Aproximadamente 30 minutos
Descri??o: Na quadra ou em qualquer espa?o aberto que permita a marca??o do campo de jogo, o(a) professor(a) demarcar? o espa?o de um ret?ngulo, o maior poss?vel, com uma linha dividindo o meio. Logo depois, solicitar? aos alunos(as) que formem duas equipes com o n?mero igual de integrantes. O in?cio da partida ser? realizado jogando-se a bola de meia para o alto no meio da quadra, local onde as equipes disputaram sua posse. N?o ? permitido jogar com os p?s. O objetivo do jogo ? que cada equipe troque passes com bola de meia at? conseguir atravessar a linha de fundo da equipe advers?ria.
Possibilidades de Amplia??o:
Quanto ao Espa?o: O jogo pode ser realizado em qualquer espa?o. ? interessante quando praticado em algum lugar muito espa?oso, como campo de futebol.
Quanto ao Corpo do Colega: Os jogadores montar duplas e de m?os dadas formam um ??nico jogador?.
Quanto ao Material: O(a) professor(a) poder? colocar variadas bolas, podendo as mesmas terem peso e tamanho diversificados.
Quanto ?s Regras: Para que um maior n?mero de jogadores consiga pegar na bola ? poss?vel estabelecer a seguinte regra: a equipe que trocar o maior n?mero de passes antes de ultrapassar a linha de fundo da equipe advers?ria acrescenta 1 ponto a mais na contagem. Isso incentivar? um maior envolvimento de todos durante o jogo.
Atividade 3: O ?Torball?
Recursos: Uma bola de handebol e 4 cabos de vassoura.
Dura??o: Aproximadamente 30 minutos
Descri??o: Em um campo gramado (campo de futebol, campo de areia, quadra mais espa?ada) demarque com cabos de vassoura duas balizas (traves). Solicite aos alunos que formem equipes com 11 jogadores em cada organize o jogo de duas equipes 11 x 11. O in?cio da partida ser? realizado jogando-se a bola para o alto no meio da quadra, local onde as equipes disputaram sua posse. Ap?s o in?cio da partida, cada equipe, com a posse da bola, ter? que atravessar as balizas do campo advers?rio. ? permitido quicar a bola no ch?o e dar quantos passos desejar com a bola em m?os. ? permitido segurar com as duas m?os ao mesmo tempo.
Possibilidades de Amplia??o:
Quanto ao Espa?o: Caso n?o seja poss?vel realizar o jogo em um campo gramado, o mesmo pode ser praticado na quadra, utilizando cones ou o pr?prio gol como baliza.
Quanto ao Corpo do Colega: Acrescente jogadores e pe?a-os para ficarem de m?os dadas com outro jogador. Nesse caso, o(a) professor(a) poder? acrescentar 1 ponto a mais a equipe quando a dupla passar pela baliza.
Quanto ao Material: O professor poder? acrescentar mais bolas no jogo, ou colocar uma bola de tamanho diferente. As mesmas podem variar de peso e tamanho (bolas de outras modalidades esportivas).
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, fa?a as seguintes indaga??es: Os(As) alunos(as) est?o envolvidos com o tema? O que acharam do texto? Como eles est?o relacionando o texto com a nossa realidade, nossa ?poca? Est?o interessados, fazendo perguntas e colocando quest?es? Est?o envolvidos com as propostas dos jogos? Conhecem a modalidade? J? vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espa?os e os materiais? Sugerem novas regras? dentre outras.
Ao final de cada atividade converse com os(as) alunos(as) a respeito dos objetivos propostos e alcan?ados. Ao t?rmino de todas as atividades, fa?a uma roda e pergunte o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. O que foi mais f?cil ou mais dif?cil. Pe?a sugest?es para a aula posterior.