Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Gin?stica R?tmica: construindo e conhecendo os aparelhos.

Autor e Co-autor(es)

T?lio Campos imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas
Ensino M?dio Educa??o F?sica Gin?stica: Projetos de forma??o dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender atividades da gin?stica r?tmica. Confeccionar os aparelhos ?ma?as? e fitas com material alternativo. Aprender elementos b?sicos da gin?stica r?tmica, tais como lan?amentos, recupera??es, giros. Explorar os aparelhos realizando giros, saltitos, lan?amentos etc, e conhecer os ritmos do seu corpo e do corpo do colega.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os aparelhos da gin?stica r?tmica.Recursos: V?deos da Gin?stica R?tmica

http://www.youtube.com/watch?v=WTli_CsnWss

V?deo Fitas:
http://www.youtube.com/watch?v=iTaCqsW3egc

V?deo Ma?as:
http://www.youtube.com/watch?v=ACx4LVSIfp8

Dura??o: aproximadamente 20 minutos.
Descri??o: Como proposta inicial, o(a) professor(a) ir? reproduzir os v?deos acima. Neste momento, o(a) professor(a) destacar? as imagens, a??es, elementos como os giros, saltitos, lan?amento, arremessos e manuseios dos aparelhos. Professor(a) d? ?nfase aos v?deos que demonstram os aparelhos ma?as e fitas, pois estes ser?o destaque no ?ltimo momento da aula.


Atividade 2: Confeccionando os aparelhos: ?Ma?as? e ?Fitas?

Recursos:
1. Para construir 10 ma?as: 5 cabos de vassoura, 10 garrafas pet de 600 ml, fita crepe e areia.
2. Para construir 20 fitas: 20 fitas de cetim ou outro material semelhante - papel crepom - (4 a 6 cm de largura e 5 m de comprimento), 20 palitos de churrasco (30 a 40 cm de comprimento), fita crepe.

Obs.: Na aula anterior pe?a aos alunos para trazerem as garrafas pet. Antes da aula corte os cabos de vassoura ao meio.

Dura??o: Aproximadamente de 40 a 50 minutos
Descri??o: Divida a turma em dois grupos. Cada grupo ser? respons?vel pela confec??o de um aparelho. Distribua o material e d? as instru??es circulando nos grupos.
Instru??es:? Para constru??o das ?Ma?as?:
- Pegue as garrafas e coloque areia dentro;
- em seguida, pegue o cabo de vassoura e encaixe dentro da garrafa at? que fique firme;
- por ?ltimo, passe fita crepe envolvendo parte da garrafa e do cabo de vassoura.

Obs.: Caso o cabo de vassoura n?o encaixe dentro do bico da garrafa, afine-o com um estilete. ? importante o teste ser feito antes do in?cio da aula.

Fonte: Arquivo Pessoal

? Para constru??o das ?Fitas?:
- Pegue a fita de cetim e pregue na ponta do palito de churrasco com a fita crepe.

Fonte: Arquivo Pessoal

Atividade 3: Experimentando os aparelhos
Recursos: Aparelhos confeccionados
Dura??o: aproximadamente 30 minutos
Descri??o: Ap?s a confec??o dos aparelhos, tendo como refer?ncia os v?deos, deixe os(as) alunos(as) experimentarem os aparelhos. Com sua ajuda, demonstre movimentos b?sicos do aparelho ?ma?as?: lan?amentos (para o alto, para o colega, lan?ando uma ma?a, duas ma?as, etc.), recupera??es (em p?, sentado, de joelho), pequenos c?rculos, batidas no ch?o, etc. Das ?fitas?: serpentinas, espirais, lan?amentos e recupera??es, movimentos em oito, etc. Incentive os alunos a criarem movimentos novos e recriarem os j? conhecidos.

Possibilidades de Amplia??o:
Quanto ao Espa?o: Utilize um local aberto para possibilitar os arremessos e lan?amentos dos aparelhos. Incentive atividades em roda.

Quanto ao Corpo do Colega: No momento em que os(as) alunos(as) estiverem criando e reproduzindo os movimentos com os aparelhos, incentive-os a realizarem movimentos em duplas, trios e grupos maiores.

Quanto ao Material: Deixe os(as) alunos(as) explorarem da forma que deseja rem o material. A confec??o ? uma alternativa mais barata e acess?vel para conseguir os aparelhos, uma vez que os mesmos possuem pre?os altos e muitas vezes de dif?cil acesso.

Avaliação

Professor(a), esta aula possibilita infinitas formas de avalia??o. Dessa forma, tente faz?-la de forma consistente e processual. Fa?a as seguintes indaga??es a si mesmo durante todo o tempo: Os(As) alunos(as) est?o envolvidos com o tema? Realizam perguntas a respeito dos v?deos? Est?o envolvidos na constru??o dos aparelhos? Os grupos se ajudam? Eles est?o interessados, fazendo perguntas e colocando quest?es, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Est?o envolvidos? J? vivenciaram as pr?ticas em outros espa?os? Relatam o que aprendem? dentre outras. Fa?a essas indaga??es com os(as) alunos(as) no intervalo entre as atividades.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizar? uma roda com os(as) alunos(as) e poder? discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais atividades acharam mais interessantes? Como foi confeccionar e experimentar os aparelhos? Foi dif?cil confeccionar os aparelhos? Como avaliam a pr?pria participa??o durante a aula? Pe?a sugest?es para a aula posterior.