Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aula 6- Escrevendo história a partir do livro Nós

Autor e Co-autor(es)

Maria Teresa Lopes da Cruz imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver o processo da construção da escrita.
• Contextualizar o trabalho com o livro Nós deixando que eles criem seus próprios textos a partir das palavras do livro escolhidas pela turma.
• Trabalhar a produção de texto observando o desenvolvimento do texto e a clareza de ideias.

Duração das atividades

50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Os alunos devem ter escutado a história do livro Nós da autora Eva Furnari

Estratégias e recursos da aula

• Distribuição das fichas de redação
• Palavras sobre o livro Nós que venham à cabeça.
• Completar o quadro com essas palavras.

Atividade 1


A professora pede para que um aluno inicie lendo a ficha da produção de texto. A seguir pede para turma lembrar palavras do livro. Os alunos copiam as palavras no espaço determinado.


Atividade 2

A professora lê com os alunos a proposta da produção de texto e os lembretes para se desenvolver uma boa redação.


Atividade 3

Os alunos escrevem o texto.

Obs: Quanto mais recursos forem usados para contextualizar as aulas mais os alunos vão se indentificar com o exercício tornando- o mais prazeroso.

Avaliação

Avaliação


Na avaliação deve ser levada em consideração a idade do aluno e o aspecto vivencial dele. Observar a clareza e desencadeamento das ideias, o vocabulário usado, se o aluno conseguiu trabalhar dentro da temática proposta.

É importante conversar sobre esses aspectos com cada um dos alunos. Apesar de ainda ser difícil para o aluno entender esses aspectos, com o tempo ele vai se familiarizando com a estrutura de um bom texto e melhorando sua produção.