Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Estas aulas procuram estimular a reflexão dos alunos sobre sua trajetória e criar um estimulo para ampliar e consolidar a auto-estima.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Aula interativa;
Uso do Laboratório de Informática e de Vídeo disponível na Internet;
Utilização de cartolinas e material fotográfico.
O professor deverá sugerir, na aula anterior, que os alunos tragam fotos da sua infância e dos momentos atuais. A atividade proposta é propiciar uma reflexão sobre a vida de cada um (Fig. 1) e, por isso a importância da fotografia. Contudo, se os alunos não tiverem as fotos, também poderão trazer objetos que lembrem a infância e que marcam o momento presente.
Figura 1 – Imagem de um rolo de filme. Disponível em: http://lh5.ggpht.com/_MzaZN9Lh7rk/Sla0bI6K-SI/AAAAAAAAAPw/NFO5o0RZTKQ/rolo-de-filme.jpg
Acesso em: 20 Out. 2009.
Em seguida, sugerimos que o professor apresente o vídeo "Veja Cinema: O Contador de Histórias" (Fig. 2), de 6 minutos e 37 segundos, postado abaixo, que retrata a vida de Roberto Carlos Ramos, um menino que aos seis (6) anos de idade foi levado pela mãe para ser interno de uma instituição oficial, que segundo a propaganda da televisão, preparava doutores.
Recurso:
http://www.youtube.com/watch?v=pAJfktB0id0
Figura 2 - Imagem do vídeo
Acesso em: 20 Out. 2009
Sugerimos ainda, que o professor apresente aos alunos o site (abaixo), ou peça para que eles pesquisem sites na internet, que traz a sinopse do filme, a história da vida deste personagem real etc.
http://wwws.br.warnerbros.com/ocontadordehistorias/site/
É importante que os alunos, após a exibição do vídeo e leitura da sinopse deste, discutam sobre estes - o que acharam da história, o que acharam do que foi mostrado sobre a vida do Roberto Carlos Ramos, sobre o final da história etc.
Sugerimos que o professor peça para os alunos que se sentirem à vontade, mostre a fotografia ou objeto que trouxe, e fale sobre esta - a que momento da vida se refere, qual a sua importância, que sentimentos ela traz (saudades, alegrias...) etc.
Em seguida, com as fotografias e ou objetos pessoais, peça que os alunos dividam a cartolina em três partes nomeando-as como passado, presente e futuro. Feito isto, peça que eles preguem as fotografias ou os objetos pessoais que se referem ao passado no espaço destinado a ele, no presente as respectivas fotos e objetos e por fim, deixem em branco o campo destinado ao futuro. Disponibilize tempo suficiente para que os alunos desenvolvam o projeto e aproveitem para conversar entre si (com os colegas de sala de aula) trocando histórias e experiências.
Com as cartolinas prontas (com os objetos colados/fixados) os alunos deverão apresentar para a turma sua trajetória, contando os fatos do passado e os acontecimentos do presente em uma apresentação criativa (Fig. 3). Após a apresentação do passado e do presente instigue os alunos a projetar ações para o futuro.
Figura 3 – Apresentação criativa com música e cartolinas. Disponível em: http://www.lereumaviagem.com.br/blog/wp-con tent/uploads/2008/10/2008%2010%2015%20EJA%20do%20Col%C3%A9gio%20Santa%20Cruz%20-%20S%C3%A3o%20Paulo%20-%20SP%20-%20CBMMM.jpg
O professor poderá finalizar a atividade sugerindo a produção de uma redação cujo o tema poderá ser: "minha vida daria um filme," no qual o aluno conta suas histórias, mas também projeta ações para o futuro.
Além disso, os alunos poderão reunir-se em grupos de 4 pessoas e compor uma peça teatral, com ajuda e supervisão do professor, na qual a vida deles seriam retratadas, apontando as semelhanças e diferenças entre cada um dos personagens (os autores da história), bem como o projeto de futuro, suas possibilidades.
Neste momento, o professor poderá retomar o vídeo apresentado no início destas aulas, chamando a atenção dos alunos para a importância dos sonhos em nossas vidas, de se acreditar e lutar por eles; de que somos autores de nossa própria história, somos os protagonistas deste filme que esta sendo construído dia a dia, sendo que o final desta história dependerá de nós, das escolhas que fazemos no presente...
Ressaltamos que é importante o professor favorecer que os alunos percebam sua trajetória - suas vitórias, dificuldades etc., mas, principalmente, suas possibilidades futuras!!
A avaliação deverá recair sobre o envolvimento da turma na atividade, valorização do grupo às conquistas individuais e a capacidade de relacionar os acontecimentos do passado com as atividades do presente e futuro.