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CONHECENDO UM LABORATÓRIO DE ROBÓTICA

Autor e Co-autor(es)

Saimonton Tinôco da Silva imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar conhecimentos acerca dos robôs.
  • Conhecer a organização de um laboratório de robótica.
  • Trocar conhecimentos com os colegas e os profissionais.
  • Comportar-se de forma atenta durante a aula de campo.

Duração das atividades

1 aula de um turno inteiro

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são exigidos conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Antes da visita

Uma das formas de iniciar ou de finalizar um estudo sobre robôs é a realização de uma visita a um laboratório de robótica. Geralmente podemos encontrar um nas instituições de nosso país que oferecem cursos relacionados à informática, como as universidades, faculdades ou escolas técnicas. Através dessa aula de campo, pode-se trabalhar os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Serão trabalhos os conceitos de robô, máquina, inteligência artificial. Além disso, os alunos irão ampliar conhecimentos referentes aos tipos, características e funções dos robôs, tirarão suas dúvidas sobre a fabricação e o funcionamento destes, bem como ainda sobre a sua utilidade na vida dos humanos.

Antes da visita o professor deverá organizar  um roteiro com as crianças sobre algumas dúvidas e curiosidades do tema em estudo. Esse roteiro servirá como um guia de orientação para uma conversa/entrevista com os profissionais que trabalham no laboratório. Como o exemplo, a seguir:

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Fonte: Relatório da Prática Pedagógica -  Turma do 1º Ano EF- Tarde. NEI- CAp/UFRN.  2009.

Os conteúdos atitudinais serão trabalhados em todo o processo. É preciso fazer os combinados com as crianças para a aula, orientá-las a ouvirem atentamente as explicações dos anfitriões e a evitarem mexer nos materiais do laboratório, sem a devida permissão.

Durante a visita

Durante a atividade, registrar o processo de conhecimento dos alunos através de fotos ou filmagem. As crianças também poderão levar pranchetas, nas quais desenharão e escreverão as novas aprendizagens.

Após a visita

No retorno à escola, as crianças poderão:

- escrever um texto ilustrado (coletivo e/ou individual), no qual registrarão a visita e as aprendizagens decorrentes dela;

- ver as fotos e assistir à gravação em vídeo da visita, caso tenham se utilizado desses recursos, analisando as aprendizagens e a postura individual e coletiva, durante a visita;

- organizar, em grupo, as informações registradas durante a visita, produzindo um texto coletivo ou preenchendo um quadro previamente elaborado pelo professor;

- produzir um cartaz síntese ou um slide no Power Point.

Em seguida, apresentar para a própria classe e/ou para a escola toda, em forma de seminário, os resultados da visita.

Recursos Complementares

Avaliação

Por meio da apresentação dos trabalhos pós-visita, analisar se as crianças:

- Relatam/relacionam os conhecimentos adquiridos.

- Analisam as fotos e o vídeo produzidos, com senso estético, ético e crítico.

- Sintetizam e reorganizam as informações coletadas em campo.