Portal do Professor

Início do Conteúdo

ROBÔS DO MUNDO DA FICÇÃO

Autor e Co-autor(es)

Saimonton Tinôco da Silva imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer alguns robôs da ficção científica.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que é um robô e para que ele serve.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

Apresente algumas imagens de robôs de filmes que as crianças costumam ver na televisão. Para isso, construa um cartaz ou alguns slides no Power Point. Elas terão apenas que reconhecer os robôs como personagens de filmes que já assistiram. Em seguida, questione: É possivel alguém ter um desses robôs na vida real? Como seria isso? Organize as respostas das crianças, na lousa ou em uma cartolina, e faça novas problematizações em cima das falas que surgirem.

undefined

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica - Turma do 1º ano EF - Tarde - NEI/CAp - UFRN, 2009.

2º Momento

Leia a sinopse do documentário A Revolução dos Robôs - DISCOVERY CHANNEL (2005) ou de um similar, já que este não é de acesso livre, para situar o grupo acerca do filme que assistirão. Em seguida, assista com as crianças o documentário que foi contextualizado. É importante selecionar previamente algumas cenas, para discutir as informações que nelas constam, mostrando a evolução dos robôs.

undefined

Capa do DVD A revolução dos Robôs.

3º Momento

Proponha um registro plástico (desenho, pintura, etc.) ou escrito do que as crianças acharam mais importante no vídeo. Outra sugestão de atividade é solicitar que as crianças dissertem sobre a seguinte questão: SE EU TIVESSE UM ROBÔ, GOSTARIA QUE ELE...

4º Momento

Numa roda de conversa, apreciem e discutam os registros do 3º momento, valorizando e respeitando a produção individual. Analise a criatividade das crianças, observando de que forma relacionam os conhecimentos trabalhados sobre robôs do mundo da ficção com as necessidades da vida cotidiana.

Recursos Complementares

Avaliação

Na lousa, numa folha de cartolina ou de papel madeira, faça com as crianças um quadro ou uma tabela diferenciando as características dos robôs do mundo real e do mundo ficcional.