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ESCRITA DA MANCHETE DE UMA NOTÍCIA

Autor e Co-autor(es)

Simone de Alencastre Rodrigues imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soyamara Vieira Emilião, Glória Maria de Olíveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver interesse por textos de jornais.

Conhecer as características de uma manchete(brevidade, idéia principal, ênfase nos aspectos de impacto, etc.)

Ampliar os conhecimentos sobre a escrita.

Como se elabora uma manchete.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula:

Textos completos de notícias, sem as manchetes.

ESTRATÉGIAS

O professor traz para a sala algumas notícias e lê com a turma, discutindo a manchete de cada uma, observando os aspectos característicos deste tipo de texto, mostrando que são breves e chamam atenção para o assunto que será desenvolvido na notícia.

Para a escolha das notícias o professor pode selecionar dos jornais, fatos ocorridos na cidade ou no bairro com textos relativamentes breves. Notícias sobre animais ou times de futebol também atendem a atividade, pois em geral despertam atenção das crianças. No Globinho encarte do jornal "O GLOBO" direcionado às crianças, também o professor poderá encontrar reportagens adequadas para a atividade.

É importante o professor ao ler as manchetes  fazer perguntas para os alunos sobre quais outras manchetes fariam para a notícia lida, pois assim, despertará  os alunos a percepção de como escrever uma manchete. Mostrar através dos exemplos lidos, que a manchete precisa tratar sobre o assunto, que ela pode dizer claramente o assunto da notícia, mas também pode deixar algumas pistas, despertando a curiosidade do leitor.

Quando já simulou com a turma a criação de várias manchetes oralmente o professor escolhe uma notícia, sem a manchete, e lê para os alunos, debate sobre a ideia principal que deve refletir-se na manchete e diz que a manchete desta reportagem será feita por cada aluno.

Entrega a folha com a notícia sem a manchete e pede aos alunos que a escreva.

Este trabalho pode ser feito também em duplas, onde os alunos podem discutir a respeito do que escrever e como escrever(discussão sobre ortografia).

Após todos terminarem cada aluno ou dupla lê a manchete que escreveu para a notícia.

Uma mesma notícia pode proporcionar manchetes muito diferentes, cuja diversidade convém mostrar aos alunos, relacionando-as com os efeitos que causa no leitor. 

Ler as manchetes para a turma faz um fechamento para a atividade, pois é muito importante mostrar e respeitar a forma com  que cada aluno escreve.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante a aula, quando o professor perceberá se os alunos compreenderam o objetivo de uma manchete bem como suas características específicas e, no momento em que o aluno (ou as duplas) escreverem as manchetes, o professor poderá avaliar se elas seguem a proposta deste tipo de texto e em que fase da escrita se encontram.