Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ritmo e Lateralidade

Autor e Co-autor(es)

Paula Velloso Pereira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o equil?brio, a lateralidade, a audi??o e o ritmo dos alunos.

Duração das atividades

01 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum

Estratégias e recursos da aula

Esta aula ? inspirada no livro "Explorando o Universo da M?sica" de Nicole Jeandot e dever? ter in?cio com os alunos sentados no ch?o, em formato de roda.

A seguir o professor dever? fazer com os alunos exerc?cios de respira??o para que fiquem mais calmos depois da excita??o da mudan?a de posicionamento espacial.

Logo ap?s, dever?o ser distribu?das entre os alunos tampas de potes de sorvete, com os quais ter? in?cio uma brincadeira de escravos de J?, por?m cada aluno ter? uma tampa, e as mesmas dever?o circular por toda a roda. Haver? grande algazarra e muitos erros at? uma circula??o completa e satisfat?ria.

Depois dessa tentativa, o professor dever? come?ar a bater duas vezes com a tampa no ch?o, repetidamente: tap tap - tap tap

Quase que instintivamente, todos os alunos come?ar?o a bater no mesmo ritmo.

O professor dever? complicar um pouco mais as batidas: tap tap - tap tap - taaap taaap

Agora dever?o ser variadas as f?rmulas e a intensidade das batidas. At? se alcan?ar no final uma grande batucada.

Esses movimento poder?o ser realizados tamb?m com pauzinhos e latas pequenas vazias.

Com os p?s e m?os:

H? v?rias maneiras de bater palmas que ocasionam diversas sonoridades:

  • Com as m?os paralelas, dedos estendidos com palmas uma de frente para a outra, provocam som claro, e o movimento pode ser r?pido;
  • Quando as m?os batem em diagonal com as palmas levemente em forma de concha; o som parece mais grave e o movimento mais lento;
  • Se a m?o direita vem bater na esquerda, que permanece im?vel, ou vice-versa. Os tempos s?o mais r?pidos;
  • E ainda, dois dedos podem bater na palma da m?o.

As batidas com os p?s tamb?m podem ser divesificadas:

Com a ponta do p?, com o calcanhar, ou utilizando alternadamente a ponta e o calcanhar, com a planta do p?.

O professor deve pedir ?s crian?as que batam alternadamente, variando o ritmo; depois, batam um p? e em seguida as m?os, novamente outro p? e em seguida as m?os.

Se a crian?a n?o conseguir realizar esse movimento, o professor dever? sugerir que ela balance lateralmente o corpo, o que ir? ajud?-la.

Agora o professor poder? escolher uma m?sica para tornar a brincadeira mais agrad?vel e realizar os movimentos de bater m?os e p?s no ch?o alternadamente. Por exemplo, "Marcha Soldado": p? no 1? tempo, palmas no 2? tempo, etc.

O professor dever? pedir ?s crian?as que cantem a m?sica que desejarem, realizando esses movimentos, que poder?o ser complicados com  altern?ncias e varia??es.

Avaliação

Dever?o ser avaliados a participa??o, o comprometimento, o envolvimento e a evolu??o de cada aluno durante a aula.