Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o |
Desenvolver o equil?brio, a lateralidade, a audi??o e o ritmo dos alunos.
Esta aula ? inspirada no livro "Explorando o Universo da M?sica" de Nicole Jeandot e dever? ter in?cio com os alunos sentados no ch?o, em formato de roda.
A seguir o professor dever? fazer com os alunos exerc?cios de respira??o para que fiquem mais calmos depois da excita??o da mudan?a de posicionamento espacial.
Logo ap?s, dever?o ser distribu?das entre os alunos tampas de potes de sorvete, com os quais ter? in?cio uma brincadeira de escravos de J?, por?m cada aluno ter? uma tampa, e as mesmas dever?o circular por toda a roda. Haver? grande algazarra e muitos erros at? uma circula??o completa e satisfat?ria.
Depois dessa tentativa, o professor dever? come?ar a bater duas vezes com a tampa no ch?o, repetidamente: tap tap - tap tap
Quase que instintivamente, todos os alunos come?ar?o a bater no mesmo ritmo.
O professor dever? complicar um pouco mais as batidas: tap tap - tap tap - taaap taaap
Agora dever?o ser variadas as f?rmulas e a intensidade das batidas. At? se alcan?ar no final uma grande batucada.
Esses movimento poder?o ser realizados tamb?m com pauzinhos e latas pequenas vazias.
Com os p?s e m?os:
H? v?rias maneiras de bater palmas que ocasionam diversas sonoridades:
As batidas com os p?s tamb?m podem ser divesificadas:
Com a ponta do p?, com o calcanhar, ou utilizando alternadamente a ponta e o calcanhar, com a planta do p?.
O professor deve pedir ?s crian?as que batam alternadamente, variando o ritmo; depois, batam um p? e em seguida as m?os, novamente outro p? e em seguida as m?os.
Se a crian?a n?o conseguir realizar esse movimento, o professor dever? sugerir que ela balance lateralmente o corpo, o que ir? ajud?-la.
Agora o professor poder? escolher uma m?sica para tornar a brincadeira mais agrad?vel e realizar os movimentos de bater m?os e p?s no ch?o alternadamente. Por exemplo, "Marcha Soldado": p? no 1? tempo, palmas no 2? tempo, etc.
O professor dever? pedir ?s crian?as que cantem a m?sica que desejarem, realizando esses movimentos, que poder?o ser complicados com altern?ncias e varia??es.