Portal do Professor

Início do Conteúdo

Leitura e análise de charges

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • ler e interpretar charges, atentando para a intencionalidade específica desse gênero: fazer crítica por meio do humor;
  • conhecer alguns mecanismos linguísticos e visuais presentes nas charges;
  • criar charges a fim de realizar uma crítica por meio do humor e da linguagem verbo-visual.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • conhecer o gênero charge: composição verbo-visual em que aparece um texto opinativo, normalmente uma crítica irônica;
  • demonstrar habilidades básicas de leitura: realizar inferências e estabelecer relação entre texto e contexto.

Estratégias e recursos da aula

  • uso de charges veiculadas na internet;
  • utilização do laboratório de informática.

Aula 1 (50 m)

Atividade
O gênero discursivo a ser trabalhado nessa aula trata-se da Charge.Para motivar os alunos para a leitura de charges, o professor deverá lhes perguntar se eles gostam de textos que criticam, de forma irônica e por meio do humor, os problemas sociais.

Os alunos devem ter conhecimento de a Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.

As charges costumam ser publicadas, geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da Internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas elaboradas em linguagem flash.

Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre esse gênero, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, realizarem uma pesquisa sobre o assunto e terem acesso a charges animadas na internet.

Disponíveis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge

http://charges.uol.com.br/

http://www.animatunes.com.br/animacoes/

Aula 2 (50m)
Atividade

Em sala de aula, o professor deverá entregar algumas cópias de charges aos alunos e fazer-lhes a seguinte observação: para que o leitor se divirta com a leitura de uma charge, é preciso que ele esteja a par da situação cultural – conhecimento prévio de mundo – que a charge expõe, bem como dos recursos lingüísticos nela presentes.

A seguir, o professor deverá solicitar aos alunos que façam a leitura das charges (1, 2, 3,4,5,6,7 e 8) a eles apresentadas, respondendo às questões propostas.

CHARGE 1

http://tirocerto.homestead.com/charges.html

CHARGE 2

Charge 3

Charge 4

Charge 5

http://chargesprotestantes.blogspot.com/2008/02/violncia-domstica.html

Charge 6

http://www.palavras.blog.br/2009/06/quem-e-o-sujeito-charge.html

Charge 7

 

http://www.futuroprofessor.com.br/wp-content/uploads/2009/03/ensino-publica-charge-de-amancio.jpg

Charge 8

http://4.bp.blogspot.com/_nlpp_8vZxes/SeOYefLlNLI/AAAAAAAADKw/XREpsQrsI80/s400/charge-greveprof.jpg

Questões sobre as charges:
1. O que é uma charge e qual a sua finalidade?
2. Qual é o conhecimento prévio de mundo necessário para que o leitor se divirta com:
a. charges 1, 2.
b. charges 3 e 4.
c. charge 5.
d. charge 6.
d. charges 7 e 8.
3. Observe todas as charges (1 a 8).
a. Explique cada uma delas. O que elas criticam?
4. O humor da charge é produzido pela associação de elementos lingüísticos e de elementos visuais.
Descreva cada uma das charges, de modo a indicar os aspectos visuais bem como o(s) elemento(s) lingüístico(s) que provocam humor em cada uma delas.

AULA 2

Produção de Texto

O professor deverá solicitar aos alunos que elaborem charges. Os temas sugeridos podem ser os mesmos abordados nas charges estudadas, quais sejam: ensino público, política, violência doméstica, desarmamento e violência urbana.

Importante: Professor, você deve lembrar ao aluno que, quando o cartunista desenha/ produz uma charge, ele expõe o seu ponto de vista sobre um determinado tema.

Avaliação

A avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das atividades escritas. Em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta, qual seja: criar uma charge usando os recursos da linguagem verbo-visual para expor uma crítica pessoal sobre determinado tema, criticando-o por meio de humor.


Importante: os textos criados pelos alunos sob a orientação do professor serão expostos no mural da sala de aula ou em outro lugar apropriado.