Portal do Professor

Início do Conteúdo

Amigos do lixo: fazendo coleta seletiva na escola

Autor e Co-autor(es)

Maria Margarida Naves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os alunos poderão compreender que fazem parte da escola e que são sujeitos importantes para a conservação da mesma em condições onde seja assegurada a qualidade do ambiente. Além disso, estaremos trabalhando para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos com o ambiente.

Duração das atividades

4 (quatro) aulas de 50 (cinquenta) minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

·         Atividade 1

O professor poderá apresentar o filme “Simpsons: o filme”, depois da exibição poderá questionar com os alunos sobre o tema desenvolvido.

 undefined

O que é o lixo?

Quem são os produtores de lixo?

Quais são os destinos dados ao lixo?

 

·        Atividade 2

 

O professor poderá sondar com os alunos para saber o que conhecem sobre a situação do lixo. Além disso, poderá começar a mediar informações sobre o conceito de lixo, as classificações dadas aos diferentes tipos de lixo, os problemas que podem ser gerados pela produção exacerbada de lixo, o que nós cidadãos podemos fazer para diminuir a produção de lixo.

Para apontar as classificações dos diferentes tipos de lixo o professor poderá utilizar o link abaixo:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos

 

Para essa atividade poderá sugerir que os alunos façam a classificação do lixo dando a eles uma lista com inúmeros tipos de lixo e pedindo para que eles separem e agrupem esses diferentes tipos de lixo.

 

Lata de refrigerante

Cascas de frutas

Pilhas

Garrafa PET

Caixas de sapatos

Resto do almoço

Jornal

Caixa de sapato

Panfletos

Embalagem de bala

Garrafa de vidro

Caderno velho

Sacola rasgada

Seringa

Restos de saladas

Restos de podas de jardim

Lata de extrato

Agulhas usadas

Chiclete

Embalagem de arroz

Embalagem de televisão

Algodão usado

Embalagens de esmaltes

Copos quebrados

Vidro de ervilha

Vasilhames plásticos quebrados

Luvas hospitalares usadas

Pedaços de antena de TV

Bateria de controle remoto

Baldes quebrados

 

·        Atividade 3

Para trabalhar a questão da conscientização dos cidadãos para a questão do lixo, o professor juntamente com toda a comunidade escolar poderá desenvolver um projeto para ser realizado no pátio da escola durante o intervalo do recreio.

Os alunos serão divididos em equipes que revezarão durante os dias da semana, os alunos devem ser identificados com crachás e/ou aventais e espalhados nos diferentes pontos do pátio da escola. Como sabemos é durante o recreio que a escola sofre mais com a questão do lixo porque os alunos estão lanchando e alguns jogam embalagens, latas de refrigerante, papéis no chão então aqui entrarão as equipes que ficaram atentas para fazer a abordagem desses alunos que estão sujando o chão e dando informações sob re o lixo. Ao final das informações os alunos pedirão que a pessoa pegue o que ela jogou no chão e procure o coletor de lixo mais próximo.

Dica:

Se a escola não possui coletores para ser realizada a coleta seletiva os alunos juntamente com os professores poderão criar, permitindo com isso que o aluno se intere mais sobre a coleta seletiva.

Para isso o aluno terá que ter em mãos as cores utilizadas para identificar os coletores e seus respectivos lixos, segue listagem das cores dos coletores:

undefined

·         Atividade 4

 

Após conhecer os diferentes tipos de lixo o professor poderá trabalhar com o destino dado ao lixo, para isso poderá montar uma aula em slides ilustrando: lixões, aterros sanitário, aterro controlado, áreas alagadas, incineradores, compostagem, etc.

Para planejar essa atividade o professor poderá contar com os seguintes sites:

 

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_destinolixo.html

 

http://www.ufv.br/Pcd/Reciclar/lixo_brasil.htm

 

http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm

 

Se o professor quiser enriquecer ainda mais a sua aula poderá agendar um visita ao aterro sanitário da sua cidade. Normalmente esses aterros disponibilizam monitores para acompanhar as visitas e ir explicando todas as etapas do processo.

Além disso, o professor poderá sugerir que os alunos juntamente com seus pais façam o processo de compostagem em casa é bem simples e irá envolver a família do aluno no seu processo de construção do seu conhecimento.

Para montagem do processo de compostagem siga as dicas do site: http://www.planetaorganico.com.br/composto2.htm.

Recursos Complementares

Sugestões para trabalhar a interdisciplinaridade:

Geografia: poderá trabalhar a questão do lixo no país e no mundo.

Matemática: poderá trabalhar com números sobre a quantidade de lixo, fazer gráficos comparando a quantidade de lixo produzido no decorrer dos anos.

Português: trabalhar com interpretação de texto.

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor será responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas, além disso o poderá ser avaliado o envolvimento e compromisso dos alunos com as atividades propostas.