MARIA DE F?TIMA DOS SANTOS GALV?O
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Espa?o e forma |
? Conceituar e reconhecer figuras equivalentes;
? Construir tri?ngulos equivalentes.
? Tra?ados de retas paralelas, com o par de esquadros;
? Tra?ado de altura de tri?ngulo.
? Constru??o da mediatriz, com r?gua e compasso;
? ?rea de figuras planas.
Professor, use o tangran para introduzir o conceito de que duas figuras planas s?o ditas equivalentes quando possuem ?reas iguais. Para saber mais sobre o tangran visite a p?gina:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/artedosmosaicos/atividade6/atividade6.htm
Voc? tamb?m pode usar o recurso adicional:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10604?locale=es
Feita a introdu??o, desenhe no quadro um tri?ngulo e relembre a f?rmula da ?rea de tri?ngulos, pois como sabemos, ela ? a base para a resolu??o gr?fica de problemas de equival?ncia de figuras planas. Relacione altura do tri?ngulo com dist?ncia entre reta e ponto (lado do tri?ngulo com seu v?rtice oposto). Trace uma paralela ? base do tri?ngulo, pelo seu v?rtice oposto, e mostre que podemos obter infinitos tri?ngulos equivalentes movimentando o v?rtice do tri?ngulo pela paralela.
Utilize exerc?cios como os dispon?veis na p?gina: http://www.marciaanaf.pro.br/Equivalencia%20de%20figuras%20planas.pdf
ATIVIDADE PR?TICA:
Pe?a aos alunos que pesquisem, ou entregue a eles, uma figura que represente a planta-baixa de uma resid?ncia em formato retangular. Eles devem desenhar outra planta, distribuindo os c?modos em um outro formato de constru??o, por?m mantendo a mesma ?rea constru?da.
Avalie a aprendizagem dos alunos pelas observa??es feitas durante a aula, e pela resolu??o dos exerc?cios propostos, levando em considera??o os seguintes crit?rios:
? Se o aluno planeja a resolu??o de problemas considerando todas as respostas poss?veis;
? Se aplica os lugares geom?tricos na resolu??o de problemas m?tricos.