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Mas que doida tabuada! (Parte 01)

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

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UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

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UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Marcia Aparecida Mendes

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Maísa Gonçalves da Silva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Gislaine Saraiva

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ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Desenvolver a capacidade de compreender e interpretar um texto.

*Trabalhar/explorar o conteúdo de matemática através de um texto.

*Reproduzir histórias em formato de poesias utilizando as operações adição, subtração e multiplicação.

Duração das atividades

4 horas/aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter noções básicas de adição, subtração e multiplicação. Caso haja alunos com dificuldades, os conteúdos  podem ser trabalhados simultaneamente a partir da realização de atividades paralelas.

Estratégias e recursos da aula

A atividade pode ser trabalhada na própria sala, onde cada aluno deve estar de posse do seu texto, ou em um laboratório onde os mesmos se organizem em grupos.

A proposta de aula a seguir esta embasada no texto “Mas que doida tabuada!” da autora Silvia Orthof.

 
 


O trabalho com este texto pode ser feito apenas pelo professor de Matemática, ou em conjunto com os professores de Língua portuguesa e de Literatura.



1ª Parte:

Em um primeiro momento leia o texto como se estivesse contando uma história, de modo a prender a atenção dos alunos. Nesse primeiro momento os alunos não terão em mãos o texto, deste modo se atentarão apenas à história que esta sendo contada.

No decorrer da história, tente fazer com que a turma imagine o que ira acontecer a seguir. Fazendo um trabalho de antecipação, ou seja, faça pequenas pausas e questione os alunos sobre o que poderá acontecer a seguir, como se eles estivessem participando da história.


2ª Parte:

Entregue o texto instruindo a turma para que faça uma segunda leitura individual. Enquanto os alunos fazem essa segunda leitura, oriente-os para que anotem no caderno as palavras às quais não conhecem o significado.

Trabalhe a ortografia, peça aos alunos que procurem no dicionário as palavras às quais ele destacou, anotando no caderno os significados que mais se encaixam no texto. Verifique na sala se houve alguma palavra que foi retirada por vários alunos, de maior atenção a elas, explore sinônimos, frases com outros contextos envolvidos, de modo que a compreensão dos alunos se faça de maneira mais significativa.

A seguir oriente a turma que retire do texto os trecos os quais tem relação com a tabuada. Pergunte-os se as operações estão corretas, e explore-o de diversas formas.

Questione-os de modo a manter um diálogo sobre a relação da tabuada e a história, que a poesia trás, instigue os alunos a pensar sobre a rima feita com as operações e o jogo de palavras.
 
Finalmente peça para que os alunos argumentem sobre os trechos, discuta com eles a questão do que é “certo” e o que é “errado”, a questão do castigo e a questão do castigo ser decorar a tabuada.


“A professora escrevia
a prova, e ameaçava:
- Quem não responder direito
fica fora do recreio,
decorando tabuada!”

“Viriato leva a cola,
num papel amassadinho,
no escondido do dente.
Que ratinho saliente!”

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação da atividade ocorrerá durante todo o processo de exploração do texto, o professor deve ficar atento a participação na leitura, participação na discussão em dupla, bem como o comportamento e na realização das atividades de interpretação do texto.