Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.

Autor e Co-autor(es)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano;
Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde;
Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos;

Interagir com outras disciplinas para a compreensão do tema;
Realizar o trabalho de grupo contribuindo com os colegas na avaliação sobre saúde.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer, minimamente, conceitos como moradia, lazer, boa alimentação, renda familiar e saneamento básico. Lembrando que esses temas já devem ter sido apresentados, mesmo que de forma superficial, em aulas de história, geografia e ciências no ensino fundamental final ( 6º ao 9º anos). Esta aula está indicada para o Ensino Médio.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula deverá ser ministrada na sala de aula onde será possível fazer o levantamento de alguns temas relacionados à saúde e, discriminá-los no quadro ou lousa acerca do seguinte tema: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.

Sugiro também que o professor busque um diálogo junto aos colegas de sociologia, geografia e biologia, afim de, entrelaçar o tema da aula e, fazer com que os alunos realizem associações para a compreensão do debate.

Atividade I- Apresentação e debate

Iniciaremos esse debate perguntando aos alunos que elees construam uma definição sobre de SAÚDE. Pergunte aos alunos e vá anotando no quadro todas as definições propostas por eles. Certamente, muitas definições estarão relacionadas à: ausência de doenças; bem estar; boa alimentação, etc.
Sabemos que essas definições não estão erradas, mas vamos apresentar a definição de saúde adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1946:
“A Saúde era um estado de completo bem-estar físico, mental e
Social, e não, a ausência de doença ou enfermidade.”
Construindo o nosso debate estimule os seus alunos a ampliarem essa definição, a desenvolverem um pensamento em relação à saúde que abranja outras áreas da vida.
No caso apresentado acima, a respeito da definição de saúde pela OMS lembre-os que a definição data do ano de 1946, portanto, deveríamos ampliar o sentido dessa definição, por exemplo:
“Saúde se identifica com uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados para um estado de completo bem estar físico, mental e social” (Who, 1978).

Neste momento é importante exolorar junto aos alunos o siginficado desta "multiplicidade de aspectos do comportamento humano", que está relacionada com pólos positivos e negativos, que seriam:
Pólos positivos:Meio ambiente;
Sociais: saneamento básico, moradia, renda familiar, transporte;
Estilo de vida; alimentação, atividade física, estresse emocional, lazer, etc;
Fatores biológicos.

Pólo negativo:
Doenças: que são indicadores de eventuais desequilíbrios entre o homem, seu estilo de vida e meio ambiente.

Portanto, para se atingir o completo bem estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos populacionais devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente (Ministério da Saúde, 1996)
Professor, proponho que faça uma discussão sobre os critérios acima estabelecidos para definição de saúde e qualidade de vida, apresentando e definindo em conjunto com os alunos todos esse pólos.

 

Atividade II - APós essa 1ª parte estimule a turma a organizar uma definição sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA com aquilo que foi debatido até o momento.

ATIVIDADE III - Apresente o quadro abaixo para a continuação do debate e, busque nos seus alunos os conhecimentos relacionados a outras disciplinas que se relacionam com o tema. Observe aos alunos que qualidade de vida não está relacionada apenas a ausência de doenças e a prática de alguma atividade física.

Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/rbme/v15n3/a02fig01.gif


Atividade IV - Construindo avaliações sobre saúde:

Após a apresentação teórica e debate o professor deverá propor uma tarefa para os alunos:
Divida a turma em 5/6 grupos e proponha que eles façam uma tabela identificando todos os critérios acima estabelecidos para definição de saúde e que estipulem pontuações;
Peça aos alunos que estabeleçam nos critérios que foram debatidos em relação à saúde, uma pontuação para que eles próprios avaliem a qualidade de saúde do grupo.Neste momento, cada aluno do grupo deverá projetar uma pontuação para avaliar a sua qualidade de vida e , discutir com os demais colegas as condições que estabelecem essa projeção.
Além de pontuar os critérios estimule-os a explicar o por quê daquela pontuação numa pequena argumentação ao lado.
Sugiro alguns critérios para avaliação:

Critérios para avaliar saúde

Critérios para avaliar saúde

Pontos

Avaliação sobre saúde
Critérios para avaliação de SAÚDE                        Pontos               Argumentações Básicas
Meio Ambiente
Saneamento Básico
Moradia
Renda Familiar
Transporte
Educação
Alimentação
Atividade Física

 

Dica : Caro Professor, nesta atividade , caso surjam outros elementos que os alunos queiram inserir na tabela para pontuação acrescente e coloque o ponto em discussão.

Fonte: http://www.proesq.institucional.ws/Portals/1/imagem%20pro%20saude.jpg

Finalize a aula perguntando aos alunos sobre dúvidas em relação ao tema e, propondo que eles façam alguns questionamentos aos professores de outras disciplinas sobre  a questão de saúde e qualidade de vida.

Recursos Complementares

Consulte o livro:
PITANGA; Francisco José Gondim. Epidemiologia da Atividade Física, Exercício e Saúde. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2ª edição, 2004.´

Visite o seguinte site:

http://www.efdeportes.com/efd52/saude.htm

http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232000000100014&script=sci_arttext

Avaliação

O processo avaliativo desta aula será através da montagem da tabela com os critérios apresentados que definem saúde.

Peça aos alunos que entrevistem 5 pessoas da sua comunidade escolar e que façam essa avaliação.

Na próxima aula eles devem trazer essa investigação e debater sobre os resultados encontrados.
Ao final da aula cada aluno deverá apresentar por escrito o que entendeu por definição de saúde e qualidade de vida.