BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Miriam Maria Roberto Marmol T?nia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
- Identificar finalidade de textos de diferentes g?neros e suportes;
- Desenvolver a capacidade de localizar informa??es;
- Desenvolver a capacidade de reconhecimento de usos e fun??es sociais de um determinado g?nero (no caso da presente aula, trabalharemos o g?nero ?manual de instru??o?).
Voc?, professor(a), poder? conversar primeiramente com os alunos sobre o que eles sabem sobre o g?nero ?manual de instru??o?, onde encontram, para que serve, qual a fun??o social. Se poss?vel, pe?a que eles tragam de casa algum manual de instru??o para expor na sala.
- Textos (manuais de instru??o) para circula??o entre os alunos, para que tomem conhecimento do g?nero que ir? ser explorado.
- Xerox do manual de instru??o de como fazer um palhacinho, para desenvolver na pr?tica o g?nero manual de instru??o;
- Materiais recicl?veis: um rolo de papel higi?nico (sem papel); um copo de iogurte (vazio); retalhos de pano; um bot?o; tinta guache; pincel; uma toalha lisa; canetinhas; tesoura; cola quente e cola branca.
Para desenvolver esta proposta voc?, professor, poder? dividir as atividades em 2 aulas. S?o aulas de car?ter coletivo, que proporcionam v?rias discuss?es com a turma.
Primeira aula:
- Converse com seus alunos a respeito do g?nero ?manual de instru??o?. Procure levantar hip?teses sobre o assunto, verificar conhecimentos pr?vios dos alunos.
Dica: Apresente alguns exemplos, como manuais de brinquedos, por exemplo, pois estes podem ser mais pr?ximos da realidade infantil.
Explore com os alunos bastante os termos que aparecem nos manuais, apresente para que servem os manuais e como l?-los. Solicite que, se poss?vel, as crian?as olhem em casa com os pais quais manuais de instru??o eles t?m para expor na aula seguinte.
Segunda aula:
- Ap?s ter explorado o g?nero manual de instru??o com os alunos; num primeiro momento, voc?, professor(a), poder? averiguar quem trouxe o texto solicitado. Caso tenham trazido, expor em um mural na sala de aula e socializar para os alunos quais manuais est?o no mural. Se os alunos j? dominarem a leitura pedir que alguns leiam seus manuais e expliquem para a turma.
Num segundo momento, os alunos ir?o ?colocar a m?o na massa? e construir um palha?o a partir de um manual de instru??o, mediado pelo professor.
Voc? professor (a), ir? distribuir os materiais para cada aluno e pedir que leiam o manual de instru??o e que realizem passo a passo cada a??o indicada. Caso n?o saibam ler, voc? poder? explorar as ilustra??es, perguntando como eles acham que faremos para construir o palha?o. Posteriormente fa?a a leitura e depois iniciem o trabalho de confec??o.
Logo, abaixo segue uma sugest?o de manual:
Fonte: http://www.artereciclada.com.br/cutenews/data/upimages/reciclagem_divertida
Esta atividade procura introduzir uma das capacidades de leitura/compreens?o de textos, de um g?nero de circula??o social, neste caso, o g?nero manual de instru??o. Voc? professor(a) poder? avaliar o aluno durante as aulas, em seu desempenho no entendimento de tal texto, atrav?s das discuss?es e da atividade proposta de fazer um palha?o. Esta atividade al?m de ter seus objetivos tra?ados, o de fazer com que as crian?as identifiquem diferentes g?neros e suas finalidades, possibilita ensinar atrav?s da arte, de forma l?dica.