Portal do Professor

Início do Conteúdo

VÉU DE RENDA SEM FIM: A ESPERA DE PENÉLOPE

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ter contato com a literatura universal.
  • Identificar as características dos textos narrativos.
  • Produzir textos.
  • Participar de jogos simbólicos.

Duração das atividades

1 aula de 30 minutos cada atividade

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Narrativas da Odisséia.
  • Brincadeiras simbólicas.

Estratégias e recursos da aula

Conhecendo as obras de Hardy Guedes

O professor deverá levar para a sala de aula vários livros de autores que escrevem versões da mitologia grega para o público infantil. Sugerimos as obras do escritor Hardy Guedes.

undefined

Segue uma pequena biografia do autor.

Hardy Guedes é um autor nascido em Niterói – RJ. Morou em Natal por volta de 2001, numa pequena biografia na capa de um dos seus livros relata que aprendeu a gostar de Mitologia Grega lendo Monteiro Lobato, quando ainda era bem pequeno. Este escritou realizou um trabalho de contação de histórias para as crianças do NEI-CAp/UFRN.

para cada leitura das obras o professor propõe:

  • Produção de texto coletivo;
  • Desenhos dos personagens e acontecimentos significativos para o grupo/criança;
  • Lista com o nome dos personagens;
  • Reescrita da história individual.

Recursos Complementares

Para maiores informações sobre Hardy Guedes recorra ao site:http://muraldosescritores.ning.com/profile/HardyGuedesAlcoforadoFilho

Avaliação

  • Ter contato com a literatura universal.
  • Identificar as características dos textos narrativos.
  • Produzir textos.
  • Participar de jogos simbólicos.
  • Nomear os personagens e acontecimento que marcaram as aventuras de Ulisses.