Portal do Professor

Início do Conteúdo

Rumos da poesia e da prosa modernas no Brasil (geração pós-1945)

Autor e Co-autor(es)

JORGE HENRIQUE VIEIRA SANTOS imagem do usuário

NOSSA SENHORA DA GLORIA - SE COLEGIO ESTADUAL MANOEL MESSIAS FEITOSA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pretende-se ampliar as discussões a respeito das inovações artísticas propostas pelos modernistas e levar o aluno a compreender que contexto histórico propiciou o universalismo temático na prosa e o retorno ao rigor formal na poesia da época, reconhecer como esses aspectos se realizaram na Literatura e analisar quais foram os autores e as obras mais expressivas do período.

Duração das atividades

Para a consecução dos objetivos propostos deverão ser utilizadas seis aulas, considerando-se que são duas aulas semanais, serão necessárias três semanas. Duas aulas para ver e discutir os vídeos propostos. Quatro aulas para a pesquisa direcionada na web e para a realização das atividades propostas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1 - Noções básicas de editor de texto (word); 2 - Noções básicas de editor de slides (PowerPoint); 3 - Discussões prévias acerca das obras literárias da 1ª e da 2ª gerações moderistas;

Estratégias e recursos da aula

Para alcançar nosso intento, assistiremos, num primeiro momento, aos filmes:
 

1.Guimarães rosa: o mágico do reino das palavras (mestres da literatura), disponível em Domínio Público;
2.Quatro vezes quatro: João Cabral de Melo Neto (mestres da literatura), disponível em Domínio Público.
 

Esse intento insere-se na proposta formulada por MORAN de utilização do vídeo como elemento de sensibilização, a fim de despertar interesse do aluno para o estudo do tema em questão, uma vez que os filmes propostos evidenciam aspectos biográficos e de estilo desses autores, que se inserem na proposta modernista, objetivo de nosso estudo.


Num segundo momento, com vistas a integrar o uso das mídias disponíveis na escola numa prática pedagógica que possibilite a construção do conhecimento pelo aluno, pretendemos utilizar uma webquest longa, segundo definição de DODGE, desenvolvida para esta finalidade, que possa proporcionar ao aluno um processo de aprendizagem atraente, motivando-o a pesquisar, ler, interagir com seus colegas e criar um novo produto, a partir do material pesquisado e dos conhecimentos construídos.
 

O aluno visitará então a BLOGQUEST , a fim de realizar esta pesquisa direcionada online.

É nosso intuito que os produtos resultantes da atividade na web sejam publicados no próprio Blog, de forma que outros alunos de outras partes também tenham acesso ao que foi produzido. Pretende-se também que tais produtos demandem a utilização de editores de texto e software de construção de slides.

A assistência aos filmes, no primeiro momento, deverá motivar a realização de debates orientados, nos quais o aluno aprofundará os conceitos da proposta modernista, estudados por ocasião da 1ª e da 2ª Gerações. A discussão deverá conduzir a questionamentos quanto à temática da prosa da 3ª geração e quanto à forma da maior parte dos poemas de época, que recorrem ao rigor formal, recurso largamente combatido pelos primeiros modernos. A discussão será complementada pela leitura de textos de autores da 2ª e da 3ª geração, a fim de cotejá-los e perceber-lhes semelhanças e diferenças. Também serão abordados nos debates aspectos da prosa desencadeados pelos filmes assistidos.
 

Pela pesquisa realizada na webquest proposta, os alunos deverão entrar em contato com a biografia dos autores e suas obras, pesquisarão aspectos que os aproximam e deverão identificar outros que os possam distanciar. A pesquisa deverá estimular a criação de produtos, tais como, apresentações de slides e textos reflexivos de forma a evidenciar os aspectos da arte moderna.
 

Finalmente, os alunos serão convidados a enviar seus trabalhos para publicação na web. Será discutida a forma de publicação, definida pelos próprios alunos, bem como a forma de avaliação de seus trabalhos, de meneira que possam se tornar senhores absolutos de seu próprio processo de construção da aprendizagem.

Recursos Complementares

TV e Vídeo; Internet.

Avaliação

Os próprios alunos deverão definir a forma de avaliação à qual serão submetidos. De antemão, será sugerido pelo professor alguns critérios que eles deverão levar em conta, tais como a criatividade na elaboração dos slides e a coesão e coerência na elaboração dos textos propostos.