Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um dia daqueles II

Autor e Co-autor(es)

Ana Letícia Lima Guedes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir a história sobre um dia “daqueles”.
- Relacionar as expressões dos animais nas fotos, às frases lidas a cada página.

Duração das atividades

1 aula de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar com o grupo sobre o significado das expressões fisionômicas em diferentes momentos. As imagens usadas em desenhos para representar feições de alegria, tristeza, aborrecimento e surpresa, por exemplo.
O professor poderá trazer para sala fotos de pessoas e conversar com o grupo sobre que sentimentos são passados por cada uma.

Estratégias e recursos da aula

                   

- livro: Um dia “daqueles” para crianças - Greive, Bradley Trevor – Tradução: Jorgensen, Pedro. Sextante Infantil, 2008.


Ler o livro: Um dia “daqueles” para crianças, para a turma.

Sinopse:

O livro traz uma série de fotos de animais com frases, fazendo alusão à expressão: um dia “daqueles.”
O autor revela dificuldades que se pode ter que lidar, no dia a dia, por falta de sorte. Na metade do livro, de uma postura pessimista, ele dá a reviravolta por cima, passando a mostrar o lado bom da vida.

Comentar com a turma sobre o que perceberam durante a leitura, destacando as expressões fisionômicas e trejeitos dos animais, a cada momento fotografado pelo autor.
Identificar o entendimento do autor para a expressão um dia daqueles, como um dia difícil, complicado.
Conduzir a turma à conclusão da grande virada do livro, quando o autor propõe uma abordagem mais otimista de encarar a vida, transformando um dia “daqueles” em um dia incrível. 

undefined 

http://www.bestshoptv.com/um-dia-daqueles-para-crianças.html

Recursos Complementares

O professor poderá enviar como tarefa de casa uma entrevista em que o aluno faça com alguém da família ou amigo, perguntando o que entendem sobre um dia daqueles e se já tiveram um momento como este na vida. O aluno deverá registrar as respostas do entrevistado e trazer, no dia seguinte, para turma.
Então, o professor poderia realizar uma roda para a apresentação das entrevistas realizadas pelos alunos.

Avaliação

O professor deverá acompanhar a escuta e a compreensão dos alunos sobre o assunto, via participação na conversa sobre a temática do livro.