Portal do Professor

Início do Conteúdo

UMA LEITURA ROMÂNTICA DO CICLO DA AGUA

Autor e Co-autor(es)

Dilene Dutra Paulon imagem do usuário

DOURADOS - MS EM FREI EUCARIO SCHMITT

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer o ciclo da água
• Conhecer os estados da água
• Interpretação do vídeo
• Realizar auto avaliação

Duração das atividades

Aproximadamente três aulas de 2 horas cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Na primeira aula o aluno assistirá o vídeo o criação do mundo em um copo e agua

 http://www.youtube.com/watch?v=ORZA-lv9fpg

 o professor iniciará com indagação a cerca do que os alunos acharam , o que mais se interessaram , e então a anotará num cartaz para futura reflexão e auto avaliação ás ponderações dos alunos . Este cartaz deverá ser recolhido pelo professor e guardado

Estratégias e recursos da aula

Na segunda aula o professor falará sobre o ciclo da água , como contínua circulação da água na natureza constitui o chamado ciclo da água, que se relaciona ao conjunto das mudanças de lugar e de estado físico da água ao longo do tempo. Considerando-se todo o planeta, descrevemos resumidamente as etapas desse ciclo
Na sala de tecnologia os alunos visualizarão o vídeo: utilizando o fone de ouvido

 http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

 um vídeo claro e preciso do tema abordado.

Recursos Complementares

 data show, cartaz e pincel atomico

Avaliação

No final os alunos retornarão ao data show revendo novamente o vídeo “ A CRIAÇÃO DO MUNDO EM UM COPO DE AGUA”
http://www.youtube.com/watch?v=ORZA-lv9fpg

 visualizado no início do projeto e então o professor anotará na lousa as ponderações,
Logo após o professor retoma o cartaz feito no inicio da atividade e fará as comparações da leitura do vídeo feito antes e depois.
Os próprio alunos farão a avaliação das atividades através da visualização do vídeo, Antes e depois de assimilarem o conteúdo.