Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogue o peso pra longe!!! (atletismo: arremesso de peso).

Autor e Co-autor(es)

Cristiane Oliveira Pisani Martini imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de arremessos os alunos poder?o: confeccionar o pr?prio material para as aulas; conhecer e experimentar essa modalidade esportiva, geralmente pouco trabalhada na Educa??o F?sica escolar; aprender a medir as dist?ncias alcan?adas pelos arremessos; perceber a rela??o entre a for?a aplicada na pelota e dist?ncia; vivenciar diferentes formas de arremessar as pelotas, percebendo facilidades e dificuldades de cada uma; aprender a elaborar as pr?prias regras de um jogo e de avalia??o desse jogo.

Duração das atividades

2 aulas de 50 min. /total: 100min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h?.

Estratégias e recursos da aula

Espa?os: Espa?o aberto e amplo (quadra, p?tio, etc).

Materiais: Material para fazer as bolas/pesos: meias velhas ou bolas de t?nis ou bolas velhas, areia, fitas de cetim, fita adesiva, cola.

Algumas dicas: Caso a sua escola tenha bolas velhas, furadas, que n?o mais s?o utilizadas em aulas, recicle o material utilizando-o para fazer, por exemplo, essas bolas para a pr?tica do arremesso de peso em atletismo.

Atividade 1. Fazendo nosso material (40?).

Os pesos oficiais para a pr?tica dos arremessos costumam ser caros e n?o muito comuns nas nossas listas de materiais para as aulas de Educa??o F?sica. Uma id?ia que proponho ? a de construirmos nosso pr?prio material. ? educativo, divertido e pode-se aproveitar o material em outras aulas, d?-los ?s crian?as para brincarem em outros espa?os, etc. Para isso, precisaremos de um desses tipos de bolas da figura ou quaisquer outras dispon?veis, cheias de areia at? o peso de 150g a 250g.

fonte: Caderno pedag?gico 1 ? Esporte na Escola em Tempo Integral ? SEEJ e SEE/MG (2008?)


Atividade 2. Pelota com medidor.(20?).

Com as bolas/pelotas em m?os, que foram confeccionadas na atividade anterior, cole (ou prenda com fita adesiva) uma fita de tecido de mais ou menos 3m, da forma como mostra a figura:

fonte: Caderno pedag?gico 1 ? Esporte na Escola em Tempo Integral ? SEEJ e SEE/MG (2008?)

Prontas as pelotas com fitas, marque o local de lan?amento e, num primeiro momento, deixe que as crian?as lancem as pelotas e ensine-as como medir a dist?ncia. A dist?ncia deve ser medida observando a pelota no ch?o, no local onde caiu e esticando as fitas em dire??o ? marca do local de lan?amentos. O tanto de fita que se esticar e ficar dentro da ?rea de lan?amento corresponder? ? dist?ncia atingida pelo arremesso.
Uma outra sugest?o interessante e mais f?cil para os alunos ? marcar as fitas, como a marca??o de uma fita m?trica ou r?gua, pelo menos de 5 em 5 cm, para que as pr?prias crian?as possam medir a dist?ncia alcan?ada.

Atividade 3. Arremesso de pesos.(30?)

Nessa atividade, os professores devem ensinar aos alunos as formas de arremesso de pelota/peso, com diferentes t?cnicas, sem muito rigor na execu??o dos movimentos pelas crian?as. O objetivo aqui ? fazer com que elas experimentem e conhe?am as maneiras de arremessar sem a necessidade de alcan?arem o gesto t?cnico perfeito.
Os professores podem fragmentar as fases do arremesso, fazendo lentamente com as crian?as, demonstrando, passando v?deos, mostrando fotos das fases, etc.
Quando as crian?as estiverem seguras dos seus arremessos, proponha um pequeno campeonato, dividindo os grupos para que formem equipes equilibradas em rela??o ? for?a dos alunos. Combine as regras e deixe-as claras para todos.

Atividade 4. Avalia??o.(10?)

Recursos Complementares

Avaliação

Pode-se avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. ? interessante que o professor sempre re?na os alunos em roda para que todos vejam uns aos outros. ? importante conversar sobre as impress?es da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar com grupos diferentes em cada atividade, em organizar as equipes e as corridas, em delimitar os espa?os para as corridas, em entendimento dos combinados da aula e de cada ?prova? do atletismo das quais participamos nesta aula.
Tamb?m ? essencial conversar sobre as possibilidades que as aulas de Educa??o F?sica oferecem de viv?ncia da pr?tica distinta da do treinamento de alto n?vel. Portanto, os alunos que se dizem mais aptos para correr, mais velozes, por exemplo, podem ter dificuldades em manter a corrida por mais tempo. Por outro lado, um aluno que ? menos veloz para corridas curtas pode ter ais resist?ncia para maiores dist?ncias. O registro do aprendizado pode ser feito pelo pr?prio professor a partir dos relatos dos alunos.