Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Nessa aula de arremessos os alunos poder?o: confeccionar o pr?prio material para as aulas; conhecer e experimentar essa modalidade esportiva, geralmente pouco trabalhada na Educa??o F?sica escolar; aprender a medir as dist?ncias alcan?adas pelos arremessos; perceber a rela??o entre a for?a aplicada na pelota e dist?ncia; vivenciar diferentes formas de arremessar as pelotas, percebendo facilidades e dificuldades de cada uma; aprender a elaborar as pr?prias regras de um jogo e de avalia??o desse jogo.
Espa?os: Espa?o aberto e amplo (quadra, p?tio, etc).
Materiais: Material para fazer as bolas/pesos: meias velhas ou bolas de t?nis ou bolas velhas, areia, fitas de cetim, fita adesiva, cola.
Algumas dicas: Caso a sua escola tenha bolas velhas, furadas, que n?o mais s?o utilizadas em aulas, recicle o material utilizando-o para fazer, por exemplo, essas bolas para a pr?tica do arremesso de peso em atletismo.
Os pesos oficiais para a pr?tica dos arremessos costumam ser caros e n?o muito comuns nas nossas listas de materiais para as aulas de Educa??o F?sica. Uma id?ia que proponho ? a de construirmos nosso pr?prio material. ? educativo, divertido e pode-se aproveitar o material em outras aulas, d?-los ?s crian?as para brincarem em outros espa?os, etc. Para isso, precisaremos de um desses tipos de bolas da figura ou quaisquer outras dispon?veis, cheias de areia at? o peso de 150g a 250g.
fonte: Caderno pedag?gico 1 ? Esporte na Escola em Tempo Integral ? SEEJ e SEE/MG (2008?)
Com as bolas/pelotas em m?os, que foram confeccionadas na atividade anterior, cole (ou prenda com fita adesiva) uma fita de tecido de mais ou menos 3m, da forma como mostra a figura:
fonte: Caderno pedag?gico 1 ? Esporte na Escola em Tempo Integral ? SEEJ e SEE/MG (2008?)
Prontas as pelotas com fitas, marque o local de lan?amento e, num primeiro momento, deixe que as crian?as lancem as pelotas e ensine-as como medir a dist?ncia. A dist?ncia deve ser medida observando a pelota no ch?o, no local onde caiu e esticando as fitas em dire??o ? marca do local de lan?amentos. O tanto de fita que se esticar e ficar dentro da ?rea de lan?amento corresponder? ? dist?ncia atingida pelo arremesso.
Uma outra sugest?o interessante e mais f?cil para os alunos ? marcar as fitas, como a marca??o de uma fita m?trica ou r?gua, pelo menos de 5 em 5 cm, para que as pr?prias crian?as possam medir a dist?ncia alcan?ada.
Nessa atividade, os professores devem ensinar aos alunos as formas de arremesso de pelota/peso, com diferentes t?cnicas, sem muito rigor na execu??o dos movimentos pelas crian?as. O objetivo aqui ? fazer com que elas experimentem e conhe?am as maneiras de arremessar sem a necessidade de alcan?arem o gesto t?cnico perfeito.
Os professores podem fragmentar as fases do arremesso, fazendo lentamente com as crian?as, demonstrando, passando v?deos, mostrando fotos das fases, etc.
Quando as crian?as estiverem seguras dos seus arremessos, proponha um pequeno campeonato, dividindo os grupos para que formem equipes equilibradas em rela??o ? for?a dos alunos. Combine as regras e deixe-as claras para todos.
V?deos de refer?ncia para o professor:
http://www.youtube.com/watch?v=elGUHjLFrQ4&feature=quicklist
http://www.youtube.com/watch?v=fQxw-5bIdLA&feature=quicklist
Pode-se avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. ? interessante que o professor sempre re?na os alunos em roda para que todos vejam uns aos outros. ? importante conversar sobre as impress?es da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar com grupos diferentes em cada atividade, em organizar as equipes e as corridas, em delimitar os espa?os para as corridas, em entendimento dos combinados da aula e de cada ?prova? do atletismo das quais participamos nesta aula.
Tamb?m ? essencial conversar sobre as possibilidades que as aulas de Educa??o F?sica oferecem de viv?ncia da pr?tica distinta da do treinamento de alto n?vel. Portanto, os alunos que se dizem mais aptos para correr, mais velozes, por exemplo, podem ter dificuldades em manter a corrida por mais tempo. Por outro lado, um aluno que ? menos veloz para corridas curtas pode ter ais resist?ncia para maiores dist?ncias. O registro do aprendizado pode ser feito pelo pr?prio professor a partir dos relatos dos alunos.