Portal do Professor

Início do Conteúdo

O bolo das frações

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Regina Loureiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da atividade o aluno deverá saber identificar frações maiores que o inteiro e representá-las graficamente. Estando preparado, também, para distinguir uma fração própria de uma imprópria.

Duração das atividades

1 aula de 100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- frações menores que o inteiro

- representação gráfica e numérica das frações

Estratégias e recursos da aula

A turma deverá ser dividida em 3 grandes grupos. Cada grupo irá confeccionar um bolo de cenoura, ( servir de lanche após a atividade) que será colocado em tabuleiros do mesmo tamanho. Quando o bolo estiver pronto, cada grupo deverá dividir o bolo em nove partes iguais. Os bolos deverão ser colocados em uma mesa grande, um ao lado do outro.

O professor coloca dentro de uma caixa algumas cartelas de frações próprias e  impróprias com o denominador 9.

Após a organização dos bolos, um aluno de cada grupo sorteará (de dentro da caixa) uma fração que deverá ser retirada do bolo, como resposta ao trabalho.

Exemplo: O primeiro aluno retirou da caixa a cartela com a fração 11/9.   Os grupos deverão  poderão ser auxiliados no desenvolvimento do raciocínio para que percebam que será

               necessário pegar um bolo inteiro e mais duas partes do outro bolo.

              O segundo aluno sorteia a fração 5/9. A turma perceberá que só precisará utilizar um bolo para retirar a parte correspondente à fração.

              Um outro aluno sorteia a fração 9/9 e identifica que é correspondente ao bolo inteiro.

             Para que possam exercitar bastante esse conceito, outras frações deverão ser sorteadas pelos alunos.  Assim estarão desenvolvendo o conceito de fração própria e imprópria. O professor poderá mostrar a escrita dos números mistos também.

A atividade lúdica é muito eficaz na compreensão e envolvimento da turma.

Recursos Complementares

- O professor poderá levar os 3 bolos em cartolina, se houver dificuldade para realizar a atividade.

- A atividade também poderá ser feita com 3 barras de chocolate ou 3 pizzas.

http://www.youtube.com/watch?v=p97XVWJ1W7Q

Avaliação

A avaliação será feita a partir da participação dos alunos nao decorrer das atividades e com fichas de exercícios que contemplem a relação entre a representação gráfica e a fração referente ao gráfico, abrangendo os vários denominadores.