Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Nessa aula de handebol, temos como objetivos proporcionar momentos de atividades que permitam aos alunos: conhecer e experimentar esta modalidade esportiva; vivenciar situa??es de jogo livre; aprender a lan?ar e receber a bola com ambas as m?os; jogar desenhando diferentes trajet?rias no ar, variando a for?a, a velocidade e a dist?ncia de lan?amento e recebimento das bolas; experimentar brincadeiras que re?nam corridas, lan?amentos e recep??o das bolas; organizar diferentes parcerias e grupos entre os colegas para a realiza??o das atividades.
Espa?os: Espa?o amplo: quadra ou p?tio que possa ser marcado no ch?o (com giz, cordas, etc.)
Materiais: Bolas que quiquem no ch?o e bolas de handebol.
Algumas dicas: Os tempos das atividades s?o sugest?es, que n?o devem ser seguidos rigorosamente pelos professores; tentem perceber o envolvimento e a motiva??o de cada turma e troquem, sempre que preciso, de atividades ou modifique-as quanto ?s formas, quanto ao tempo de dura??o, das maneiras que julgarem mais adequadas a cada grupo de alunos.
De acordo com a quantidade de bolas dispon?veis para as aulas, divida os alunos de maneira que fique o menor n? de alunos por bola. Nesse momento deixe que os alunos experimentem jogar as bolas uns para os outros livremente. Se houver v?rios modelos de bolas, instrua para que troquem entre eles experimentando pesos diferentes de bolas, texturas, tamanhos, etc. Depois, pe?a que brinquem variando as dist?ncias em rela??o aos colegas. Tamb?m ? interessante fazer trocas entre os pares/trios/grupos de crian?as para estimular a forma??o de novos grupos.
Agora que as crian?as j? experimentaram a brincadeira livre, os professores devem direcionar os movimentos, formas de lan?ar e receber, etc. Algumas sugest?es:
- Lan?ar e receber com as duas m?os.
- Lan?ar com uma das m?os, mas experimentando variar entre os lados.
- Lan?ar variando a dire??o: para os lados, para frente, em diagonal.
- Lan?ar variando a trajet?ria da bola: em linha reta, em par?bola, etc.
- Lan?ar na altura da cabe?a, do peito do colega percebendo se h? diferen?a na forma de recep??o.
- Receber sempre com as duas m?os, comunicando ao colega qual lan?amento foi mais f?cil de pegar, qual foi mais dif?cil, etc.
Agora, o objetivo ? acelerar a bola fazendo um passa r?pido divertido, pedindo para que as crian?as lancem sempre com uma das m?os e recebam com duas. Divida a turma em quartetos e disponibilize uma bola para cada grupo. D? um n?mero para cada aluno de 1 a 4, ou d? nomes de frutas, ou de animais ? como a criatividade mandar ? e pe?a para que as crian?as se coloquem em quadrado.
Por exemplo, se o professor der os nomes de ?macaco?, ?cachorro?, ?pato? e ?peixe?, as crian?as guardam esses nomes e, ao sinal do professor, elas devem trocar a bola enviando para o animal indicado. Cada vez mais r?pidos os comandos devem ser, mas ningu?m pode deixar cair a bola!
O objetivo da atividade de agora ? organizar duas equipes entre os alunos, combinar as regras jogo (que n?o precisam ser iguais ?s do esporte convencional), mas deixar que os alunos joguem livremente de acordo com as pr?prias regras, fazendo interven??es quando necess?rio. Estimule-os tamb?m a n?o ficar muito tempo com a posse de bola para que troquem o maior n? de vezes poss?vel antes de chegar ao gol. Uma estrat?gia que pode ser utilizada ? pedir para que fiquem apenas 3 seg. com a posse de bola ou que troquem entre os colegas, pelo menos, 4 vezes antes de chegar ao gol, entre outras.
Algumas dicas: Os tempos das atividades s?o sugest?es, que n?o devem ser seguidos rigorosamente pelos professores; t entem perceber o envolvimento e a motiva??o de cada turma e troquem, sempre que preciso, de atividades ou modifique-as quanto ?s formas, quanto ao tempo de dura??o, das maneiras que julgarem mais adequadas a cada grupo de alunos.
O professor deve avaliar a participa??o dos alunos nas atividades, o envolvimento e a intera??o com os colegas durante toda a aula. Conversas com os alunos s?o sempre importantes e mostram o interesse das crian?as pelo tema escolhido, al?m de indicar novas possibilidades para aulas posteriores. O professor deve pensar em quest?es como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais s?o as estrat?gias pedag?gicas que necessitam de ajustes? Como foi a participa??o da turma em diferentes momentos da aula? Que dificuldades tiveram para interagir com a bola? A turma conseguiu entender o funcionamento do jogo? Tiveram facilidade para elaborar e combinar as pr?prias regras? Entre outras.